O SUICÍDIO NO PONTO DE VISTA ESPÍRITA
Na vida nada se perde tudo se transforma. E é uma realidade, nós jamais saberemos o que o futuro pode nos reservar.
O importante é sabermos o porquê nós sofremos, por que uns pobres e outros ricos, por que uns sãos e outros aleijados. Costumo dizer que na vida tem sempre o seu por quê? Nada acontece por acaso.
Nosso planeta segundo os nossos Mentores Espirituais, vem a ser uma grande escola, e nós nos matriculamos nela, e cada um esta no seu grau de evolução. Se esta escola não tivesse algum significado em nossas vidas, Deus jamais consentiria que ela existisse.
E é uma grande verdade. Claro que Deus quer sempre o melhor para nós, tanto que Ele não nos castiga, e não nos abandona nunca. Nós é que saímos às vezes do seu caminho, e Ele pelo nosso Livre Arbítrio deixa-nos fazer as coisas.
Para que possamos entender o mecanismo das coisas, vamos narrar:
Deus criou-nos simples e ignorantes, e deu a cada um de nós o chamado livre arbítrio, que vem a ser a livre escolha. Com isso alguns escolheram o caminho do mal e outros do bem. Diante disso, Jesus quando esteve por aqui, falou que a cada um seria dado segundo as suas obras. Isto quer dizer, que cada um planta e colhe aquilo que plantou, lei das causas e efeitos.
Ora, quando encarnamos pela primeira vez, tudo aquilo que fizermos de errado fica registrado no nosso Perispírito, e quando desencarnamos levamos conosco as nossas obras. E como Deus da sempre uma oportunidade de nos regenerarmos, reencarnamos, mas antes disso é colocado na nossa frente aquilo que ficamos devendo. E somos nós que escolhemos qual dos nossos deslizes queremos pagar nesta encarnação. Se não escolhermos, eles escolherão. E vamos dizer que uma pessoa tenha matado a outra na encarnação passada. Ela pode vir a reencarnar no seio daquela família que ele cometeu o deslize, vindo às vezes aleijado ou outros como tenha deixado aquela pessoa.
É por isso que vemos nesse nosso mundo pessoas de todas as qualidades, uns pobres outros ricos, e assim por diante.
Então a pessoa reencarna naquela família e não sabe do seu passado negativo, e se soubesse teria problemas para enfrentar. Isto já vem a ser uma dádiva de Deus em não sabermos do nosso passado. Então tem Espíritos que vem com essa missão a de sofrer, para pagar seus débitos que contraiu em encarnações passadas e que ele pediu.
Às vezes esta pessoa não aguenta este carma, e procura tirar a sua vida, pensando que desencarnando fora do tempo tudo se resolve. Mas ao chegar lá da onde veio, acaba vendo que tudo continua e com o agravante de ter se suicidado.
Uma pessoa que almeja o suicídio, pode sofrer com a atuação de um Espírito desencarnado que partiu daqui se suicidando, e este acaba fomentando a ideia disso. Com isso a pessoa tem dois caminhos, o de aceitar a ideia ou rechaça-la. Se quiser rechaça-la deve se concentrar na figura de Jesus fora da cruz, e proferir uma prece, pedindo a Ele que se tiver algum Espírito daquela natureza, que seja encaminhado para um aprendizado ou hospital Espiritual.
É bom sempre sabermos que o nosso planeta ou escola como dissemos, a vitória aqui não se resume em apenas nisso, e sim sabermos sofrer com as derrotas, e tirarmos proveito dela para melhorarmos o nosso padrão.
No Espiritismo costumamos dizer, que o suicídio vem a ser o resultado do nosso desequilíbrio Espiritual. A pessoa quando baixa a sua sintonia perde as suas forças psíquicas, e acaba se tornando alvo das trevas, e caindo no suicídio.
Para aqueles que ainda não sabem, que quando dizem que morremos aqui, quem morre é o nosso corpo físico, e o nosso Espírito é eterno e leva consigo os bons ou maus momentos que praticou. E pode reencarnar de uma maneira bem pior do que aquela sua última reencarnação que tenha encurtado.
Algumas pessoas almejam o suicídio quando são acometidas por doenças graves, ou quando atingem uma idade avançada, ou porque sofreram alguma desilusão na vida, e por outros motivos. Não querendo dar trabalho para seus familiares, e nem passarem por sofrimento, acabam apelando para esta modalidade que não funciona. Mas uma coisa posso dizer, que ninguém tem o direito de tirar a sua vida fora da data pré-estabelecida para voltarmos a origem Espiritual.
A pessoa que comete o suicídio deve saber, que seu Espírito que é eterno ao ingressar no mundo Espiritual, ela vai responder pelo seu ato e pelos que tinha que passar e que tentou abreviar. A sua situação fica cada vez mais complicada, porque o suicídio nada resolve, e sim agrava o problema. Sabe quem vai nos julgar. A nossa Própria consciência.
Por isso irmãos, quando estivermos em situações desfavoráveis, devemos lutar até o fim, encarando a vida como pedimos, e sempre pedir forças para Deus e a Jesus para chegarmos ao fim da nossa jornada. Nossos problemas temos que resolver aqui, a luz da paciência e do trabalho incansável para sairmos desta situação.
Vamos lembrar que amanhã poderá ser um novo dia, ou que após algumas horas ou segundos, tudo pode mudar em nossas vidas. Lembremo-nos: Depois da tempestade sempre vem a bonança, às vezes o que nos acontece vem a ser para melhor.
Deixo aqui um exemplo de uma pessoa que estava passando por um problema financeiro. Ela ao tomar seu passe, o Mentor Espiritual lhe disse para não se abalar, porque podia ela ganhar na loteria. Esta pessoa saindo da sala, perguntou a si mesma. Se não jogo como posso ganhar? E ela acabou ganhando um seguro que tinha no banco, e que podia receber o prêmio em vida.
Então aquilo que às vezes pode parecer para nós ser um fim de tudo, vem a ser o começo de uma nova jornada. Por isso que eu sempre digo. Não existe grande “homem”, e sim ele se faz pelas suas necessidades.
Para findarmos o assunto, deixamos um conselho:
Se você esta enfrentando problemas, não deixe de levar em consideração as orientações dos Espíritos Superiores, que aparecem em nossas sessões Espíritas.
Lembre-se que o suicídio vem a ser um terrível engano, por ser uma porta falsa. Os que o cometem, são os que mais sofrem após o seu desencarne. Sabe por quê? É quando chegam ao mundo Espiritual, acabam se dando conta de que não lograram o seu intento. Seguem vivendo como Espírito, e percebem que ainda esta consigo os problemas que queria se desvencilhar e com agravantes.
É bom saberem, que somente na morte natural do corpo físico os laços são desatados lentamente, enquanto que pelo suicídio são violentamente rompidos, e sem, contudo permitir que o Espírito se liberte.
Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
Meu email: getulicao@hotmail.com
Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com
Curitiba. PR. Brasil