quinta-feira, 30 de abril de 2015

O LIVRO DOS ESPÍRITOS. CAPÍTULO VI. VIDA ESPÍRITA.
COMEMORAÇÕES DOS MORTOS-FUNERAIS.

Os Espíritos são sensíveis a saudades dos que amavam aqui no nosso planeta Terra. Esta saudades lhes aumentam a felicidade se são felizes, e se são infelizes serve-lhes de alívio.
No dia da comemoração dos mortos em nossa Terra, eles atendem os chamados do pensamentos daqueles que não orar por eles no cemitério, como em todos os dias.
Este dia eles reúnem-se em maior número, porque é maior o número daqueles que os chamam, mas sim com relação aos seus amigos, e não pela indiferença de alguns.
A forma que eles comparecem, e como poderiam serem vistos por alguns tornando-se visíveis, seria pela qual eram conhecidos aqui no nosso planeta.
Geralmente os que não são visitados neste dia por ninguém, comparecem apesar disso. Mais não se importam com assuntos daqui, porque somente pelo coração se prendem a ele, e tem todo o universo pela frente.
Ao visitarmos a um túmulo de pessoas conhecidas, vem a ser uma maneira de manifestarmos que pensamos naquele Espírito ausente. Mais se fizermos uma prece para o Espírito fora deste, acaba santificando o ato de lembrar dele desde que seja com o coração, pouco importando o lugar onde se fizer.
Quando os Espíritos são homenageados com estatuas e outros, muitos deles as assistem quando podem, mas não são sensíveis às honras que lhes tributam.
Se o Espírito tiver desejo de ser enterrado em um lugar especial, isto pode significar sinal de inferioridade moral. Isto porque para o Espírito elevado, nada vem a representar um pedaço de Terra mais do que o outro. Pois sabe ele que estará reunido com seus entes queridos, mesmo que seus ossos estejam separados.
 A reunião dos despojos mortais de todos os membros de uma família num só lugar, não deve ser considerado como futilidade, pois vem a ser um costume e um testemunho de simpatia pelos entes amados. Para o ser humano é útil, pois suas recordações se concentram melhor, mesmo que para os Espíritos pode até pouco representar.
Quando a alma volta à vida Espiritual, no primeiro momento da morte, se eles estiverem num grau da perfeição, não tem mais validade terrestre as honras que lhes foram prestadas. Porém existe Espíritos que gozão de satisfação com as honras lhes foram prestadas, ou se desgostam com o abandono do seu envoltório, pois ainda estão arreigados as coisas da Terra.
Quando o Espírito se desprende do corpo físico, quase sempre assiste ao seu enterro, mas se esta perturbado algumas vezes não percebe o que se passa. Fica lisonjeado com a concorrência ao seu enterro mais ou menos, segundo o sentimento que provoca esta concorrência.
Quando desencarna ele quase sempre assiste as reuniões de seus herdeiros, porque Deus o quer para sua própria instrução, as vezes se tornando um castigo para os culpados. É nessa ocasião que se vê o quanto valiam os protestos que lhe faziam. Todos os sentimentos se tornam patentes, e a decepção que experimenta vendo a divisão dos que dividem o seu espólio, e acaba o esclarecendo quanto aos seus propósitos.
O respeito que o ser humano tem pelos mortos, vem a ser um efeito da intuição da existência da vida futura, pois todos retornaremos a Pátria Espiritual um dia.

Bibliografia: O Livro dos Espíritos.
Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com








quarta-feira, 29 de abril de 2015





RESPOSTA DE JESUS QUANDO ORAMOS O PAI NOSSO
           
Filho meu que esta na Terra preocupado, confundido, desanimado, solitário, triste e angustiado... Eu conheço perfeitamente teu nome, e o abençoo porque te amo.
Não!...  Quero que saiba que não está sozinho, porque eu habito em ti, e juntos construiremos este Reino do qual será herdeiro. O Meu Desejo é que sempre faça minha vontade, porque a minha pretensão é que seja feliz.
Deve saber que pode sempre contar comigo porque nunca te abandonarei, e que terá o pão para sempre. Quero que saiba que não deve se preocupar, porém te peço que sempre reparta com teu próximo, com teus irmãos.
Deve saber que sempre perdoo
 todas as tuas faltas antes inclusive que as cometê-las, ainda sabendo que as farás por isso te peço que faças o mesmo com os que te ofendem.
Desejo que nunca caia na tentação, por isso segure bem forte na minha mão, e sempre confie em mim, e eu te protegerei de todo mal.
Recorde e nunca te esqueça que Te Amo desde o início de teus dias, e Te Amarei até o fim dos mesmos...
Eu Te Amarei sempre porque sou Teu Irmão!
Que Minha Benção fique contigo, e meu Eterno Amor e paz te cubram sempre porque no mundo não poderá obtê-los como eu somente as dou por que...
Eu sou o Amor e a Paz.

Graças Pai.

 

A PRECE
É um processo dinâmico de dialogar com Deus. É o elevar a mente para sintonizar com as Forças Superiores, de La extraindo novas energias, idéias.
Deve ser editada pelos nossos sentimentos, abrindo o nosso coração ao Pai amoroso e bom.
Alguns defendem a ideia
que não precisamos pedir, mas Ele quer sentir a nossa humildade, e devemos também saber agradecer, isto para nos tornarmos receptivos ao auxilio.
Será que a resposta sempre virá? Jesus deixou dito, que tudo o que pedirmos em nome Dele ao Pai, Ele nos concederá. A resposta sempre vem. O que acontece as vezes que não percebemos, porque ela nem sempre chega do jeito que esperamos. A resposta às vezes é um não. Outras vêm através dos amigos Espirituais pelas nossas intuições.
E o que podemos pedir? Tem gente que defende o ponto de vista que devemos pedir para o nosso Espírito e jamais para as materiais. Devemos ver que vivemos num mundo material, e necessitamos de algumas coisas materiais, qual o problema de se rogar pela saúde de alguém?
Qual a dificuldade de se pedir auxilio na busca de um emprego digno, que nos garanta o sustento da carne?
Qual o inconveniente de se rogar para a nossa fome que castiga o nosso estomago, ou para o frio que nos tortura?
Mas como já vimos à prece não se resume apenas para pedirmos e sim para agradecermos. Temos que sabermos louvar a Deus primeiramente: ”Santificado seja Vosso Nome”.
E para ensinar a resignação aos planos celestes, estabeleceu: “Seja feita a Vossa Vontade”. Só depois é que Ele direcionou a rogativa.
Oração é elemento diário na alegria e na dor, na saúde e na doença, ante os sucessos ou enfrentado fracassos.
Devemos orar com sinceridade, sabendo que não será pela extensão dela, mas sim pelo coração, pelo conteúdo.
Devemos orar pelos outros, principalmente pelos enfermos, pelos que não nos amam, e orar pelos amigos porque a prece sustenta.
A prece será sempre bem-vinda para aquele que é dirigida; Não resolve o problema, nem tira a aflição, mas suaviza a aspereza da prova, tais como:
Se dirigida para os enfermos, ela estimula os centros atingidos pela doença, restaurando o equilíbrio das células. É um balsamo para a alma, ela acalma, equilibra, dulcifica aquele que ora, propiciando resultados salutares.
Agora para findar, no meu ponto de vista quando formos proferir uma prece, devemos primeiro pedir por nós para recebermos os bons fluidos, e obtendo eles, aí sim podemos repartir com os demais. E olha que isto não se chama egoísmo.


Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com





PAI NOSSO
1-Pai nosso que estais nos Céus;
2-Santificado seja Senhor o Vosso Santo e Divino Nome;
3-Senhor, venha a nós o Vosso Reino, o de paz, o de amor, e o de misericórdia;
4-Senhor seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como nos Céus;
5-O pão nosso de cada dia, o do corpo e do Espírito, nos dá hoje e sempre Senhor;
6-E perdoa Pai as nossas dívidas, assim como nós devemos amar e perdoar a todos aqueles que venham a nos ofender;
7-E livra-nos por caridade de todos os males;
8-E que assim seja.
SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DITAS A DEUS, TUDO ATRAVÉS DE JESUS:
1-Primeiro de tudo, voltamos a Deus reconhecendo-o como soberano e único, e que tem amor paterno, e está próximo da humanidade.
Está nos Céus e em todos os mundos habitados, porque está em todo lugar, onde inclusive domina a nossa Terra inteira;
2-Reconhecer que o nome Dele é santificado e soberano;
3-Pedir que o Reino Dele se estenda a nós, reconhecendo como um Dom Divino;
4-Que a vontade Dele se estenda sobre tudo o que criou, e que a nossa Terra esteja sempre no comando Dele;
5-Solicitando a Ele pelo nosso pão diário e o de sempre que nunca nos falte, e para o Espírito porque é ele que comanda o corpo físico;
6-Pedir para que Ele nos perdoe das nossas faltas contra Ele, e ao nosso próximo, como se comprometendo perdoar a todos que por ventura venham a nos ofender;
7-Geralmente como vivemos entre dois mundos, o material e o Espiritual, estamos sujeitos a sermos perseguidos pelo mal. Com isso pedimos a proteção Divina, forças e coragem para rechaçarmos todo pensamento malévolo.
8-Augurando
 que assim possa ser.


Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

sábado, 25 de abril de 2015



DESTINAÇÃO DA TERRA
Causa das Misérias Humanas

O que mais vemos por aqui são as misérias e enfermidades, o qual nos dá à impressão que estamos vendo um todo. Mas temos que considerar que a população da humanidade é bem maior do que as da nossa Terra, isto considerando a de diversos mundos do Universo. As da nossa Terra vem a ser apenas uma fração.
Falamos do universo porque fazemos parte dele, e que podemos um dia habitar estes mundos que poderão ser mais evoluídos do que o nosso.
O nosso planeta podemos considerar como se fosse um subúrbio, um hospital, uma região malsã, a qual compreendemos o porquê de tantas aflições e misérias, pois não se envia a um hospital pessoas sadias, pois este lugar não vem a ser a dos prazeres. É uma grande escola, onde os Espíritos são lapidados para melhor e chegarem mais perto da perfeição, mais tudo depende da evolução de cada um, buscando se errar o menos possível.
Aqui estamos vivendo com a poeira, com a traça e a ferrugem, mas porque talvez fizemos algo para merecer. A vida tem sempre os seus por quês? Dizemos isto porque vivemos com Espíritos encarnados de diversos graus de evolução, aqui tem gente para tudo. Vivemos com pessoas que são Espíritos encarnados ladrões, assassinos, drogados e outros, porque Deus dá uma oportunidade para estes viverem conosco para ver se com Espíritos mais adiantados se regeneram e evoluam. Mas isto não vem a ser castigo do Pai Maior, e sim oportunidades que Ele dá a todos para se regenerarem.
Aqui para chegarmos a ser um mundo melhor, temos que nos libertar da inveja, do ciúme, da vaidade e outros defeitos, procurando sempre colocar em pratica os ensinamentos de Jesus.
Se conseguirmos coloca-los em pratica por certo teremos sim um mundo mais cheio de paz e amor.
Aqui vemos tantas coisas que mudaram para melhor, mas a atitude das pessoas ainda não evoluiu tanto, hoje não se vê mais civismo, a educação parece que piorou, falsos cristos se apresentando, e pessoas aceitando tudo isto. É preciso que cada um de nós possamos modificar os nossos hábitos, o de ajudar o nosso próximo, procurando ajudar os mais fracos, e ai sim teremos este mundo melhor. Vamos ajudar Jesus que está no leme.
Vamos procurar cada um fazer a sua parte, para que possamos ter aqui, um pedacinho do Céu.

Bibliografia: O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.


LEMBRE-TE DO DIA
Você já pensou em quantas dádivas temos recebido de Deus sem nos preocuparmos com a sua origem, ou por que elas aqui estão? A Sabedoria Divina é tanto, que tudo é feito com perfeição, que nem sequer sentimos que o mundo está girando, a nos proporcionar a noite para repousarmos, e o dia para nossos afazeres.
O Sol que nos fornece a vida, as plantas que nos dão alimentos, a água que nos dessedenta, o ar que respiramos, enfim tudo de bom e belo que a natureza nos oferece é dádiva de Deus.
Temos que agradecer todos os dias ao Criador, pelo que diariamente recebemos e de graça.
Se pararmos para a analisar as bênçãos que recebemos, veremos que temos muito mais para a gradecer do que estar pedindo. Com isso poderemos verificar que as bênçãos são maiores do que qualquer coisa que venha a nos abonar. Nós somente percebemos isso, quando perdemos alguma coisa importante, que damos como exemplo a perda da visão.
Devemos sempre fazer algo de bom, e de acordo com a nossa consciência que vem a ser o anjo bom. Se colocarmos a fé raciocinada em ação, verificaremos que quase sempre as nossas intuições estão certas.  Mesmo que possamos errar, Deus sempre vê as nossas intenções de querer acertar.
É sempre bom todos os dias ligarmos a nossa antena ao Poder Maior, não só pedindo mais agradecendo sempre por tudo o que recebermos.
Elevemos ao alto inúmeras vezes os nossos pensamentos, mesmo que seja numa prece rápida.
Depressão é algo que nos prejudica a saúde. As vezes entramos nela sem motivos, pois sofremos por antecipação com coisas do passado, querendo adivinhar o que vai ocorrer na realidade.
Devemos sempre policiar os nossos pensamentos, combatendo os malévolos que não nos leva a nada.
Confiemos em Deus e em Jesus.


Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
Bibliografia: Pequeno Livro chamado de: Vozes interiores.

Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

sexta-feira, 24 de abril de 2015

CAPÍTULO I-A NOVA ERA.

Dentro das instruções dos Espíritos, a nova Era vem a ser Deus como o único e soberano. Moisés foi enviado por Ele em uma missão de trazer e fazer conhecer esta verdade não somente para o povo Hebreu, mas ao povo pagão que acreditavam em mais de um Deus.
Deus se fez valer do povo Hebreu para fazer a Sua revelação através de Moisés e pelos profetas, cujas vicissitudes desse povo eram destinar a impressionar os olhos e fazer cair o véu que escondia a Divindade aos homens.
Os mandamentos de Deus enviados a Moisés continham a origem da mais ampla moral cristã, onde na Bíblia os comentários lhe restringiam o sentido, porque postos em pratica com toda a sua pureza ela não teria sido compreendida, mais nem por isso os Dez mandamentos deixaram de permanecer brilhantes.
São chegados os tempos em que as ideias morais devem se desenvolver para cumprir o progresso que estão nos desígnios de Deus, que uma vez fixada à atenção, a beleza da santidade da moral impressionarão os Espíritos, e eles se interessarão por uma ciência que lhes dará à chave da vida futura, e lhes abrirá as portas da felicidade eterna.
Moisés abriu o caminho, Jesus continuou a sua obra e o Espiritismo a arrebatará.
Um dia Deus permitiu aos homens ver a verdade dissipar as trevas, sendo este dia o Advento do Cristo. Depois da luz as trevas voltaram. O mundo depois das alternativas da verdade e de estado obscuro se perdeu de novo, onde os Espíritos se puseram a falar: “O mundo esta abalado em suas bases, o raio estourará; sedes firmes”.
O Espiritismo vem a ser de ordem Divina, uma vez que repousa nas próprias leis da natureza, e crê que tudo o que é de ordem Divina tem um objetivo grande e útil. Ele esta em todas as religiões, onde algumas ainda não reconhecem isto, mais perguntamos quem é Jesus, quem é o Espírito Santo que tanto falam, não são espíritos?
O Reino de Jesus ainda não chegou mesmo tendo passado todos esses anos, e mesmo com tantos sangues derramados por vários mártires e nada. Somente o Cristo pode nos indicar o caminho, onde é fácil para aquele que crê e ama. Os Espíritos nos falam me alertam: “dobrai-vos a rajada que anuncia a tempestade, a fim de não serdes derribados”. Isto quer dizer, preparai-vos e não vos assemelheis as virgens loucas, que foram apanhadas de surpresa pela chegada dos seus esposos.
A revolução que se prepara é de ordem moral, onde os Espíritos Superiores nos insuflam na fé, para que todos os de boa fé façam ouvir as suas vozes, mesmo que sejamos pequenos grãos de areia, mas sem estes não haveria montanhas. A cada um a sua missão o seu trabalho.
A Nova Cruzada começou apóstolos da paz universal que não é de uma guerra, São Bernardo, olhai e marchai para frente: a lei dos mundos é a do progresso.
Fénelon, Poitiers, 1.861.


Bibliografia: O Evangelho Segundo o Espiritismo. Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

            O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

O Evangelho Segundo o Espiritismo vem a ser o terceiro livro divulgado em 1.864, onde oferece a base e o roteiro da Religião Espírita. Ele esperta para a moral de cada um de nós, e se interessa em não se preocupar com os dados históricos e relatos das vivencias do Cristo, e sim no aspecto moral dos ensinamentos de Jesus, conforme explica o nosso patrono Allan Kardec.
Foi constituído e baseado nos versículos da Vulgata Latina, ou seja, tradução da Bíblia no seu novo Testamento.
Como primeira edição este livro recebeu o nome de Imitação do Evangelho Segundo o Espiritismo.
O livro veio a reavivar as palavras do Cristo que se encontravam deturpadas, trazendo-nos a simplicidade do Cristianismo, isto é, recordando os primeiros dias das mensagens de Jesus em nossa Terra, em que a caridade era ainda o perfume simples que envolvia os primeiros núcleos cristãos.
Estes núcleos que nos referimos foram às primeiras igrejas citadas no novo testamento, que eram parecidas com os Centros Espíritas que conhecemos, onde havia inclusive o intercâmbio Mediúnico feito com muita naturalidade.
            Quem tiver a oportunidade de ler o Evangelho acima, por certo terá instruções do Alto, a fim de compreender as lições maravilhosas que foram legadas pelo nosso Mestre Jesus, e para as quais devemos estar sempre praticando.
Não existe nada que possa acontecer ao ser humano durante a sua passagem por aqui, que não tenha a devida significação dentro dos ensinamentos ministrados pelo nosso Mestre Divino.
Nada aconteceu por acaso durante a estada de Jesus em terras da Judeia, pois tudo estava previsto, e tinha que se propagar pelo mundo inteiro do jeito que aconteceu.
Todos os acontecimentos que se sucederam, foram altamente necessários para que a humanidade pudesse seguir um roteiro certo então desconhecido pelos seres humanos.
Infelizmente uma parte dos seres humanos não compreenderam o sacrifício do nosso Divino Mestre, e com isso não puderam exemplificar seus ensinamentos condensados no Amai-vos uns aos outros, tanto quanto Vos amei.
Vamos ilustrar nesta pequena obra algumas lições deixadas pelo nosso Divino Mestre Rabi da Galileia, o Maior e o mais humilde dos homens que passaram pela nossa Terra.
Jesus pregou a pluralidade dos mundos habitados, onde os homens sofrem e se regeneram, evoluem nascendo e renascendo para atingir finalmente o Mundo Maior onde Deus se encontra.
As pessoas olhando o firmamento repleto de milhões de astros, nada veem porque não tem e não querem ter a sensibilidade para sentir a maravilhosa Obra de Deus, e os ensinamentos de Jesus.
Ao referir-se às muitas moradas na Casa de Deus, afirmou: “Se assim não fora, eu vô-lo t
eria dito”.
São João, cap.15. Vers. 12.
Pois é, pior cego vem a ser aquele que não quer ver, e não querendo ver e nem se inteirar, não saberá discernir, não podendo interpretar as palavras de Jesus, e às vezes deturpando-as.
O nosso Espiritismo como o consolador prometido, acaba esclarecendo dúvidas e exprime o verdadeiro significado dos ensinamentos do Cristo, que não poderia ser compreendido pelos doutores da lei mosaica, que ainda hoje estão espalhados e divididos pelo mundo.
Somente o nosso Espiritismo sabe discernir o que o Mestre afirmou com respeito à missão do Consolador Prometido. Disse Jesus aos seus discípulos: “Tenho muito ainda a vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier o Espírito da Verdade, Ele vos ensinará todas as verdades, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir e vos ensinará as coisas que virão”.
São João, Cap.16. Vers. 12 e 13.
Este que Jesus se referiu vem a ser o nosso querido Espiritismo compreendido e amado por muitos e mal compreendido por outros.
O Evangelho é dividido em cinco partes, a saber:
Atos comuns da vida do Cristo, os tais “milagres”, as profecias, as palavras que serviram para o estabelecimento de pontos fundamentais da igreja, e o ensinamento moral que segundo o dicionário vem a ser relativo aos nossos costumes.
Ele oferece a base e o roteiro da nossa Religião Espírita, e esperta para a moral de cada um, que se colocado em prática serve de preparo psicológico para todas as horas, e sendo desta maneira procure ter o seu ao seu alcance.
Da minha parte como possuo a Mediunidade Inspirada, tenho como missão divulgar a religião, mais de maneira mais simples e no linguajar popular, para que todos possam entender o verdadeiro significa das parábolas de Jesus. Com isso queremos agradecer primeiramente a Deus e a Jesus por permitirem que os nossos Mentores Espirituais nos inspirassem para o desenvolvimento desta pequena obra.
A minha família propriamente dita o meu muito obrigado, por permitirem que eu pudesse dispor de algumas horas para concretizar este trabalho, que foram dispensados anos e anos.

Bibliografia: O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.


            O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

O Evangelho Segundo o Espiritismo vem a ser o terceiro livro divulgado em 1.864, onde oferece a base e o roteiro da Religião Espírita. Ele esperta para a moral de cada um de nós, e se interessa em não se preocupar com os dados históricos e relatos das vivencias do Cristo, e sim no aspecto moral dos ensinamentos de Jesus, conforme explica o nosso patrono Allan Kardec.
Foi constituído e baseado nos versículos da Vulgata Latina, ou seja, tradução da Bíblia no seu novo Testamento.
Como primeira edição este livro recebeu o nome de Imitação do Evangelho Segundo o Espiritismo.
O livro veio a reavivar as palavras do Cristo que se encontravam deturpadas, trazendo-nos a simplicidade do Cristianismo, isto é, recordando os primeiros dias das mensagens de Jesus em nossa Terra, em que a caridade era ainda o perfume simples que envolvia os primeiros núcleos cristãos.
Estes núcleos que nos referimos foram às primeiras igrejas citadas no novo testamento, que eram parecidas com os Centros Espíritas que conhecemos, onde havia inclusive o intercâmbio Mediúnico feito com muita naturalidade.
            Quem tiver a oportunidade de ler o Evangelho acima, por certo terá instruções do Alto, a fim de compreender as lições maravilhosas que foram legadas pelo nosso Mestre Jesus, e para as quais devemos estar sempre praticando.
Não existe nada que possa acontecer ao ser humano durante a sua passagem por aqui, que não tenha a devida significação dentro dos ensinamentos ministrados pelo nosso Mestre Divino.
Nada aconteceu por acaso durante a estada de Jesus em terras da Judeia, pois tudo estava previsto, e tinha que se propagar pelo mundo inteiro do jeito que aconteceu.
Todos os acontecimentos que se sucederam, foram altamente necessários para que a humanidade pudesse seguir um roteiro certo então desconhecido pelos seres humanos.
Infelizmente uma parte dos seres humanos não compreenderam o sacrifício do nosso Divino Mestre, e com isso não puderam exemplificar seus ensinamentos condensados no Amai-vos uns aos outros, tanto quanto Vos amei.
Vamos ilustrar nesta pequena obra algumas lições deixadas pelo nosso Divino Mestre Rabi da Galileia, o Maior e o mais humilde dos homens que passaram pela nossa Terra.
Jesus pregou a pluralidade dos mundos habitados, onde os homens sofrem e se regeneram, evoluem nascendo e renascendo para atingir finalmente o Mundo Maior onde Deus se encontra.
As pessoas olhando o firmamento repleto de milhões de astros, nada veem porque não tem e não querem ter a sensibilidade para sentir a maravilhosa Obra de Deus, e os ensinamentos de Jesus.
Ao referir-se às muitas moradas na Casa de Deus, afirmou: “Se assim não fora, eu vô
-lo teria dito”.
São João, cap.15. Vers. 12.
Pois é, pior cego vem a ser aquele que não quer ver, e não querendo ver e nem se inteirar, não saberá discernir, não podendo interpretar as palavras de Jesus, e às vezes deturpando-as.
O nosso Espiritismo como o consolador prometido, acaba esclarecendo dúvidas e exprime o verdadeiro significado dos ensinamentos do Cristo, que não poderia ser compreendido pelos doutores da lei mosaica, que ainda hoje estão espalhados e divididos pelo mundo.
Somente o nosso Espiritismo sabe discernir o que o Mestre afirmou com respeito à missão do Consolador Prometido. Disse Jesus aos seus discípulos: “Tenho muito ainda a vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier o Espírito da Verdade, Ele vos ensinará todas as verdades, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir e vos ensinará as coisas que virão”.
São João, Cap.16. Vers. 12 e 13.
Este que Jesus se referiu vem a ser o nosso querido Espiritismo compreendido e amado por muitos e mal compreendido por outros.
O Evangelho é dividido em cinco partes, a saber:
Atos comuns da vida do Cristo, os tais “milagres”, as profecias, as palavras que serviram para o estabelecimento de pontos fundamentais da igreja, e o ensinamento moral que segundo o dicionário vem a ser relativo aos nossos costumes.
Ele oferece a base e o roteiro da nossa Religião Espírita, e esperta para a moral de cada um, que se colocado em prática serve de preparo psicológico para todas as horas, e sendo desta maneira procure ter o seu ao seu alcance.
Da minha parte como possuo a Mediunidade Inspirada, tenho como missão divulgar a religião, mais de maneira mais simples e no linguajar popular, para que todos possam entender o verdadeiro significa das parábolas de Jesus. Com isso queremos agradecer primeiramente a Deus e a Jesus por permitirem que os nossos Mentores Espirituais nos inspirassem para o desenvolvimento desta pequena obra.
A minha família propriamente dita o meu muito obrigado, por permitirem que eu pudesse dispor de algumas horas para concretizar este trabalho, que foram dispensados anos e anos.

Bibliografia: O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.


quarta-feira, 22 de abril de 2015

O LIVRO DOS ESPÍRITOS.CAPÍTULO VI. VIDA ESPÍRITA.RELAÇÕES SIMPÁTICAS E ANTIPÁTICAS DOS ESPÍRITOS-METADE ETERNAS.

Na vida Espiritual além da simpatia geral determinada pelas semelhanças, existe afeições particulares entre os Espíritos. Mas o que os une é mais forte na ausência do corpo físico, porque não está mais exposto as vicissitudes das paixões.
Não existe aversões entre os Espíritos puros, mais existe sim entre os impuros. Este últimos são aqueles que tentam excitar as inimizades e as discussões entre os encarnados.
Dois seres que foram inimigos aqui na Terra, quando desencarnarem, no mundo Espiritual não conservarão isto, pois compreenderão que a sua dissenção era estúpida. Apenas os imperfeitos conservarão uma espécie de animosidade, até se purificarem, e se não houver uma antipatia entre eles, eles podem rever-se com prazer.
Agora a lembrança da sua antipatia entre eles, pode se tornar uma obstáculo à sua simpatia, pois acaba os distanciando.
Quando um Espírito desencarna levando consigo alguma mágoa de alguém aqui, se ele for bom, acaba perdoando de acordo o arrependimento daquele que ficou. Se forem maus, conservarão este rancor, e podem querer perseguir o que ficou aqui, nesta ou em outra encarnação.
As afeições dos Espíritos não são suscetíveis a alterações, porque eles jamais podem se enganar, e usar a máscara da hipocrisia, isto quando são puros. O amor que os une é uma espécie de suprema felicidade.
Já a feição que dois seres tiveram aqui, pode sim prosseguir no mundo dos Espíritos. Ela se baseia na verdadeira pureza. Mas se a causa de ordem física forem maiores que a simpatia, pode cessar com as causas.
Geralmente entre os Espíritos bons, as afeições são mais sólidas e mais duráveis do que aqui, porque não estarão subordinados ao amor próprio.
No mundo Espiritual, não existe união particular e fatal entre duas almas. A união somente existe entre os Espíritos, mas em grau diferente de acordo com a perfeição que adquiriram; quanto mais perfeito, tanto mais unidos. Para termos uma base, é da discórdia que nascem todos os males humanos, e da concórdia a felicidade suprema.
A palavra metade de que certos Espíritos se servem para distinguir os Espíritos simpáticos, podemos dizer que é uma expressão inexata. Pois se um fosse a metade do outro, quando separados estariam incompletos.
No mundo Espiritual, todos os Espíritos perfeitos são unidos entre si. Já os imperfeitos, quando um se eleva, já não tem a mesma simpatia pelos que deixou.
A simpatia que atrai um Espírito para outro vem a ser o resultado da perfeita concordância de suas tendências, e de seus instintos. Se um viesse a completar o outro, cada um perderia a sua individualidade.
A afinidade necessária para angariar a simpatia perfeita entre eles, consiste na igualdade dos graus de evolução.
Se um Espírito que hoje não é simpático, lá pode até se tonar. Queremos dizer, que mesmo que esteja numa esfera inferior, quando se aperfeiçoar, chegará a esfera em que se encontra o outro.
Já dois Espíritos simpáticos, podem lá deixar de sê-los, se um for preguiçoso.

Bibliografia: O Livro dos Espíritos.
Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.









terça-feira, 21 de abril de 2015

O LIVRO DA VIDA

Em cada dia das nossas vidas, Deus nos oferece uma nova página em branco no livro da nossa existência.
O nosso passado já esta escrito nele e não podemos corrigi-lo, mas ele serve como exemplo para corrigirmos as nossas falhas para melhor, procurando errarmos o menos possível.
Nas páginas amarelas estão escritas a nossa estória, e algumas em cores suaves e outras em escuras. Nelas existem lindas recordações e outras que gostaríamos de arranca-las dela.
Hoje temos a oportunidade de escrever nele mais uma pagina, e devemos caprichar ao máximo. Nele poderemos escolher as cores que usaremos, em cores suaves ou escuras. Mesmo que possa aparecer algum impedimento, devemos matizar de serenidade para consertarmos em uma bela experiência.
Pergunto como você escreveria a página de hoje?
Olha somente depende de cada um de nós, pois ela figurará no nosso futuro.
Outra pergunta se hoje fosse o seu ultimo dia aqui neste planeta o que você faria?
Será que levaria seu pensamento até Deus o nosso paizão. Será que veria a desfrutar dos raios do sol, e da sua suave brisa, da alegria dos seus filhos e dos seus pais, do amor do seu cônjuge, e de tantas bênçãos que a vida lhe põe ao seu alcance, e que muitas vezes não valorizamos.
Portanto vamos desfrutar deste novo dia, e façamos um inventário de todas as coisas boas que existem em nossas vidas, e vivamos a cada hora, minutos e segundos, com ânimo dando o melhor de nós. Procuremos não prejudicar a ninguém, sintamos-nos felizes

por estarmos vivendo mais um dia aqui nesta escola da vida. Vamos sempre oferecer as nossas mãos e a nossa ajuda generosa a todos independente de cor, raça ou credo.
Devemos lembrar que nunca é tarde para mudarmos o rumo das coisas para melhor, e começarmos a escrever belas páginas de felicidade e paz no livro da vida.
Vamos sempre agradecer a Deus e a Jesus, bem como aos nossos Mentores Espirituais pelo presente que nos dá hoje, e pela oportunidade de convertemos este dia em uma página bonita.
Vamos nos lembrar, que apesar de todas as dificuldades adversas da vida, tudo depende somente de nós de vivermos o presente, porque o passado já foi, e o futuro pertence a Deus, e das nossas atitudes em plantarmos boas sementes.
Devemos caprichar, como se hoje fosse a primeira pagina que devemos escrever das nossas atitudes, e o último das nossas vidas.
Desejo a todos que sejam felizes todos os dias e cheios de muita paz e amor no coração, lembremo-nos que o amanhã depende muito do que plantarmos no presente, no agora.
Vivamos!!!


Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com





segunda-feira, 20 de abril de 2015

EXORCISMO X DESOBSESSÃO

 Nos tempos remotos quando Jesus colocava em pratica a sua missão aqui no nosso planeta, e quando se dirigia ao povo daquela época que ignorava certos fatos, tinha que fazer através das parábolas para que eles pudessem entender. Ele às vezes se referiu em se expulsar demônios que era o único meio deles entenderem, pois se Jesus fosse se referir em encaminhar Espíritos para um aprendizado ou hospital Espiritual, o povo não veria a entender.
E é verdade, porque o Espiritismo embora sempre existisse e existe em todas as religiões, ele foi divulgado em meados de 1.848 para cá.
Então para que Jesus se fizesse se entender falou em expulsar demônios, para que o povo expulsa-se do seu ser, a ruindade, a inveja, o orgulho e a vaidade, porque tudo isto atrai Espíritos negativos e ignorantes que pensam da mesma maneira, pois naquela época a lei era o homem devora o homem.
Mas Jesus também falou que após Ele veria o Espírito da Verdade, que para mim vem a ser a terceira revelação representada pela Doutrina Espírita, que veria a esclarecer e complementar o que Ele não teve tempo de falar.
Mas com tudo isto, certos dogmas não evoluíram e hoje ainda apresentam crucifixos e outros subsídios, para afastar estes Espíritos menos esclarecidos e ignorantes que ainda não conhecem o amor. Expulsar para nós Espíritas é coisa momentânea, e o mesmo Espírito pode voltar de uma forma mais violenta, porque o simples afasta-lo não anula o ódio que geralmente nasce de dívidas de outras encarnações e atuais.
Hoje temos esta pratica do exorcismo, mas visando sempre o lucro financeiro, e como o povo não coloca a fé raciocinada em prática, se deixa levar.
Para nós os Espíritas, todos somos Espíritos encarnados endividados com a Providência Divina, vivendo aqui por um tempo em busca da perfeição do nosso Espírito. Todos possuímos a Mediunidade, e ela está em todas as religiões. E ela existindo estamos sujeitos a sermos visitados por estes Espíritos que correm atrás da luz que todos a possuímos. E quando eles chegam a nós, é primeiro pelo trabalho da telepatia, tentando intuir na mente da pessoa a sua ideia. Esta pessoa tem dois caminhos, rechaçar ou absorver este mau. Mas rechaçar com amor, praticando a verdadeira caridade, encaminha-los de volta a casa paterna, porque para Deus todos somos seus filhos, e Ele perdoa. Não existem penas eternas, porque Deus sempre nos dá uma nova chance de nos redimirmos, seja aqui, ou através das reencarnações.
Portanto irmãos, vamos nos espertar, dinheiro nenhum compra os Reinos dos Céus.
O Espiritismo está em todas as religiões, como o tal do Espírito Santo, Jesus e outros Espíritos Bons.
Mas voltemos ao assunto principal.  Num dos nossos trabalhos em nossos Centros Espíritas, vem a ser o trabalho da desobsessão, que serve para encaminharmos estes Espíritos menos esclarecidos para junto de Deus e Jesus. La não expulsamos ninguém, e nem é a casa do diabo como alguns que ignoram o Espiritismo dizem e tentam deturpar. Eu quando dirigia o nosso trabalho, sempre perguntei as pessoas se encontraram algum por lá algum diabo, pois se assim tivesse, crianças não frequentariam nossas sessões que são de amor.
A desobsessão não vem a ser a prática de expulsar Espíritos, não aprisionamos e nem amarramos energicamente estes Espíritos, para que as pessoas pensem que estão curadas, pois como dissemos eles podem voltar de uma forma mais violenta. Para o obsidiado esta técnica ele pode sentir um alívio temporário e com um agravante: o Espírito que foi afastado violentamente ou aprisionado pode nutrir maior rancor em relação ao encarnado, e mais cedo ou mais tarde encontrará nova chance de continuar a perseguição.
Obsessão quer dizer, tratar-se de uma perseguição de certos Espíritos que se titulam nossos inimigos, e que alguma coisa fizemos de mal em encarnações passadas para perseguir-nos, ou são atraídos pelo pensamento negativo.
Pelo pensamento negativo pode se dar pelo processo obsessivo, decorrente de uma afinidade de vibrações onde o obsidiado abre seu espaço mental para a influência do obsessor chamada de baixa sintonia, como o ódio, a tristeza, o rancor, a angústia, a depressão, e a inveja, o ciúme e o medo, e aí atrai este Espírito para si que pensa da mesma maneira. É como dissemos anteriormente que podemos rechaçar ou absorver estes pensamentos. Obsidiado e obsessor precisam de amor e perdão, onde o primeiro abriu as portas para o lado negativo, e o segundo acabou aceitando.
Para praticarmos a verdadeira caridade encaminhando estes Espíritos sem lucro material recomendo:
Se vocês se sentirem perseguido por algum Espírito negativo, ou sua vida não vá bem, procure um local onde vocês estejam, e se concentre na figura de Jesus de preferência Ele fora Cruz, coisa que Ele não está mais ali. Portanto pense Nele fora da cruz, cheio de paz e amor, e profira um Pai Nosso do fundo do seu coração, e peça a Deus que se tiver algum Espírito menos esclarecido perto de você, tentando intuir na sua mente algo negativo e jorrar fluidos negativos, que seja encaminhado para um aprendizado ou para um hospital Espiritual, levando com ele a sua equipe e os fluidos ruins. Caso você não consiga, procure um Centro Espírita e o trabalho de desobsessão para que você não seja tomado de todo pelo Espírito obsessor.
Nos Centros Espíritas, os trabalhos de desobsessão são realizados por grupos harmônicos e doutrinariamente capacitados, onde o trabalho é realizado no plano Espiritual, cabendo ao grupo modesta participação. Nessas reuniões o Espírito é esclarecido amorosamente sobre o valor do perdão, como única maneira de encontrarem a paz que Jesus prometeu um dia.
Existem três tipos de obsessão, a saber:
A simples que começa através da telepatia que o Espírito obsessor joga sobre a pessoa pensamentos negativos e ela aceita; a fascinada, que acaba provocando o fascínio, a pessoa fica fascinada com a situação, e a subjugada, onde a pessoa fica totalmente dominada pelo Espírito obsessor, não sabendo mais o que é seu ou dele.
O Espiritismo traz, portanto duas informações que alteram a forma como o “exorcismo” é ainda hoje encarado, envolvido em misticismo teologicamente ultrapassado. A primeira é o tratamento a ser aplicado ao “Espírito maligno”, que deve ser amoroso e não violento. A segunda trata-se das condições necessárias para que o tratamento seja eficiente. O critério único vem a ser a autoridade moral. Todo ritual, com sua formulas, são inúteis, onde os maus espíritos riem e se tornam persistentes, quando alguém leva isso a sério.

Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

 Curitiba. PR

domingo, 19 de abril de 2015


MENSAGEM DO DIA
Os nossos heróis
Passamos boa parte da nossa existência cultivando imagens de heróis.
Até que um dia o pai herói começa a passar o tempo todo sentado, resmunga baixinho e puxa uns assuntos sem pé nem cabeça.
A heroína do lar começa a ter dificuldade de concluir as frases e dá de implicar com a empregada.
O que papai e mamãe fizeram para caducar de uma hora para outra? Envelheceram…
Nossos pais envelhecem. Ninguém havia nos preparado pra isso.
Um belo dia eles perdem o garbo, ficam mais vulneráveis e adquirem umas manias bobas.
Estão cansados de cuidar dos outros e de servir de exemplo: agora chegou a vez deles serem cuidados e mimados por nós, nem que pra isso recorram a uma chantagenzinha emocional.
Têm muita quilometragem rodada e sabem tudo, e o que não sabem eles inventam.
Não fazem mais planos a longo prazo, agora dedicam-se a pequenas aventuras, como comer escondido tudo o que o médico proibiu.
Estão com manchas na pele. Ficam tristes de repente. Mas não estão caducos: caducos ficam os filhos, que relutam em aceitar o ciclo da vida.
É complicado aceitar que nossos heróis e heroínas já não estão no controle da situação.
Estão frágeis e um pouco esquecidos, têm este direito, mas seguimos exigindo deles a energia de uma usina. Não admitimos suas fraquezas, seu desânimo.
Ficamos irritados e alguns chegam a gritar se eles se atrapalham com o celular ou outro equipamento e ainda não temos paciência para ouvir pela milésima vez a mesma história que contam como se acabassem de tê-la vivido. Em vez de aceitarmos com serenidade o fato de que as pessoas adotam um ritmo mais lento com o passar dos anos, simplesmente ficamos irritados por eles terem traído nossa confiança, a confiança de que seriam indestrutíveis como os super-heróis. Provocamos discussões inúteis e os enervamos com nossa insistência para que tudo siga como sempre foi.
Essa nossa intolerância só pode ser medo. Medo de perdê-los, e medo de perdermos a nós mesmos, medo de também deixarmos de ser lúcidos e joviais.
Com todas as nossas irritações, só provocamos mais tristeza àqueles que um dia só procuraram nos dar alegrias.
Por que não conseguimos ser um pouco do que eles foram para nós?
Quantas noites estes heróis e heroínas passaram ao lado de nossa cama, medicando, cuidando e medindo febre? E nós ficamos irritados quando eles se esquecem de tomar seus remédios e, ao brigar com eles, os deixamos chorando, tal qual crianças que fomos um dia.
É uma enrascada essa tal de passagem do tempo. Nos ensinam a tirar proveito de cada etapa da vida, mas é difícil aceitar as etapas dos outros...
Ainda mais quando os outros são nossos alicerces, aqueles para quem sempre podíamos voltar e sabíamos que estariam com seus braços abertos, que agora estão dando sinais de que um dia irão partir sem nós.
Façamos por eles hoje o melhor, o máximo que pudermos, para que amanhã, quando eles já não estiverem mais aqui conosco, possamos lembrar com carinho de seus sorrisos de alegria e não das lágrimas de tristeza que tenham derramado por nossa causa.
Afinal, nossos heróis de ontem serão nossos heróis eternamente: nosso pai e nossa mãe.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário


sábado, 18 de abril de 2015

FAMÍLIA
       
Desde quando Deus criou os Espíritos, sempre houve a necessidade de viverem sempre juntos. Até os bichos sentiram a necessidade de procurarem os elementos de sua espécie, e viverem em bando e outros.
Pois é, quando surgiu o primeiro homem na Terra, imagino o sofrimento deste sem ter uma companhia, para trocar ideias e outras mais.
Mas Deus na sua infinita bondade criou uma companheira e ditou a lei, do cresceis e multiplicai-vos. Claro que com isto visava à multiplicação dos seres, que mais tarde viram a se chamar de parentes amigos e outros, que com o tempo viram a necessidade de viverem dentro de uma sociedade como em família.
Claro que dentro desta sociedade se criaram as famílias, aquelas ligadas pela parte com sanguínea e pelos laços da amizade e outros. Digo outros porque cada um foi casando e fundando novas famílias dentro da lei que Deus instituiu que atende também a lei da procriação, pois todos nós temos as nossas necessidades fisiológicas, principalmente da parte sexual.
Dentro das famílias que se criaram Deus sempre deu a oportunidade de encarnarem e reencarnarem Espíritos de toda a natureza, uns afins e outros antagônicos, tudo dentro da lei da evolução. Aqueles que vieram num patamar mais abaixo, com o tempo aprendem a crescer para o lado do bem e do amor em conjunto com os demais. Sendo este amor que falo o do próximo, que muita gente não entende que o próximo começa justamente pelos nossos familiares, os quais devemos respeitar e procurarmos amá-los sabendo que cada um esta num grau de evolução.
Digo grau de evolução, porque todos nós estamos aqui em busca da perfeição do nosso Espírito, que Deus espera que um dia consigamos chegar ao auge.
A convivência familiar nem sempre é harmônica, pois às vezes temos maior prazer com os amigos do que os de casa.
Isso acaba causando perplexidade com as dificuldades das relações entre as que foram criadas juntas, e tiveram a mesma orientação em seus primeiros anos.
Elas aprendem com os seus pais valores e lições semelhantes, mas cada um apresenta seus gostos e tendências. Alguns quando atingem a maioridade se afastam dos demais, os que permanecem vivem em constantes atritos.
Tudo isto é explicado pelo que já relatamos, mais a dificuldade maior é explicada pelo nosso querido Espiritismo, que esclarece temos duas famílias, a material e a Espiritual.
A material é ligada pelos laços sanguíneos como já dissemos, e a outra decorrem pela afinidade e de comunhão de ideias e valores. A primeira é ligada pela necessidade de pagarem os erros do passado, mais se dois irmãos carnais tiverem a mesma afinidade, eles serão grandes amigos. As dificuldades surgem por antigos desafetos no mesmo lar. A convivência entre seres diferentes e com certa dose de antipatia costuma quase sempre ser explosiva. Mas se Deus consente tudo isto, é porque Ele quer que cada um conquiste a harmonia amando o seu próximo que eu já disse o seu familiar, porque nenhum de nós poderá dizer qual foi o algoz do passado.

 Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
Visite o meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com


sexta-feira, 17 de abril de 2015

O LIVRO DOS ESPÍRITOS. CAPITULO VI.
DA VIDA ESPÍRITA. RELAÇÕES ALÉM-TÚMULO.

 No mundo Espiritual, de acordo com o grau de evolução dos Espíritos, se estabelecem entre eles uma hierarquia de poderes, havendo subordinados e autoridade.
 Lá os Espíritos inferiores não podem diminuir à autoridade dos superiores.
Quando encarnado na Terra e tendo aqui algum poder ou autoridade,
 não lhe dão supremacia no mundo Espiritual.
Quanto a elevação e esse rebaixamento, se dá de acordo com a máxima de Jesus que diz: Quem se humilhar será exaltado, e quem se exaltar será humilhado. Isto quer dizer que se o Espirito encarnado que foi patrão de alguém aqui, lá poderá ser subordinado ao seu empregado, tudo dentro do merecimento de cada um. Este que foi patrão aqui ao se ver nesta situação, se sente sim humilhado, sobretudo se era orgulhoso e invejoso.
Damos como exemplo aquele soldado que teve aqui um general, ao desencarnar se encontra com o seu superior, ele não o reconhece nesta qualidade, porque o título não é nada lá, a superioridade real é tudo.
Os Espíritos lá, mesmo sendo de diversas categorias ficam misturados, isto é, ele se veem, mas acabam se distinguindo uns dos outros, se afastando ou se aproximando segundo a diferença e semelhança, ou divergências de seus sentimentos. Os da mesma ordem se reúnem por afinidade, e formam grupos ou familiares unidos pela simpatia e pelos propósitos. Os bons pelo desejo de praticarem o bem, os maus pelo desejo de praticarem a maldade, isto pela vergonha de suas faltas e pela necessidade de se encontrarem entre os seres semelhantes a eles.
Quanto ao acesso entre os Espíritos, os bons vão por toda a parte, para que possam exercer sua influência sobre os maus. Mais as regiões habitadas pelos bons são restritas aos imperfeitos, com a finalidade de que não levem distúrbios das mas paixões.
A relação entre os bons e os maus tem por objetivo, os bons procurarem combater as más tendências dos outros, afim de ajuda-los a subir, sendo esta uma missão. Já os Espíritos inferiores se comprazem com a maldade, por despeito de não terem merecido estar entre os bons. E no fundo da intenção deles é impedir que os ainda inexperiente atinjam o bem supremo.
Os Espíritos se comunicam entre si através do veículo chamado transmissão de pensamento. Isto é estabelecido pelo fluido universal que estabelece entre eles uma comunicação constante.
O Espíritos não podem esconder seus pensamentos uns dos outros, porque para eles tudo permanece descoberto, principalmente quando são perfeitos. Podem até se distanciar, mas sempre se veem, porque uns podem até se tornar invisíveis para outros, se julgando úteis faze-lo.
Os Espíritos que não possuem mais o corpo físico, constatam a sua própria individualidade pelo Períspirito, que os tornam seres distintos uns para os outros.
Os Espíritos se reconhecem lá, por terem convivido aqui no nosso planeta Terra. O filho reconhece o pai, o amigo seu amigo, e assim de geração a geração. Lá os Espíritos encarnados que se conheceram aqui, se reconhecem no mundo dos Espíritos, porque veem a vida passada e leem como se fosse num livro. Vendo o passado dos seus amigos e de seus inimigos, acaba vendo o seus desencarne como foi.
Os Espíritos ao deixarem o corpo físico, nem sempre veem imediatamente os parentes e amigos que o precederam no mundo dos Espíritos. Isto porque levam um tempo para reconhecerem o seu estado de Espírito desencarnado, e se despojar da vida material.
Quando um Espírito desencarna, ele é recebido no mundo material como um irmão bem amado e longamente esperado. O do mau, é como se fosse um ser que se desprega. Os maus ficam satisfeitos de verem seres iguais a eles, e como eles privados da felicidade infinita.
Quando um Espírito encarnado desencarna os parentes e amigos veem ao encontro da alma que estimam, felicitando- como se regressa-se de uma viagem, e se escapou aos perigos do caminho, o ajudam a se desprender dos liames corporais. (Liame é um fio metálico que prende o Espírito ao corpo enquanto está aqui encarnado). Isso é um favor concedido aos bons Espíritos, enquanto que os manchados ficam no isolamento ou cercados somente de Espíritos semelhantes a eles, sendo isto uma punição.
No mundo Espiritual os parentes e amigos se reúnem, isso dependendo de sua elevação e do caminho que seguem para seu adiantamento. Se um está mais adiantado e marcha mais rápido que o outro, não poderão ficar juntos, sendo como se fosse uma espécie de punição. Só poderão se ver somente algumas vezes, a não ser quando possam marcharem ombro a ombro, ou quando estiverem atingido o mesmo grau de perfeição.

Bibliografia: O Livro dos Espíritos.

Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado