sábado, 25 de maio de 2024

O LIVRO DOS ESPÍRITOS. CAPÍTULO VI. LEI DE DESTRUIÇÃO. FLAGELOS DESTRUIDORES.

 


 

O LIVRO DOS ESPÍRITOS. CAPÍTULO VI.LEI DE DESTRUIÇÃO.FLAGELOS DESTRUIDORES.

https://www.ipeak.net/pt/imagens/ico_fonte.gif

 



Para conseguir a melhoria da Humanidade não poderia Deus empregar outros meios, que não os flagelos destruidores?

“Sim, e os empregam todos os dias, pois que deu a cada um os meios de progresso pelo conhecimento do bem e do mal. O homem, porém, não se aproveita desses meios. Necessário, portanto, que se torne castigado no seu orgulho e que se faça sentir as suas fraquezas.”

a) – Mas esses flagelos tanto sucumbem o homem de bem como o perverso. Será justo isso?

“Durante a vida, o homem tudo refere-se ao seu corpo; entretanto, de maneira diversa pensa depois da morte. Agora, conforme temos aqui, a vida do corpo bem pouca coisa é. Um século no nosso mundo não passa de um relâmpago na eternidade . Logo, nada são os sofrimentos de alguns dias ou de alguns meses, de que tanto vos queixais. Representam um ensino que se vos dá e que vos servirá no futuro. Os Espíritos, que preexistem e sobrevivem a tudo, formam o mundo real (85). Esses os filhos de Deus e o objeto de toda a Sua solicitude. Os corpos são meros disfarces com o que aparecem no mundo. Por ocasião das grandes calamidades que dizimam os homens, o espetáculo é semelhante ao de um exército daqueles soldados, durante uma guerra, ficam com seus uniformes estragados, rotos, ou perdidos. O general se preocupa mais com seus soldados do que com os uniformes deles.”

b) – Mas nem por isso as vítimas desses flagelos deixam de o ser.

“Se considerarmos a vida como ela é, e quão pouca coisa representa com relação ao infinito, menos importância daríeis a isso. Em outra vida, essas vítimas encontrarão ampla compensação aos seus sofrimentos, se tiverem de suportá-los sem murmurar.”

Venha por um flagelo a morte, ou por uma causa comum, ninguém deixa por isso de morrer, desde que haja soado a hora da partida. A única diferença, em caso de flagelo, é que o maior número parte ao mesmo tempo.

Se, pelo pensamento, pudéssemos elevar-nos de maneira a contemplar toda a Humanidade e abrangê-la em seu conjunto, essas tão visíveis flagelos não nos pareceriam mais do que passageiras tempestades no destino do mundo.

BIBLIOGRAFIA. O LIVRO DOS ESPÍRITOS. MATÉRIA DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.