quinta-feira, 28 de agosto de 2025

COMO SE PROCESSA A REENCARNAÇÃO.


 

REENCARNAÇÃO.

COMO SE PROCESSA A REENCARNAÇÃO.

PESQUISA GOOGLE.

No Espiritismo, a reencarnação é um processo planejado para a evolução do espírito, envolvendo a escolha de um corpo físico e um lar para reparar erros de encarnações passadas, aprender lições e evoluir moralmente através de missões, provações e expiações, num ciclo de várias existências para a busca da perfeição do espírito. O espírito, após desencarnar, permanece no mundo espiritual, de onde se prepara para uma nova encarnação, sendo ligado a um novo corpo e aos seus familiares.

Antes da Reencarnação (no plano espiritual)

  • Planejamento e Preparação:

Os espíritos que reencarnam têm seu processo traçado no plano espiritual por guias espirituais, de forma a atender suas necessidades de aprendizado e evolução.

  • Escolha do Lar e dos Familiares:

O espírito liga-se magneticamente à futura família, muitas vezes por meio de laços de vidas passadas, com o objetivo de resolver questões pendentes e evoluir em conjunto.

  • Preparação do Corpo Físico:

No plano espiritual, o "mapa genético" e o plano para a nova encarnação são traçados, considerando o corpo e as circunstâncias necessárias para as lições de vida.

Durante a Reencarnação (no corpo físico)

  • Integração Perispírito-Feto:

O perispírito (corpo espiritual) se integra ao corpo físico do embrião, com o estabelecimento de uma conexão mais sólida na região cerebral.

  • Missão, Provação ou Expiação:

Cada encarnação tem um propósito:

    • Missão: Tarefas e poderes conferidos para realizar algo grandioso, embora a minoria dos espíritos a cumpra.
    • Provação: Oportunidade de aprender e reparar erros cometidos no passado, através de novas provas.
    • Expiação: O espírito pode ser levado a passar por circunstâncias difíceis para "pagar" por faltas de vidas anteriores.
  • Livre-Arbítrio:

O planejamento reencarnatório inclui o livre-arbítrio, ou seja, as escolhas do indivíduo na vida influenciam diretamente seu progresso e aproximação ou afastamento do objetivo espiritual.

Após o Desencarne (fim da vida)

  • Afastamento da Matéria:

O espírito se desprende da matéria e retorna ao mundo espiritual, onde passará por um período de repouso, aprendizado e preparação para o futuro.

  • Ciclo Contínuo:

O ciclo reencarnatório se repete, garantindo que os espíritos, através de sucessivas vidas, tenham a chance de reparar seus erros, evoluir moralmente e se aproximar da perfeição.

  • Reencarnação: entenda melhor a base da doutrina Espírita - Terra

21 de out. de 2021 — O processo de reencarnação nunca acontece sem um objetivo ou motivo, pois os seres podem estar em missão, provação....

Terra

  • O PROCESSO DA REENCARNAÇÃO

A Singularidade de Cada Reencarnação: * Na fase embrionária, o perispírito começa a se integrar ao feto através dos sistemas circ...

Grupo de Estudos Apométrico Alvorecer

muito importante.

vida após a morte



Espiritismo.tv

https://espiritismo.tv › Vocabulario › vida-apos-a-morte

 

A doutrina espírita nos ensina que o processo de desencarne é algo que depende muito de cada pessoa e de como ela viveu sua vida. Não existe uma regra geral que ...

A reencarnação cura os dolorosos laços do passado



Espiritismo em foco

https://espiritismoemfoco.com › a-reencarnacao-cura-os...

 

2 de out. de 2023 — A reencarnação no Espiritismo, como processo de aprendizado e evolução. · As simpatias e antipatias gratuitas são explicadas pela reencarnação, ...

3 tipos de reencarnação: missão, prova e expiação! ...



Astro Centro

https://www.astrocentro.com.br › tipos-reencarnacao

 

19 de jul. de 2021 — Para a doutrina espírita, existem 3 tipos de reencarnação, que envolvem: missão, prova e expiação.

MENSAGEM DIVULGADA PELO MÉDIUM INTUITIVO E INSPIRADO GETULIO PACHECO QUADRADO.

 

REENCARNAÇÃO.


 

 

REENCARNAÇÃO

                              

A reencarnação vem a ser uma oportunidade que Deus nos da, para tentarmos reabilitarmos de nossos erros do passado e talvez do presente.

Às vezes não aceitamos a condição de como viemos a reencarnar, mas é bom que saibamos que na vida sempre tem o seu por quê?  É bom que quando reencarnamos esquecemos o nosso passado, pois se soubéssemos poderia a vir a interferir no nosso presente.

È por isso que em nosso planeta existem, uns sãos e outros aleijados, uns ricos e outros pobres... Vejamos alguns exemplos a mais:

Hoje e ontem como esposa conturbada e doente, a exigir a permanência no curso da tolerância. Pois é quem tem este problema é porque no passado alguém deles fez algo de mal para o outro, e hoje tem a oportunidade de viverem juntos para se reajustarem.

Ontem, dilaceram a alma sensível de pais afetuosos, rasgando-lhe o Espírito a punhaladas pela ingratidão. A mesma coisa eu posso dizer que algum deles foi o algoz do passado, e hoje estão juntos para se reabilitarem. Hoje moram no espinheiro, em forma de lar corrigindo fardos de angustia, a fim de aprender a plantar carinho e amor.

Se ontem atraiçoamos a confiança de um companheiro induzindo-o à derrocada moral, hoje o temos na condição de parente difícil que nos pede sacrifício.

Se ontem abandonamos uma jovem que nos amava, inclinando-a ao vício, hoje a temos de volta como filha incompreensiva e necessitada do nosso amor.

Se ontem arrastamos alguém ao suicídio, hoje o temos como filho portador de moléstia, exigindo lagrimas no trabalho de reajuste.

Pois é, falar é fácil, mas quem tem estes problemas devem agir da seguinte maneira:

À frente de toda dificuldade e de toda prova, abençoa sempre e faça o melhor que puder em prol destas pessoas e para si, orando e pedindo a Deus força para passar por esta prova.

Ajuda aos que te partilham a experiência, ora pelos que tem perseguem, sorri para os que te ferem e desculpa todos aqueles que te injuriam.

A humildade vem a ser a chave de nossa libertação, e sejam quais forem os teus obstáculos na família, é preciso reconhecer que toda a construção moral do Reino de Deus perante o mundo, começa no alicerce invisível na luta em casa.

Tai irmãos, o porquê certas coisas acontecem em nosso planeta e em nossas vidas, e que às vezes ficamos perplexos. Lembre-se que na vida tudo tem o seu por quê?

 

Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

Meu blogger:getuliomomentoespirita.blogspot.com

Getuliomensagensespiritas.blogspot.com

Meu email:getulicao@hotmail.com

Curitiba. PR.Brasil.

CORPO FÍSICO E REENCARNAÇÃO.

 


Corpo Físico e Reencarnação
**********************************
Personagens do texto abaixo:
Alexandre. Espírito orientador de André Luiz, no plano espiritual.
André Luiz. Espírito que ditou o texto abaixo, por intermédio do médium Chico Xavier.

____Não longe de nós, na Instituição de planejamento da reencarnação, em luminosos pedestais, descansavam duas maravilhas da estatuária, a figuração delicada de um corpo masculino e outro modelo feminino, singularmente belos pela perfeição anatômica, não somente da forma em si, mas também de todos os órgãos e as mais diversas glândulas. Através de disposições elétricas, ambas as figurações palpitavam de vida e calor, exibindo eflúvios luminosos, quais os homens e mulheres mais evolvidos na esfera carnal.

____... Informou o assistente da Instituição:

____--- O corpo_físico na Crosta Planetária representa uma bênção de Nosso Eterno Pai. Constitui primorosa obra da Sabedoria Divina, em cujo aperfeiçoamento incessante temos nós a felicidade de colaborar. Quanto devemos à máquina humana pelos seus milênios de serviço a favor de nossa elevação na vida eterna? Nunca relacionaremos a extensão de semelhante débito.

____E, fixando os modelos que me provocavam assombro, acentuou:

____Todo o nosso zelo, no serviço de reencarnação, permanece muito aquém do quanto deveríamos realizar em benefício do aprimoramento da máquina orgânica.

____Embora hesitante, ousei perguntar:

____— Todos os núcleos de espiritualidade superior mantêm círculos de trabalho dessa natureza?

____Foi Alexandre quem respondeu, com a delicadeza habitual:

____— Em todas as colônias de expressão elevada, essas tarefas são desempenhadas com infinito carinho. O auxílio à reencarnação de companheiros nossos traduz o nosso reconhecimento ao aparelho físico que nos tem proporcionado tantos benefícios, através do tempo.

____Recordei, porém, que o meu pai terrestre, um dia, voltara à experiência carnal, procedendo das zonas francamente inferiores, e indaguei:

____— E aqueles que regressam à Crosta, partindo das regiões mais baixas, terão o mesmo generoso auxílio?

____Desejando imprimir à pergunta a mais viva sinceridade, acrescentem:

____— Meu genitor, na derradeira romagem terrestre, voltou, faz algum tempo, à esfera carnal em condições bem amargas...

____Alexandre interrompeu-me o curso da frase, ponderando:

____— Compreendemos. Se era ele criatura de razão esclarecida, embora não iluminada, permanecia após_a_morte em estado de queda e não deve ter voltado à bendita oportunidade da escola física sem o trabalho “intercessório” e forte ajuda de corações bem-amados de nosso plano. Nesse caso, terá recebido a cooperação de benfeitores, situados em posições mais altas, que lhe terão endossado as promessas no serviço regenerador. Se ele foi, porém, criatura em esforço puramente evolutivo, circunstância essa na qual não teria regressado em condições amargurosas, contou ele naturalmente com o abençoado concurso dos trabalhadores espirituais que velam na Crosta, pela execução dos trabalhos reencarnacionistas, em processos naturais.

____... Surpreendido, rendi silencioso preito de admiração à Sabedoria Divina, que nos concede o sublime aparelho físico terrestre para as nossas aquisições eternas.

____é preciso informar a todos os nossos irmãos, em vias de retorno_ao_círculo_dos_homens, que o corpo_carnal, com as tarefas que lhe são consequentes, vale por verdadeiro prêmio da Bondade Divina, que é necessário valorizar. Aqui, nas esferas_purgatoriais, contamos com verdadeiras multidões de criaturas desencarnadas que procedem do mundo, em deploráveis crises_alucinatórias, após malversarem os bens da vida humana.

Muitas, por infelicidade da própria ignorância, não puderam acomodar-se a qualquer tipo de concepção religiosa,
entretanto, milhões de pessoas, longe do respeito pela fé maternal que as esclarecia, nos compromissos esposados perante Deus, entregavam-se, conscientemente, à crueldade mental, cavando ruína e amargura para si mesmas, porque o mal infligido a outrem era sempre mal que amontoavam sobre as suas cabeças.
____é assim que, desentrançadas da matéria_densa, aqui aportam, batidas pelo remorso e pelo arrependimento, padecendo frustrações lamentáveis, quando não estacionam por tempo mais ou menos longo em furnas expiatórias, nas quais, presas de antigos adversários ou de velhos comparsas do vício, sofrem tristes alterações em seus centros_de_força, a se lhes expressarem na mente por desequilíbrios funestos. Depois de acolhidas em nosso pouso de amor, refazem-se a pouco e pouco...
Nenhum texto alternativo automático disponível.

MENSAGEM DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.

LIMITES DA ENCARNAÇÃO.

 


 Limites da Encarnação

SÃO LUIS. PARIS 1.859.                                                                                                  

Quais são os limites da encarnação?

A encarnação não tem, propriamente falando, limites nitidamente traçados, se por isto se entende o envoltório que constitui o corpo do Espírito, pois a materialidade desse envoltório diminui à medida que o Espírito se purifica. Em certos mundos, mais avançados que a Terra, ele já se apresenta menos compacto, menos pesado e menos grosseiro, e consequentemente menos sujeito a vicissitudes. Num grau mais elevado, desmaterializa-se e acaba por se confundir com o perispírito. De acordo com o mundo a que o Espírito é chamado a viver, ele se reveste do envoltório apropriado à natureza desse mundo.

O perispírito mesmo sofre transformações sucessivas. Eteriza-se mais e mais, até a purificação completa, que constitui a natureza dos Espíritos puros. Se mundos especiais estão destinados, como estações, aos Espíritos mais avançados, estes não ficam sujeitos a eles, como nos mundos inferiores: o estado de libertação que já atingiram permite-lhes viajar para toda parte, onde quer que sejam chamados pelas missões que lhes foram confiadas.

Se considerarmos a encarnação do ponto de vista material, tal como a vemos na Terra, podemos dizer que ela se limita aos mundos inferiores. Depende do Espírito, portanto, libertar-se mais ou menos rapidamente da encarnação, trabalhando pela sua purificação.

Temos ainda a considerar que, no estado de erraticidade, ou seja, no intervalo das existências corporais, a situação do Espírito está em relação com a natureza do mundo a que o liga o seu grau de adiantamento. Assim, na erraticidade, ele é mais ou menos feliz, livre e esclarecido, segundo for mais ou menos desmaterializado.

 

MENSAGEM DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO

NO ATO DA REENCARNAÇÃO.

 


NO ATO DA REENCARNAÇÃO.

No ato da reencarnação, recebemos uma carga de fluido vital (fluido da vida). Quando este fluido acaba, morremos. Somos como a pilha que com o tempo vai descarregando.

Chegamos ao ponto que os remédios já não fazem mais efeito, não resta outra alternativa senão trocar de “roupa” e voltar para a escola planetária. Contudo, a quantidade de fluido vital não é igual em todos seres orgânicos. Isso dependerá da necessidade reencarna tória de cada um de nós.

Quando chegamos á Terra cada um tem uma “estimativa de vida”. Vai depender do que viemos fazer aqui. A pessoa que está estimada viver em torno de 60 anos receberá mais fluido que a pessoa que está estimado viver 20 anos.

André Luiz, por meio da psicografia de Chico Xavier, explica que nascemos com uma estimativa de vida e, com os abusos, desencarnamos antes do previsto, não completando o tempo estimado. Isso chama-se suicídio indireto.

Se viemos acertar as pendências biológicas por mau uso do corpo, como o suicídio direto ou indireto, nós vamos ficar aqui pouco tempo. É só para cobrir aquele buraco que nós deixamos. Exemplo: Se nossa estimativa de vida é 60 anos e nós, por abusos, desencarnamos aos 40 anos, ficamos devendo 20 anos. Então, na próxima encarnação viveremos somente 20 anos.

Há indivíduos que vêm para uma tarefa prisional. Ficam 70, 80, 90, 100 anos... Mesmo que não seja regra, muitos deles podem estar resgatando débitos.

Outros vêm, cuidam da família, educam os filhos em condição de caminhar, fecham os olhos e voltam para a casa com a missão cumprida com aqueles que se comprometeu em orientar, impulsionar, a ajudar.

Por isso, precisamos conversar com os jovens. Dizer a eles que é na juventude que a gente estabelece, de maneira mais fácil, o que quer na velhice, se chegar lá. E que vamos colher na velhice do corpo o que tivermos plantado na juventude. Se ele quiser ter um ídolo, que escolha alguém que esteja envolvido com a paz, com a saúde, a ética, ao invés de achar ídolos da droga, do crime, das sombras.

E aqueles que não tem jovens para orientar e que estão curtindo a própria maturidade, avaliar o que fizeram da vida até agora. Se a morte chegasse hoje, o que teriam para levar? Se chegarem a conclusão que não tem nada para levar lembrem que: HÁ TEMPO.

Enquanto Deus nos permitir ficar na Terra, HÁ TEMPO, para fazermos algum serviço no Bem seja ao próximo ou a nós mesmos: ser fraternal, estudar, aprender uma língua, uma arte, praticar um esporte. Enquanto respirarmos no corpo perguntemos: “O QUE DEUS QUER QUE EU FAÇA?” Usemos bem o fluido que nos foi disponibilizado.

ATENÇÃO: a vida bem vivida pela causa do Bem pode nos dar “MORATÓRIA”, ou seja, uma sobrevida, uma dilatação do tempo de permanência do Espírito no corpo de carne. Por isso vemos muitos trabalhadores do BEM desencarnando com idade bem avançada. Estes receberão uma carga extra de fluido vital para estender seu tempo no corpo físico. Então, há idosos em caráter expiatório e em caráter de moratória.

Créditos: Verdade e Luz

MENSAGEM DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS. A REENCARNAÇÃO.

 


O LIVRO DOS ESPÍRITOS. PARTE SEGUNDA. MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS. CAPÍTULO IV. PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS. A REENCARNAÇLÃO.

 

A alma que não atingiu a perfeição durante a vida corpórea, ela acaba de depurar-se se submetendo à prova de uma nova existência.

Ela realiza essa nova existência, para se transformar como Espírito. Ao se depurar, a alma sofre sem dúvida uma transformação, mas para isso necessita da prova da vida corpórea.

A alma tem muitas existências corpóreas.

Todos nós temos muitas existências. Os que dizem o contrário querem manter-nos na ignorância em que eles mesmos se encontram; esse é o seu desejo.

Desse princípio, que após ter deixado o corpo a alma toma outro. Dito de outra maneira, que ela reencarna em novo corpo. É assim que se deve entender.

A finalidade da reencarnação é a expiação, melhoramento progressivo da Humanidade.

 O número das existências corpóreas não é limitado.

A cada nova existência o Espírito dá um passo na senda do progresso: mas quando se despojou de todas as impurezas, não precisa mais das provas da vida corpórea.

O número das encarnações não é a mesma para todos os Espíritos.

Aquele que avança rapidamente se poupa das provas. Não obstante, as encarnações sucessivas são sempre muito numerosas porque o progresso é quase infinito.

O Espírito depois de sua última encarnação se torna um

Espírito bem-aventurado; um Espírito puro.

BIBLIOGRAFIA: O LIVRO DOS ESPÍRTOS.

MENSAGEM DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.