segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ORGULHO

O orgulho induz a pessoa a se julgar mais do que ele é, e não aceita uma comparação que possa rebaixá-lo, se julga acima dos seus, quer em Espírito ou posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo lhe irrita e o aborrece. Se ele não se sentir acima dos seus, isto é, pensar que tem a melhor esposa, a melhor casa, o melhor carro, enfim julgar estar por cima fica infeliz.
Ele tem o amor próprio muito acentuado, contraria-se por pequenos motivos. Reage explosivamente a quaisquer observações ou criticas de outrem em relação ao seu comportamento.

Necessita ser o centro das atenções e fazer prevalecer sempre as suas próprias idéias. Não aceita a possibilidade de seus erros, mantendo-se num estado de consciência fechado ao diálogo construtivo. Menospreza as idéias do próximo.
Ao ser elogiado por qualquer motivo, se enche de uma satisfação presunçosa, como se reafirmando na sua importância pessoal.
Preocupa-se muito com a sua aparência exterior, seus gestos são estudados, da demasiada importância à sua posição social e ao prestígio pessoal.
Acha que todos os seus circundantes, ou seja, familiares e amigos, devem girar em torno de si.
Não admite ser humilhado diante de ninguém, achando essa atitude é um traço de fraqueza e falta de personalidade.
Usa da ironia e do deboche para com o próximo nas ocasiões de contendas.
O orgulho para mim vem a ser uma catarata nos olhos de quem a possui, pois a pessoa vive numa atmosfera ilusória, de destaque social ou intelectual, criando, assim, barreiras densas para penetrar na realidade do seu próprio interior. Na maioria dos casos o orgulho é um mecanismo de defesa para encobrir algum aspecto não aceito de ordem familiar, limitações da sua formação escolar-educacional, ou mesmo o resultado do seu próprio posicionamento diante da sociedade da imagem que escolheu para si mesmo, do papel que deseja desempenhar na vida de “status”.
É preferível nos olhar de frente, corajosamente, e lutar por nossa melhora, não naquilo que a sociedade estabeleceu, dentro dos limites transitórios de bens materiais, mas nas aquisições interiores.
Os tesouros eternos que a “traça não come nem a ferrugem corrói”.

BIBLIOGRAFIA. Internet.

Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.


PARA PALESTRA OS CHAKRAS E OS PLEXOS

1- Chakras ou Centros de força são receptores e transmissores de energia cósmica e Espiritual, e estão localizados no Períspirito.
2-Estão ligados aos Plexos no corpo físico, que são redes de nervos entrelaçados, pois o corpo físico influencia o corpo Espiritual, e o Espiritual vice versa;
3-Estes Centros de Força aparece são número de sete, mais em outras obras em número de oito, onde abaixo descrevemos:
A- Coronário localiza-se no alto da cabeça. Tem ligação com o mundo Espiritual, servindo ao Espírito de se influenciar sobre os demais Centros de Força. Também influencia sobre o desenvolvimento mediúnico pela ligação com a epífise ou glândula pineal, ligando a pessoa com o mudo Espiritual. Também para influenciar sobre o desenvolvimento mediúnico. A sua reativação da continuidade de consciência no sono e nos desdobramentos;
B-Frontal. Este localizado na fronte. Ele regula as atividades inteligentes, influenciando no desenvolvimento na Mediunidade de vidência;
C-Laríngeo localiza-se na garganta. Regula as atividades ligadas ao uso da palavra, e tem influência na audição mediúnica;
D- Cardíaco esta localizado na região do coração. Regula as emoções e os sentimentos, e acaba influindo sobre a circulação do sangue;
E- Centro gástrico. Localiza-se no estômago. Regula a manipulação e assimilação dos alimentos, influenciando sobre as emoções e na sensibilidade, e sua apatia produz problemas estomacais;
F-Esplênico esta localizado na região do baço. É o responsável pelo funcionamento deste, regulando a circulação dos elementos vitais, que após circularem se eliminam pela pele, refletindo-se na aura. Quanto mais a absorção, mais poderoso será o magnetismo individual aplicáveis na cura;
G-Básico, esta localizado na espinha, sendo responsável pelos órgãos da reprodução. Estimula desejos e age sobre o sexo. Capta e distribui uma força primária servindo de reativação dos demais centros. Essa reativação se for feita assiduamente sobre este, acaba aumentando o instinto sexual, o qual deve ser feito com cuidado e de maneira ponderada;
H-Genésico ou genético se localiza no baixo ventre, acima do pênis ou vagina. Regula as atividades ligadas ao sexo, recebendo a influência do básico. Na reativação acaba aumentando o instinto sexual em grau imprevisível, podendo levar ao esgotamento e ao desequilíbrio, provocando às vezes a atuação dos Espíritos.

                          
Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

Meu email: getulicao@hotmail.com

domingo, 29 de novembro de 2015

COLETÂNEA DE MENSAGENS DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
JESUS CRISTO

Ele viveu na Palestina onde aos 30 anos iniciou a sua missão. Jesus revelou a chave para lidarmos com os nossos problemas. Veio e não teve medo de falar àquelas coisas que gostaríamos de dizer para aquelas pessoas que se julgam seres altos suficientes, e donos da razão, ou seja, do mundo material.
Jesus não somente ensinou, mas exemplificou aquilo que falava com amor, como amarmos o nosso próximo como a nós mesmos, pedir por aqueles que se titulam nossos inimigos e orar por eles.
Se conseguirmos colocar em prática os Seus ensinamentos, veremos que virão sanar todos os males da humanidade. Sua forte compaixão pela humanidade era uma das suas principais características.
Uma vez se utilizando de cinco pães e dois peixes, conseguiu matar a fome de 1.000 homens, entre eles mulheres e crianças.
Jesus foi a maior personalidade que passou por este planeta, onde curou doentes, cegos e aleijados, leprosos e surdos. Teve sempre seus opositores que nunca conseguiram provar nada contra Si; Ele provou a existência do Espírito e que ele é eterno com Suas aparições no seu corpo perispiritual, isso após o seu desencarne.                                                                                                               
Ele foi enviado por Deus em uma missão toda especial, onde se apresentou na Doutrina do amor, propondo uma nova ordem, onde a solidariedade fraternal estava acima de tudo. Surgiu assim como homem de luz, mexendo com a personalidade daqueles que mandavam e desmandavam na Terra, onde Ele sempre foi misericordioso com Seu sorriso, onde a sua Majestosa figura era a fascinação digna de um verdadeiro filho de Deus.
Sua palavra amiga era sempre pautada pela verdade, consolando aqueles que precisavam de amor e orientação, onde apareceram adeptos e servidores que se tornaram incansáveis através da abnegação. Trouxe a esperança e mostrou o caminho da luz, repudiando a hipocrisia. Levantou paralíticos, limpou leprosos, devolveu a visão para cegos propriamente ditos e outros pela vaidade e ambição.
Reanimou os desalentados e sofredores, dando em troca amor e certeza de melhores dias.
Sempre falou na Boa Nova que vem a ser uma cascata de luz e alegria, onde no fundo somos todos irmãos de um mesmo Pai Celestial, e que poderemos juntos mudar o mundo para coisas mais sérias, isto é cada um fazendo a sua parte. Falou que o amor vem a ser a chave de todas as situações e que espanta as sombras ameaçadoras, e que Deus existe e é bom, e que esta perto de nós, e que a Sua palavra vem a ser a tônica do amor que vem a ser o apoio e a esperança das nossas vidas, desde que se entreguemos a Ele.
Seu Espírito sobrepujou a matéria, provando que o Espírito existe e é eterno, e que esta mais vivo do que nunca, sendo o responsável pelo nosso planeta.
Em louvor a Ele foi criado o Cristianismo, onde esta registrada toda a sua vida, espelhada no Evangelho Segundo o Espiritismo.
Passado todo este tempo e o Seu reino ainda não é deste mundo, pois tudo indica que teremos que passar uma longa trajetória pela frente, onde a sua mensagem é esquecida por alguns e deturpada por muitos, como pessoas que vivem distantes dos seus ensinos e exemplos.
Ao percorrermos a estória da humanidade encontraremos ainda resto do seu perfume que era indelével, e indica que Ele esteve por aqui e que esta conosco em Espírito grandioso.
Nascido na quietude de uma noite anunciada por um coro de vozes celestiais cresceu em um ambiente do lar, da oficina a escola, e quando adulto buscou os homens para espalhar a sua doce fragrância, onde estratos de estrelas saiam da sua boca onde quer que estivesse dado a delicadeza de sua presença a todos impregnava.
Ele se submeteu a ricos e poderosos que pensaram serem os vencedores, mas Jesus venceu a todos com Sua grandeza e beleza, onde surgiram os Evangelhos de Mateus e de Marcos, Lucas e João. Com esse acontecimento acabou servindo para abrirmos as páginas do Evangelho Segundo o Espiritismo, onde encontraremos todos os ensinamentos do Cristo, que por certo servirão como preparo psicológico para todas as horas.
Jesus se quisesse poderia ter ficado rico, mais fazia parte da sua missão que era para amparar e fazer justiça para o lado dos mais humildes, ou seja, dos mais carentes, onde surgiram
“Santos” e heróis, e muitos servidores incansáveis.
Se percorrermos a estória da humanidade, ainda encontraremos o seu perfume que indica que passou por aqui alguém muito especial.
Quanto você estiver triste e desiludido, procure descerrar uma página do Evangelho Segundo o Espiritismo, e permita se envolver com o seu perfume que ainda persiste conosco.


Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.






sábado, 28 de novembro de 2015

OS DESIGNIOS DE DEUS

Quantas vezes escutamos as pessoas dizendo seja o que Deus quiser?
Perguntamos será que foi a vontade de Deus realmente? Isto acontece muito quando acontece algo de grave nas nossas vidas, sendo comum a revolta tomar conta do nosso ser. Mas por que se revoltar se em nossas preces se dizemos, seja feita a Vossa vontade assim na Terra como nos Céus. E se Ele cumpre o solicitado, porque devemos nos revoltar, e porque brigamos com Ele? Parece que somos eternas crianças, que revoltávamos com nossos pais quando eles não atendiam as nossas solicitações. Somente quando adultos e que vamos compreender o porquê de tantas coisas que não gostamos, mas que nos ajudaram a formar o nosso caráter. Isto acontece com Deus às vezes, mas não vem a ser castigo, porque Ele não castiga ninguém, e sim a natureza que age dentro das Suas leis. O que plantarmos haveremos de colher.
Devemos sempre compreender o nosso Paizão que não nos abandona nunca, e sim nos que se distanciamos Dele, e Ele deixa pelo nosso livre arbítrio.
Temos que entender que a vida tem sempre os seus por quês, veja antes de nascermos aqui pedimos para enfrentarmos algumas coisas de encarnações passadas que ficamos devendo. Por isso que algumas pessoas sofrem mais do que as outras, uns são, outros aleijados, uns ricos outros pobres. Os desígnios de Deus são sempre pautados pela lei do amor, se sofremos é para sermos lapidados para chegarmos um dia sermos um “Espírito Santo”, nem que leve anos e mais anos.
Todo desafio que nos ocorre, seja ele no campo material ou Espiritual, é sempre um motivo para vencermos as barreiras, e tem maior sabor quando foram difíceis.
Jamais devemos encarar perdas, tropeços, carências afetivas, financeiras, como se fosse um castigo de Deus, ou como obras do acaso. São sempre oportunidades que a vida nos oferece, para tornarmos mais fortes, porque o grande homem se faz pelas necessidades.
Jesus nos lembra, que até os fios de nossos cabelos estão contados, tal o cuidado do nosso paizão.
Dessa forma devemos aceitar com o coração leve, a alma aberta, para estes desafios que a vida nos oferece.
Devemos perceber neles a lição que carregamos conosco, e cada vez que oramos devemos colocar em pratica o que dizemos, seja feita a Sua vontade.

Bibliografia: Momento Espírita. Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
 Curitiba. PR

Visite meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

NATAL

Para vocês que todos os anos esperam com ansiedade chegar a data do Natal, queremos dizer que não se trata apenas de Papai Noel, ou uma data festiva. Ele representa a data do nascimento do nosso menino Jesus, que mais tarde quando adulto trouxe para nós a boa nova, cujos ensinamentos se forem colocados em pratica, teremos um preparo psicológico para a vida em si.
O Natal significa também a expressão caridade, e quem não a pratica desconhece o encanto do mar, que incessantemente acaricia a praia num vai e vem constante...
Natal vem a ser também fraternidade, e a vida sem ela é como um rio sem leito, uma noite sem luar, uma criança sem sorriso, uma estrela sem luz.
Mas o Natal significa também união entre as pessoas, e os povos. Sem a união é como um barco sem leme, um pássaro sem asas, um navegante perdido no oceano.
Natal vem a ser a expressão mais pura do amor, e a vida sem amor é desabilitada para a paz, porque em sua intimidade não sopra a brisa suave do amanhecer, e nem se percebe o cenário multicolorido do crepúsculo.
Viver sem paz é como navegar sem bússola em noite escura. É desconhecer os caminhos que enaltecem a alma e que dão sentido à vida.
Enfim a vida sem amor é mera ilusão.
Natal é como uma esperança festiva que derrama bênçãos de consolo e amparo, espalhando pela Terra as promessas de um mundo melhor, dentro dos padrões de vida que Jesus deixou estabelecido do amor.
Que este Natal seja para nós, mais que uma festa e troca de presentes. Que ele seja o revoa de melhores dias no nosso modo de viver, conforme o modelo trazido pelo nosso amável Jesus Cristo, cuja passagem acabou dando origem ao Natal.

Esta mensagem como muitas, não visa lucros, e sim ampliar a divulgação da Doutrina Espírita. Tudo é gratuito e de uso público. A nossa intenção também é ajudar a humanidade da qual fazemos parte.

Que neste Natal, o Espírito dele possa tomar conta das nossas vidas e de nossos familiares.


Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado. Meu blogger: getuliomomentoespirita.Blogspot.com

OS FALSOS CRISTOS, FALSOS PROFETAS E SEUS SEGUIDORES.

Dentro de várias religiões, existe sim trabalhadores abnegados e devotados no bem estar da humanidade. Digo isto porque a nossa Terra não possui aqui somente Espíritos encarnados ruins e gananciosos. Dizemos isto porque, quando o Espírito atinge ao seu ponto máximo, Ele reencarna com uma missão para ajudar o seu próximo.
Escrevemos isto porque, muitos pregam a palavra de Deus mais não às praticam, e fazem da sua religião um meio de sobreviver. Mas toda regra existe as exceções, e não vamos generalizar as coisas, não é por um falso Cristo e outros, que devemos condenar uma religião. A religião não salva, e sim ajuda a pessoa a chegar ao seu ponto máximo, trazendo palavras de incentivo e amor, e quando preciso o preparo devido para que a pessoa possa encarar o seu carma livre de ônus.
A nossa Doutrina não tem o intuito de apontar erros de certos religiosos, mais sim a de mantermos a vigilância, estando espertos, e não desperdiçarmos tempo, assim como não deixarmos levar pelas ideias e ações prejudiciais ao nosso semelhante e a nós mesmos.
Com o sentido de alertar, vamos enumerar algumas palavras de Jesus quando aqui esteve, porque existe sim a enganação generalizada partindo de pessoas desumanas:

Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganado e sendo enganados.
Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão.
Igualmente hão de surgir falsos profetas, e enganarão a muitos.
Porque hão de surgir falsos Cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
Existem também os de tipo que falam mansos, que não servem ao Cristo e sim ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam corações dos inocentes. O alerta é para que ninguém nos engane com palavras persuasivas. São enganadores chamado de anticristo. Que ninguém nos engane, porque não sucedera sem que venha primeiro a renunciar e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição.
Muitos serão aqueles que acharão difícil de crer que o Anticristo e o falso profeta realizarão o tal “milagre” que não existe, e sim dádivas de Deus, porque todo milagre vem a ser um fenômeno paranormal, não existindo nada de sobrenatural.
Acreditemos ou não, que é possível sim nos enganar, mas devemos sempre estar atentos orando e vigiando os nossos pensamentos, e colocando em pratica a fé raciocinada. Temos sim que colocar em pratica os ensinamentos de Jesus, e estuda-los, porque somente como ouvintes estaremos nos enganando.
Se dissermos que não temos pecado nenhum, estaremos nos enganando, e a verdade não estará conosco.
Como não se deixar ser enganado?
Os Cristãos não devem acreditar em qualquer coisa! Em vez disso, nós somos aconselhados a por tudo a prova. Isso significa que qualquer visão, sonho, profecia, ensino, testemunho, experiência, sentimento, e outros, devem ser comparados às mensagens que possam vir, analisando se aquilo que vem nos trás a pás e amor e tranquilidade, e sem ônus, porque Jesus nos recomendou, darmos de graça aquilo que recebemos.
Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
Curitiba. PR. Brasil
getulicao@hotmail.com

Quer saber mais, visite o meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

OS PORQUÊS DA VIDA

Eu sempre digo que na nossa vida terrena sempre tem um por quê?
Começo perguntando por que todos nós não somos ricos?
Eu diria inicialmente porque se assim fosse, nenhum de nós faríamos coisa alguma porque teríamos tudo e de tudo.
Mas vamos dizer que a pessoas humanas não são iguais por não serem igualmente inteligentes ativas e laboriosas para adquirir, e nem sóbrios e previdentes para conservar.
Se a riqueza fosse repartida com
 igualdade, cada um teria uma parcela mínima e insuficiente, e o equilíbrio em pouco tempo estaria desfeito devido à diversidade das possibilidades das pessoas.
Nessa divisão, mesmo sendo durável, tendo cada um somente com o que viver, o resultado seria o aniquilamento de todos os grandes trabalhos que incentivam o progresso e o bem estar da humanidade. Dizemos isto porque Deus concentra a riqueza em certos pontos, para que ela seja aumentada e dividida em quantidade suficiente, de acordo com as necessidades das pessoas.
Deus concedeu a riqueza e o poder, e a outros a miséria, para experimenta-los de modos diferentes. Além disso, estas provas foram escolhidas pelos próprios Espíritos antes de reencarnarem. Tanto a prova da desgraça quanto a riqueza são difíceis. A miséria provoca as queixas contra a Providência Divina, e a riqueza estimula a todos o excesso.
O rico esta sujeito a maiores tentações, porém dispõe de maiores meios de praticar a caridade, só que nem sempre faz, porque se torna egoísta e insaciável. Com a riqueza suas necessidades aumentam e nunca julga possuir o bastante para si.
Perante a Deus todos são iguais, todos tendem para o mesmo fim, pois Deus fez as leis para todos.Todos nascem igualmente fracos, estando sujeitos as mesmas dores e o corpo do rico se destrói como do pobre.
Deus não concedeu a nenhuma das pessoas superioridade, nem pelo nascimento, nem pela morte do corpo físico.
A desigualdade não é obra de Deus e sim da humanidade. Deus não castiga ninguém, e sim a pessoa planta e colhe aquilo que plantou.
Se a humanidade quiser que a desigualdade desapareça tem que se despojar do orgulho, da inveja e da vaidade. Tem pessoas que acham que vieram com o sangue azul, onde somente o Espírito é mais ou menos puro, dizemos isto porque ainda esta habitando este planeta de espia a ranger de dentes.
Os que abusam da sua posição social para em proveito próprio oprimindo os fracos, um dia se tornarão oprimidos, onde renascerá numa existência em que terá que sofrer tudo o que tiverem feito sofrer os outros, onde prevalecerá a lei da ação e reação, ou seja, causas e efeitos.
Em todas as posições sociais a pessoa sempre reclama que não é feliz, e isto vem a provar que a felicidade não é deste mundo, mais sim momentos felizes.
Portanto irmãos, vamos plantar boas sementes para que possamos colher bons frutos, devemos lembrar que tudo aquilo que fizermos de bem ou de ruim voltará para nós, e hoje volta a jato.
Bibliografia: Internet. Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
 Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

 Curitiba. PR

SORRIR.

Senhor, não permita jamais que eu me esqueça de sorrir com o coração - e sorrir muito, todos os dias!
Quando raiar o sol e meus olhos se abrirem para a vida, que o sorriso seja a meu primeiro louvor, agradecendo o novo dia que amanhece!...
Em meu lar, que seja ele o precursor da palavra serena e do diálogo amistoso, para que meus familiares, assim como eu, possam iniciar o seu dia entre as melhores vibrações de paz e bom ânimo!
Sem a claridade do riso, tudo é mais triste, sombrio!...
Sem a bênção da alegria, os semblantes são frios e as palavras rudes, qual que imensa desolação envolvesse a todos, negando-lhes desenvoltura e euforia - acompanhantes obrigatórios das determinações felizes!...
Sorrir alivia o coração e desafoga a alma, recolocando harmonia e pacificação no lugar da irritação e do mau humor. Trazer a luz do sorriso no rosto é iluminar estradas e transeuntes, fazendo de seu portador um pequenino imã a atrair simpatia e cooperação...
Aquele que sorri sinaliza o Bem, aonde quer que esteja.
Abençoa-me hoje, Senhor, e faz de mim um foco de alegria a espargir o melhor aos meus companheiros de estrada, para que amanhã, quando eu estiver triste e desanimado, o sorriso que eu despertei nos outros possa ser o remédio salutar que me trará de volta a vontade viver e lutar, porque o sorriso é assim como um raio de luz: embora pequeno transpassa todas as sombras, e onde toca sempre produz calor, alegria e refazimento..

Assim seja!
André Luiz, IDEAL André, 12.03.2003*

OS TORMENTOS VOLUNTÁRIOS

Aqui no nosso planeta as pessoas geralmente correm atrás da felicidade que é mesclada. Uns procuram nas coisas perecíveis e sujeitas as mesmas reveses, como nos prazeres materiais, quando a felicidade esta na vida Espiritual, na vida futura.
Aqui os maiores tormentos são a inveja e o ciúme, pois aquilo que eles não possuem acaba lhes dando a cobiça e lhes causando insônia, onde o sucesso dos outros acaba lhes causando vertigem.
A alegria deles esta em provocar nos insensatos como eles, a cólera do ciúme.
Estas pessoas desconhecem que amanhã ou depois, terão que deixar tudo isto para traz, e que não levarão nada consigo desta vida, a não ser o seus atos.
Tudo que lhes é dado vem a ser por empréstimo para viverem aqui, e que um dia terão que deixar tudo aqui, até o corpo físico.
A palavra de Jesus, Bem Aventurados os aflitos, porque serão consolados, jamais será aplicada para estas pessoas.
Quantos sofrimentos estas pobres pessoas devem ter, porque estão concentradas naquilo que os outros possuem, e não sabem valorizar o quando eles possuem, e tentam ser mais daquilo que são. O certo é ser aquilo que é, sempre procurando valorizar aqui que tem, e pensar quantos não gostariam de estarem no seu lugar.
Dou um exemplo daquele cidadão que comia todos os dias banana, e um dia olhou para traz e viu que lá vinham diversas pessoas comendo a casca.
Se contentar com aquilo que tem, e procurar através do seu esforço melhorar o seu padrão de vida, ai sim perante a Deus terá muito valor. Mas o que conta mesmo do lado dela, não são as coisas materiais, e sim as obras de cada um.
La não será perguntado se foi rei ou rainha, se era rico ou pobre, e quem julgará cada um vem a ser a própria consciência.
Na vida cada um vem a ser aquilo que pediu para vir para cá quando reencarnam. Pois antes de nascerem, foram colocadas diversas situações que ficaram devendo em encarnações passadas, e cada um a escolheu para tentar se regenerar.  Se não escolherem a Providência Divina escolherá.
Na vida sempre tem um por quê?
Muitos me perguntam, por que uns pobres e outros ricos, uns sãos e outros aleijados.
Cada um vem para cá de acordo com as suas obras, tudo aquilo que se planta colhe-se.
Por isso torna-se necessário que cada um faça o máximo de esforço para estar em dia com as leis de Deus.
O importante é quando se deitar e a sua consciência dizer, nada tenho contra o meu irmão.
Tem muita gente que pensa que tudo isto vem a ser um castigo de Deus, coisa que não é verdade. Deus criou a Natureza e esta sim age dentro das Leis de Dele.

Bibliografia: O Evangelho Segundo o Espiritismo. Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado. Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

Curitiba. PR

terça-feira, 24 de novembro de 2015

PAI

Todos nós tivemos uma experiência com a convivência com o nosso pai, e recordamos com saudades algumas passagens, onde algumas não entendíamos naquela época o porquê de certas coisas. Hoje investido como pai e avô, muita coisa que não admitia e não entendia no passado, hoje tenho as respostas na língua.
No fundo da minha alma, ainda recordo e procuro lembrar mais dos momentos felizes em que passamos juntos, e posso dizer que foi uma grande experiência que tive e valia.
As boas procuro me espelhar, e as ruins não copiar em nada e sim fazer ao contrário.
Meu pai para mim foi o exemplo de honestidade e de outras grandes virtudes, pois procurava jogar limpo, e ser uma pessoa justa.
Ele era do exercito Brasileiro e exercia a patente de Capitão do exercito, e como tinha na sua responsabilidade dez filhos, seis homens e quatro mulheres, onde cada um tinha a sua personalidade e seus jeitos, acho que não era fácil dirigir uma família grande.
 Às vezes tinha que ser áspero em alguns detalhes, pois as coisas às vezes tendia para o lado duro de se roer.
Mas acho que para mim foi uma grande escola e de um grande professor, onde ele impunha a moral dentro de casa e minha mãe o amor.
Recordo quando ele retornava do exercito a pé, e eu procurava recebê-lo no portão da nossa casa com muita alegria e prazer. Logo após eu ia sentar no seu colo, e ele me dizia mexendo no meu nariz, lico licote nariz de pilote. Claro que me lembro das suas broncas quando aprontava as minhas malandragens, principalmente quando trazia o meu boletim para ele assinar, e o seu incentivo quando acertava as coisas.
Para mim nunca faltou nada, embora numa família grande as coisas às vezes apertam. Ele foi também aquele que me deu a iniciação da religião Espírita e hoje sinto ser ele um dos meus Mentores Espirituais, que me inspiram a escrever e outros.
Na acústica da minha alma, quando estou escrevendo ainda pressinto a sua presença.
Recordo alguns passeios onde era duro sair com ele, pois a cada passo tínhamos que parar para cumprimentar os seus amigos que eram muitos, pois escrevia nos jornais e fala na radio, onde divulgava a nossa religião.
Quando da nossa adolescência, quantos cuidados ele dispensava, queria saber quem eram os meus companheiros, com quem sai, onde estive. Deixava a gente ir ao baile e queria que estivéssemos dez horas em casa, quando o baile estava começando, e quantos subterfúgios tinha que fazer como enrolar uma coberta e cobrir na minha cama para ele pensar que eu estava dormindo. E para entrar em casa, tinha que ter a colaboração de meus irmãos para jogar a chave para mim. Meio dia era a hora de almoçarmos e se chegasse tarde, a mãe tinha que dar um jeito. Seis horas da manhã sem exceção tínhamos que estar em pé e com a cama arrumada, se não a radio relógio do Rio de Janeiro tomava conta de tudo. Que saudades meus irmãos.
Hoje como eu disse, tenho dois filhos que não me incomodam, e o que foi de bom que eu aprendi passo para eles, daquele que se foi há muitos anos.
Hoje olho meus netos, meus filhos adultos, e lembro que talvez não seja um grande pai ou avô, mas como ele disse, procuro ser o melhor amando-os com o meu jeito.
Por isso hoje escrevo, onde um dos meus irmãos diz que não temos vez nem no dia dos pais, pois é um mês frio, mês de cachorro louco, mas o que fazer, temos que dar a volta por cima disto tudo.
É por isso que vem a minha gratidão que cresce no meu peito, e explode de tanta satisfação e afeto que tenho por ele. Ele vive hoje no meu pedestal, é meu herói o meu bandido. Me sinto uma criança outra vez, abraçado a ele e que me embalou em seus braços fortes com a mesma canção de ninar cheia de amor.
Para vocês crianças amem seus pais, e procurem colaborar com eles, facilitando as suas tarefas, não só no dia dedicado a nós, diga que nos ama.
Olha tudo o que nos procuramos fazer, sei que não é tudo, mas é feito com amor e carinho, sempre voltado para o melhor, porque as vezes nem tudo depende de nós.
Eis porque amigos a infância tem um caráter primordial em nossas vidas, porque é nesse período de repouso para o nosso Espírito, que nos preparamos para o futuro e para as lutas do mundo. Amem seus pais, pois quando forem adultos vão ver a que as coisas são diferentes daquilo que pensamos.



Mensagem baseada na  mensagem escrita pelo momento Espirita, e reescrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

 Curitiba. PR. Brasil.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015


MENSAGEM DO DIA
Os nossos heróis
Passamos boa parte da nossa existência cultivando imagens de heróis.
Até que um dia o pai herói começa a passar o tempo todo sentado, resmunga baixinho e puxa uns assuntos sem pé nem cabeça.
A heroína do lar começa a ter dificuldade de concluir as frases e dá de implicar com a empregada.
O que papai e mamãe fizeram para caducar de uma hora para outra? Envelheceram…
Nossos pais envelhecem. Ninguém havia nos preparado pra isso.
Um belo dia eles perdem o garbo, ficam mais vulneráveis e adquirem umas manias bobas.
Estão cansados de cuidar dos outros e de servir de exemplo: agora chegou a vez deles serem cuidados e mimados por nós, nem que pra isso recorram a uma chantagenzinha emocional.
Têm muita quilometragem rodada e sabem tudo, e o que não sabem eles inventam.
Não fazem mais planos a longo prazo, agora dedicam-se a pequenas aventuras, como comer escondido tudo o que o médico proibiu.
Estão com manchas na pele. Ficam tristes de repente. Mas não estão caducos: caducos ficam os filhos, que relutam em aceitar o ciclo da vida.
É complicado aceitar que nossos heróis e heroínas já não estão no controle da situação.
Estão frágeis e um pouco esquecidos, têm este direito, mas seguimos exigindo deles a energia de uma usina. Não admitimos suas fraquezas, seu desânimo.
Ficamos irritados e alguns chegam a gritar se eles se atrapalham com o celular ou outro equipamento e ainda não temos paciência para ouvir pela milésima vez a mesma história que contam como se acabassem de tê-la vivido. Em vez de aceitarmos com serenidade o fato de que as pessoas adotam um ritmo mais lento com o passar dos anos, simplesmente ficamos irritados por eles terem traído nossa confiança, a confiança de que seriam indestrutíveis como os super-heróis. Provocamos discussões inúteis e os enervamos com nossa insistência para que tudo siga como sempre foi.
Essa nossa intolerância só pode ser medo. Medo de perdê-los, e medo de perdermos a nós mesmos, medo de também deixarmos de ser lúcidos e joviais.
Com todas as nossas irritações, só provocamos mais tristeza àqueles que um dia só procuraram nos dar alegrias.
Por que não conseguimos ser um pouco do que eles foram para nós?
Quantas noites estes heróis e heroínas passaram ao lado de nossa cama, medicando, cuidando e medindo febre? E nós ficamos irritados quando eles se esquecem de tomar seus remédios e, ao brigar com eles, os deixamos chorando, tal qual crianças que fomos um dia.
É uma enrascada essa tal de passagem do tempo. Nos ensinam a tirar proveito de cada etapa da vida, mas é difícil aceitar as etapas dos outros...
Ainda mais quando os outros são nossos alicerces, aqueles para quem sempre podíamos voltar e sabíamos que estariam com seus braços abertos, que agora estão dando sinais de que um dia irão partir sem nós.
Façamos por eles hoje o melhor, o máximo que pudermos, para que amanhã, quando eles já não estiverem mais aqui conosco, possamos lembrar com carinho de seus sorrisos de alegria e não das lágrimas de tristeza que tenham derramado por nossa causa.
Afinal, nossos heróis de ontem serão nossos heróis eternamente: nosso pai e nossa mãe.
MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário


domingo, 22 de novembro de 2015

A VIAGEM DE TREM
Um dia desses li um livro, que comparava a vida nossa com uma viagem de trem. Uma comparação, porque a nossa vida é comparada a uma viagem dentro dele...
Cheias de embarques e desembarques, de pequenos acidentes pelo caminho, de surpresas agradáveis com alguns embarques, e de tristeza com os desembarques.
Quando nascemos ao embarcar nesse trem, encontramos duas pessoas que, acreditamos que farão essa viagem conosco até o fim:
... Nossos pais, coisa que não é verdade, porque em alguma estação eles desembarcarão, deixando-nos órfãos de seus carinhos, proteção, amor e afeto. Mas isso não nos impede que durante a viagem embarquem pessoas interessantes, e que virão a ser especiais para nós:
Nossos irmãos, amigos e amores.
Muitas pessoas tomam esse trem a passeio, e outras fazem a viagem somente experimentando somente tristeza, outras que passam de vagão a vagão, prontas para ajudarem aos outros, onde muitos descem deixando saudades eternas. Outras quando deixam seus assentos, ninguém sequer percebe.
Curioso que alguns passageiros acomodam-se em diferentes vagões, onde isso nos obriga a fazer essa viagem separados. Mas isso não nos impede de atravessarmos o nosso vagão e chegarmos até eles.
O difícil é aceitarmos que não podemos sentar ao lado deles, porque outras pessoas podem ocupar o lugar. Essa viagem é assim:
Cheia de atropelos, sonhos, fantasias, embarques e desembarques. Sabemos que esse trem jamais voltará. Devemos fazer essa viagem da melhor maneira, tentando manter o bom relacionamento com todos, lembrando que em algum momento do trajeto poderão fraquejar assim como nós podemos, e alguém nos atenderá.
O grande mistério é que não sabemos em qual estação desembarcaremos. Fico pensando, que quando eu descer se não virei a sentir saudades: De meus filhos, que possivelmente estarão viajando sozinhos, de meus amigos, dos amores da minha vida. Mas me agarro na esperança de que em dia estaremos na estação principal, e teremos emoção de vê-los chegar com a sua bagagem que não tinham, e que eu ajudei a serem felizes, pois de alguma forma eu colaborei para que essa bagagem tenha crescido e se tornado valiosa.
Agora nesse momento, o trem diminui sua velocidade para que embarquem e desembarquem pessoas, e a minha expectativa é que a medida que o trem for diminuindo a velocidade é de quem entrará e sairá?
Nós gostaríamos que você pensasse nesse trem, não somente na morte do corpo físico, mas também no final de uma estória, pois que uma ou várias pessoas a construíram, e que por algum motivo deixaram desmoronar. Ficamos felizes por que, percebemos que certas pessoas como nós, tenham a capacidade de reconstruir para recomeçar. Isso é sinal de garra e de luta, é saber viver, e tirar o melhor de “todos os passageiros”.
Queremos agradecer por você fazer parte dessa viagem, e que por mais que os nossos assentos não estejam lado a lado, com certeza o vagão será o mesmo.


Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com



A SAUDADES

Vencido pela profunda angústia da minha mágoa, despertei quando o jovem rosto da manhã adornado de luz e o mar de nuvens viajeiras, me convidaram para o banquete do dia.
Levantei e percebi que não fora um pesadelo... A presença da sua ausência era a mais pura e triste realidade...
Não sei dizer ao certo se é a presença da ausência ou a ausência da presença ou, talvez seja, simplesmente, saudade...
Lá fora tudo respirava perfume e os braços do vento, carregando o pólen da vida, cantavam nos ramos do arvoredo delicada canção...
Saí a correr, tentando fugir da furna escura dos meus padecimentos.
A presença invisível do bem-amado fazia-me arder em febre de ansiedade, enquanto os pés ligeiros das horas corriam à frente impondo-me fadiga e desconforto...
Embriagado pela saudade, meu ser ansiava pela paz...
Em vão tentei exaurir as forças para livrar-me da dor, mas não lograva libertar-me do punhal da melancolia cravado no coração, e da lembrança da sua ausência...
Quando, enfim, a tarde se escondeu no longe das montanhas altaneiras, outra vez tombei em mim mesmo, extenuado e só...
Naquele momento desejei que o Todo Poderoso me dominasse com os fortes recursos da Soberana Misericórdia, livrando-me de mim mesmo...
Parecia que não mais suportaria o espinho da saudade cravado em meu peito, já dorido e exausto...
A ausência da sua presença queimava as fibras mais sutis da minha alma.
E a presença da sua ausência feria-me o coração dilacerado e só...
A noite devorou o dia e, ao escancarar a sua boca negra, mostrou a primeira estrela engastada no manto escuro, vencendo as sombras...
Minutos depois, miríades de astros brilhantes compuseram o diadema da vitória total da luz...
Só então, solitário e meditativo, compreendi como a minha canção de dor chegara ao ouvidos do Criador, que me respondeu em vibrações fulgurantes de esperanças à distância...
Só então compreendi que não há escuridão que resista a um simples raio de luz, e decidi acender a chama da esperança em minha alma.
E, só então, pude ouvir o Sublime Cancioneiro do silêncio e Suas melodias repletas de sons e paz, convidando-me a confiar em Seu infinito poder e entregar-me aos braços suaves da esperança...
*   *   *
Se o manto escuro da saudade pesa sobre os seus ombros, ilumine-se com as pérolas da oração sincera em favor do bem-amado que partiu.
Preencha a ausência da presença com a lembrança dos momentos compartilhados nas horas alegres, e confie no reencontro feliz.
Redação do Momento Espírita, com base no cap. LII do livro
Estesia, pelo Espírito Rabindranath Tagore, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
Disponível no livro Momento Espírita, v.1 e no CD Momento Espírita, v.4, ed. Fep.


sábado, 21 de novembro de 2015

PARENTES DIFÍCEIS
           
Devemos procurar compreender e perdoar as incompreensões, ciúmes e a intolerância de todos aqueles que a Divina Providência deixou viver sob o mesmo teto nosso. Nem sempre os nossos parentes são nossos amigos. O amigo mais chegado às vezes vem por via indireta.
Abençoada lei da justiça e do amor, que vem a ser a reencarnação, e que nos proporciona quitar débitos com os nossos adversários de ontem, vivendo hoje conosco sob o mesmo lar, às vezes na condição de pais, mães, filhos, irmãos e cunhados... No lar ao lado de almas queridas, encontramos também antigos desafetos, que a sabedoria Divina colocou ao nosso lado com a oportunidade de reconciliação e resgate.
Diante do parente difícil, devemos por em prática a compreensão da paciência e do perdão.
Vamos aproveitar a oportunidade de caminharmos juntos, pois talvez no futuro podemos encontrar a reconciliação.
O Bom Espírito Emmanuel nos alerta, que toda antipatia deve morrer para o lugar da simpatia.
Vamos perdoar sempre, pois na carne só enxergamos uma face da moeda de nossas existências. A outra face só será revelada quando estivermos no mundo Espiritual, porque no lugar de sermos vítimas podemos ser algozes.
Vamos lembrar que não temos parentes que sonhamos, e sim o que merecemos. Estamos situados na família certa, junto a pessoas mais adequadas a nossa evolução. Vamos nos esforçar para amá-los, tendo para com eles, os nobres sentimentos do perdão, da tolerância, da resignação e da paciência.

Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

 Curitiba. PR. Brasil.