sexta-feira, 4 de abril de 2025

PARABÉNS MEU IRMÃO E AMIGO NERI ALVES QUADRADO.

 


 

 

PARABÉNS MEU IRMÃO E AMIGO NERI ALVES QUADRADO.

 

Irmão do coração e amigo feliz aniversário!

Olha mano, dia 03.04.2025, eu gostaria e tenho a certeza que nossos familiares gostariam de te homenagear, porque vem a ser a data em que você veio ao mundo, e que representa muito para nossa família. Por isso que o outono nascem muitas “coisas” bonitas, e uma destas vem a ser você. Na verdade eu gostaria e os demais familiares de te dizer, que esse dia é e sempre será importante para mim e para nossa família. Este dia foi para nossa família, como se fosse um lindo presente, e foi que Deus que nos deu.

Você foi e sempre será para mim e para nós uma grande conquista de amor e amizade. Quando chegamos ao mundo, já tinha você, e ficou mais leve e mais gostosa com um novo sentido. Por isso queremos te homenagear, e até te pedir desculpas por nos realizarmos em você.

Você vem a ser a nossa alegria, pois quando você nasceu por certo esta felicidade tomou conta da nossa família, por saber que você veio perfeito e cheio de saúde. Esperado com muito amor foi um dia muito importante para a família, e de muita festa no coração, e hoje o nosso amor se renova, pois representa a data em que você veio ao mundo. Que emoção, deve ter sido, para você ver o quando você é importante em nossas vidas. Você continua para nós aquele sujeito cheio de vida.

Hoje uma data como essa do seu aniversário é um dia especial como você, hoje um pouquinho maior, porque é o seu aniversário e de um grande amigo e irmão.

Desejamos que cada manhã Jesus venha a abençoa-lo em seus passos, sua vida e possa colocar um colorido muito especial no seu sorriso.

Com todo amor do mundo, receba de quem o estima e respeita, parabéns.

 

Do teu mano Getulio e de todos os meus familiares.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

PARA MEDITARMOS.

 


PARA MEDITARMOS

A Providência Divina a cada instante pergunta o que estamos fazendo em prol da humanidade e do nosso próximo? Eles têm visto seres humanos sofrendo, sem que se tome uma providência qualquer para amenizar o sofrimento desses irmãos, evitando assim certos dissabores para eles e para a sociedade.

A maioria das criaturas se esquiva alegando nada poder fazer nada, entretanto não existe ninguém inútil, pois às vezes uma palavra amiga, a advertência amiga, o conselho na hora certa e o exemplo podem ajudar. O trabalho pode ser árduo e na vida nada é fácil, mas pode ser realizado se tivermos compreensão e boa-vontade.

Vamos deixar a preguiça, o cansaço e a falta de vontade de se fazer algo de bom em favor de um terceiro, onde devemos estabelecer metas e como vamos fazer. Vamos começar e Deus estará nos abençoando e nos iluminando.

André Luiz pergunta aos sábios em que aplicaram os dotes do conhecimento superior; aos ignorantes onde colocaram o talento das horas; aos ricos em que trabalho dignifica o dinheiro. Se nada puderam responder por nada terem feito, certamente como justificativa digam que aguardam que a Providência Divina interfira junto a eles para que possam realizar algo.

Eis a resposta de André Luiz: “O Criador faz com que as criaturas raciocinem, onde são livres para escolherem o caminho da evolução que melhor lhe pareça, seja uma avenida de estrelas ou uma vereda de lama”.  “Ainda nos orienta que a vida aqui em nossa Terra deve ser interpretada como um trabalho especial para o Espírito. Cada qual encarna para uma determinada tarefa, com possibilidade de partir para outras sempre mais importantes, e que por isso mesmo não será admitido que se estacione a espera de um auxilio que está completamente fora dos preceitos contidos na Lei Suprema”.

Aqui todos recebem nas leis da vida de acordo com aquilo que fizerem, quando fizeram e como fizeram.

Somos livres para desenvolvermos as nossas tendências, cultivando-as e aperfeiçoando-as, mas devemos concordar com os Estatutos do Bem Eterno, cujos artigos e parágrafos estabelecem sejam feitas e mantidas no bem de todos e no amparo desinteressado aos outros, tendo como garantia a do nosso próprio bem.

Baseado nisto, não podemos deixar que a preguiça moral tome conta de nosso Espírito invigilante, tentando ignorar as sábias Leis de Deus ditadas por intermédio do nosso Mestre Jesus, Aquele que não cansa de nos orientar e proteger-nos quando procuramos trilhar na estrada do bem e do amor ao próximo.

Vamos meditar todos os dias onde erramos, e vamos melhorar a nosso desempenho, perguntando a nós como estamos na questão das ofensas, será que fizemos alguém sofrer mesmo que poderíamos agir de forma diferente?

Se em nossos atos não tivemos praticado nada de maldoso, ou se fizemos de vítimas ao invés de culpados, se devemos nos regozijar quando pudermos elevando os nossos olhares ao firmamento. Se esquecemos o mal que nos fizeram, e se praticamos uma pequena ação de amor por aquele que nos ofendeu, onde a Luz Divina poderá brilhar em nosso interior.

Todos seremos aquilo que desejamos ser, ou seja, aquilo que achamos melhor para nós, pois somos responsáveis pelos nossos atos dentro da lei das causas e efeitos. Deus nos deu o raciocínio para vermos aquilo que é certo ou errado para nós. O certo é procuramos o melhor para todos, como o amor ao próximo, como o perdão das ofensas, querer para os outros o que queremos para nós. Vamos cada um ajudar ao outro, aceitando as qualidades e os defeitos de cada um. Vamos lembrar que o amor existe e está dentro de nós, e que ele nasce do nosso íntimo e que é oriundo de Deus. Devemos amar tudo o que nos rodeia, plantas, animal ou mineral.

O amor acalma o aflito, conforta o amargurado, transforma a agressão em entendimento. Ele é a renúncia do nosso próprio eu, que devemos dedicar com todo carinho ao nosso próximo, como os que estão nos cárceres, nos hospitais, aos desencarnados situados em esfera inferior.

Este mundo somente poderá ser melhor, quando todos nós remarmos para o mesmo lado, cada um minimizando o fardo do outro, mesmo sabendo que eles não merecem. Vamos procurar sermos amigos leais acima de tudo. Vamos abençoar cada dia, cada manhã, agradecendo a Deus e a Jesus pelo repouso, vamos fazer de nossos dias melhores, cada um colocando uma pitada de amor em tudo, para que juntos possamos nos olhar como verdadeiros irmãos e filhos de um mesmo Pai e irmãos de Jesus.

Amor significa proteger os inocentes e os fracos com veemência, que é muito difícil, mas necessário, a fim de que o prepotente sinta estar errado.

Amar é ser grato, ter gratidão por esta flor perfumada que só viceja nos corações bem formados para não morrer jamais, e que nos acompanha pela vida eterna.

Amor é saber agradecer a Deus e a Jesus por tudo o que temos, e o que somos. Eles sabem o que nos falta. Deixemos de lado o medo de amarmos a tudo que nos é reservado, deixemos morrer pelo amor acima de tudo, vamos meditar, vamos colocar em pratica a verdadeira caridade e amor ao próximo começando pelos nossos familiares.

 Devemos agradecer ao Pai Celestial pela tranquilidade que temos tido.

Curitiba. PR

Bibliografia: O Livro Mensagens de Jose. Volume XXVIII. Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado

                                                                                                                                                                  

O PASSE.

 


O PASSE

 

1-Vem a ser uma transfusão de energias fluídicas ou vitais, ou seja, a substituição dos fluidos negativos pelos positivos. Quem se presta a isso vem a ser o Médium passista para um receptor chamado de paciente.

2-Objetivo é restaurar o equilíbrio do organismo e outros. Pode também ser chamado de um ato de amor.

3-O fluxo energético se dá por ocasião do passe pela vontade do médium passista bem como das entidades Espirituais que auxiliam na composição dos fluidos necessários ao paciente. Pode também ser ministrado com o próprio fluido do Médium, através do magnetismo.

Pode ser aplicado sem qualquer contraindicação, sendo valioso no tratamento aos enfermos de toda classe.

4-Ele vem a ser o equilíbrio para a mente, e apoio para todos os tratamentos, reunindo prece, concentração e doação.

5-Para que haja a eficácia, é preciso de que doador e o receptor estejam ligados por um único propósito:

A- Para quem dá o passe deve se utilizar da força do seu pensamento e a vontade de captar e emitir os fluidos, fazendo convergir para quem recebe;

B- Deve existir a confiança tanto de quem dá como de quem recebe;

C- Para quem recebe estar receptivo para receber os fluidos, esquecendo as coisas do lado de fora do ambiente, procurando relaxar seu corpo físico, e abrindo seu coração, e mentalizando a figura de Jesus fora da cruz, e orando na hora do passe.

6- Existem também diversos tipos de passe, e eles pode ser ministrados, sentado, de pé ou deitado, conforme o caso:

A- Magnético. É aquele que pode ser dado com o próprio fluido do Médium, chamado de magnetismo humano;

B- Espiritual. È dado pela ação da energia dos Bons Espíritos, e sem a participação do Médium. Basta à pessoa se tornar receptiva, se concentrando na figura de Jesus, orando, e se colocando na posição de receber os bons fluidos;

C- Humano-Espiritual ou mediúnico. È aquele que é dado com a combinação dos fluidos do Médium com as dos Bons Espíritos;

D- Somente com a presença do Passista sem a imposição das mãos, onde as energias são transmitidas através dos Centros Vitais;

E- Pela própria pessoa em si, chamado de auto passe.

7-Segundo os nossos Mentores Espirituais é recomendado, que o passe possa ser ministrado nas câmaras de passes, com isso evitando a dispersão dos fluidos, e a curiosidade dos outros.

8-Benefícios do passe:

 Geralmente é direcionado para o Perispírito da pessoa como reequilíbrio orgânico, e este acaba irradiando para o corpo material, Espiritual, atingindo assim a parte psicológica do indivíduo.

Nos casos de obsessão, pode ser paralisado ou minimizado os seus efeitos.

 

Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

Curitiba.PR.Brasil

 

PARA PALESTRA O EVENGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

 


PARA PALESTRA. O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

Vem a ser o terceiro livro dos componentes da codificação da Doutrina Espírita.

Isto aconteceu no ano de 1.864.

Foi constituído com base nos versículos da Vulgata Latina, que vem a ser a tradução da Bíblia para o novo Testamento.

A diferença dele para a Bíblia, é que ele se baseia somente nos ensinamentos do Cristo, e não com dados históricos.

Nele esta contido o roteiro da Religião Espírita, e esperta para o lado moral de cada um de nós.

Ele veio a reavivar as palavras do Cristo que foram mal interpretadas.

Ele traz-nos a simplicidade do Cristianismo, recordando tempos atrás onde as primeiras igrejas eram parecidas aos Centros Espíritas, inclusive com intercambio Mediúnico.

Kardec compilou-o em conjunto com uma legião de Espíritos Superiores, e uma plêiade de Médiuns psicógrafos.

Se tivermos a oportunidade de Lê-lo e colocar em pratica os ensinamentos do Cristo, por certo teremos um preparo psicológico para todas as horas.

O que nos chama atenção, é que o Cristo trouxe a boa nova, e a humanidade ainda esta agindo como se nada tivesse ouvido falar das normas e conduta nele escrito.

No passado havia cultura, mas não havia educação, onde a mulher tinha o tratamento inferior ao de um cavalo. Os pais podiam vender seus filhos e outros.

A nossa orientação é para que tenhamos sempre junto conosco, lendo as instruções vindas do alto, e se possível colocá-las em prática.

MENSAGEM DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.

DIVERSOS PARA PALESTRA.

 


DIVERSOS:

MEDIUNIDADE.

1-Não vem a ser doença;

2- Todos os seres humanos possuem em graus diferentes (A natural);

3-Serve como intercâmbio entre o ser material com o Espiritual. Vem a ser um canal psíquico onde recebemos as influências boas e más, e que estimulam a experiência no nosso Espírito aqui;

4-Nem todos são Médiuns, porque os que são, serão aqueles que sentem a influência dos Espíritos em qualquer grau.  Os Médiuns desenvolvidos servem para haver o intercâmbio com o mundo Espiritual, cuja ligação se dá através de Jesus. Não se revela igual a todos;

5-Para ser um Médium desenvolvido tem que passar pelo desenvolvimento mediúnico;

6-Existem vários tipos de Médiuns como alguns: O intuitivo, o inspirado, vidente, sonambúlicos e outros mais;

7-Para que o Espírito se comunique geralmente tem que ter o Médium, que se interligam pelo grau de afinidade e pelos fluidos;

FAMÍLIA.

8-Serve para o progresso do nosso Espírito;

9-Vem a ser uma escola onde aprendemos os primeiros passos e outros. Uma mini sociedade;

10-Deus distribui os seres em cada escola chamada lar para aprenderemos a amar. Assim vamos aprendendo a sermos pais, filhos e outros, para estendermos para a humanidade;

11-Para amarmos os de fora temos que começar pelos nossos, que às vezes nem tudo são flores, porque aqui é um mundo de espia e pagamentos de dívidas;

12- Na família ali se reúnem seres que se amam para se curtirem, e outros antagônicos para dissipar as malquerenças;

13-Tudo faz parte da evolução do nosso Espírito em busca da perfeição;

14-O importante é sabermos conviver com tudo isto;

PLANEJAMENTO FAMILIAR.

15-Somos nós que escolhemos sob a supervisão do plano Espiritual. Tudo já vem planejado, uns não podem ter filhos e outros já nascem com o instinto de tê-los;

16-Quanto ao matrimônio faz também parte das resoluções tomadas no infinito antes de reencarnarmos, atendendo o crescei e multiplicai-vos;

17-Junto aos casais existem Espíritos que se interessam pela constituição da família, com isso eles cooperam na aproximação dos pais.

CASAMENTO.

18-É porque o ser humano necessita viver em sociedade, e é feito de maneira social que são as famílias;

19- Vem a ser o resultado do amor entre duas pessoas que tem por meta o relacionamento conjugal, geradores de família e do companheirismo;

20-Representa alto estagio de evolução do ser, quando revestido de respeito e consideração, firmado por fidelidade e camaradagem;

21-No Espiritismo é assumido perante o altar da consciência no Templo do universo;

22-É o aprimoramento dos seres, porque ali deve habitar o aconchego, refugio, e ensinamentos básicos para a vida e outros;

23-Para nós existem tipos de casamento, o causal que representa uma boa relação conjugal, o probatório que são os casais que se separam e se juntam novamente para se reconciliarem. O expiatório, onde ambos no passado erraram muito, e reencarnaram em novo lar para corrigir erros cometidos. Sacrificial, que vem a ser união de espíritos evoluídos com os não, com objetivo de se auxiliarem a progredir, e os afins, que são os Espíritos evoluídos que se amam com objetivos supremos para se adiantarem Espiritualmente.

RELACIONAMENTO CONJUGAL.

24-Tudo começa pelo namoro que requer um tempo para amadurecer, ou seja, namoro, noivado para depois se casarem, tudo isto levado por suave encantamento numa relação matrimonial e familiar;

23-No início tudo é duro, porque um vem de uma formação e o outro de outra, até que cheguem a uma só requer muita paciência e resignação;

24-Esta ligação deve ir além do físico, pois aquele que casa por interesses, ou pela aparência pode até não dar em nada no futuro;

25-Uma deve confiar na outra, assumindo deveres e direitos de um para o outro. Às vezes recebemos a nosso cônjuge de quem prejudicamos no passado, onde tem gente que adia o resgate da dívida pulando fora. São os de pagamento de dívidas de reencarnações passadas. Mas tudo isso faz parte de um estágio evolutivo para os dois;

26-No relacionamento poderemos encontrar momentos felizes ou de provações, porque as vezes os dois se dão bem, mas os que vem de fora acabam estragando tudo;

27-Existem casos que o casal vem com o propósito de não terem filhos, os quais recomendamos adotarem algum;

28-Para se viver bem, recomendamos muita paciência e diálogo em tudo, porque a felicidade se resume em momentos felizes;

29-Situações que podem abalar o casamento:

Mentiras, traição, ciúme exagerado, problemas financeiros e o processo obsessivo;

30-O dinheiro familiar deve ser empregado para manutenção do lar sem deixar melindres, procurando reter um pouco para sua manutenção pessoal;

31-Procurar se evitar separações que somente deve ser tomada em necessidades extremas, porque às vezes envolve filhos e outros mais;

32-Devemos sempre nos lembrar, que as almas devem se unir desde a sua origem predestinadas e essa união;

 

 

 

NOSSO PLANETA E OUTROS.

33-A nossa Terra é um mundo de espia e de provas, lugar onde antes de nascermos escolhemos para vivermos. É uma grande escola em que nós pedimos para nos matricularmos. É um lugar criado por Deus, que nos dá à oportunidade de nos redimirmos das nossas faltas de encarnações passadas. É por isso que aqui reencarnam Espíritos em diversos graus de evolução, uns pobres outros ricos, uns sãos outros aleijados. Uns bons outros ruins.

Se não fosse algo importante para a evolução do nosso Espírito, Deus não permitiria que ela existisse. Mas Deus é tão bom na sua misericórdia, que se permitiu estarmos aqui com a traça, a ferrugem e a poeira, que não vem a ser castigo, e sim para podermos nos redimir das nossas faltas como já dissemos.

Se estamos aqui seja de que maneira for, temos de tudo, o trabalho para desenvolvemos intectualmente, e outros mais. Às vezes o que falta é fazermos por onde merecermos algo de melhor, pois basta plantarmos boas sementes que teremos bons frutos.

 

MENSAGEM ESCRITA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO

 

PALAVRAS DE ENSENTIVO.

                                                       


PALAVRAS DE ENSENTIVO.


PALAVRAS DE ALENTO.

 


PALAVRAS DE ALENTO

Desejo que você
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.
Seja um sonhador(a), mas una seus sonhos com disciplina, Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
Seja um(a) debatedor(a) de ideias. Lute pelo que você ama.

MENSAGEM DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO

PERANTE OS PROBLEMAS PARTENAIS.

 


Perante os Problemas Paternais

I

Dentro da tranquilidade possível, conservemos as nossas paternais emoções na confiança em Jesus que, por Seus Mensageiros, nos estenderá corações queridos que, no momento, se encontram associados no mesmo esforço de reajuste espiritual.

Abençoemos as dificuldades e, igualmente, lembremo-nos das bênçãos que o nosso grupo doméstico vem recebendo do amparo do Senhor.

II

Os filhos são originariamente de Deus e em nossa condição de zeladores deles, façamos quanto se nos faça possível para auxiliá-los, no limite de nossos recursos.

Os deveres bem cumpridos do coração paternal sempre nos farão tranquilos perante Jesus.

III

Os corações paternos ajustados à “lei do Bem” devem guardar a tranquilidade que sempre lhes iluminam a vida, a fim de agirem com acerto.

Esforcemo-nos ao máximo para sustentar os filhos queridos no clima da paz com o regresso à calma edificante do lar, entretanto se os filhos não puderem responder positivamente ao carinho dos nossos apelos, respeitemo-los na estrada que escolham trilhar e peçamos a Jesus a todos nos fortaleça.

IV

O dever cumprido corretamente é a ficha moral do ser humano. Tranquilizemo-nos, assim, na consciência equilibrada pela noção de nossas obrigações escrupulosamente atendidas.

XAVIER, Francisco Cândido. Apelos Cristãos. Pelo Espírito Bezerra de Menezes. UEM.

DADOS EXTRAÍDO DA REFLEXÃO ESPÍRITA, E COMPARTILHADO PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.

PAIS.

 


Pais

 

Há pais que fazem tudo para agradar os filhos.

Há filhos que são verdadeiros tiranos de seus pais.

O que está acontecendo, afinal?

Importante refletir um pouco sobre esse assunto com lucidez e com disposição de buscar o acerto nessa nobre tarefa.

Não exigem que os filhos lhes deem satisfação de nada, não lhes mostram o caminho do respeito ao ser humano, nem lhes falam de religiosidade.

Muitos pais invertem seu papel de educadores e passam a obedecer aos filhos e esses se tornam os verdadeiros soberanos da casa.

Se o filho grita porque quer alguma coisa e ganha, estabelece-se o império da tirania. Ele percebe que consegue o que quer com gritos ou com outro tipo de violência e passa a usar esse artifício.

E essa situação se inicia, muitas vezes, na primeira infância, quando os pais não se dão conta de que é preciso corrigir o filho desde cedo.

À medida que a criança vai crescendo, os pais vão lhe dando tudo o que ela pede e até o que ela não pede e nem precisa.

Se a criança pede cinco reais, os pais dão logo dez, porque pode faltar. E o filho se sente o único beneficiário de tudo o que os pais têm e não se interessa em saber se eles têm, ou se estão passando necessidade para atender seus caprichos.

Quando o filho vai para a Universidade, os pais se esforçam para lhe dar o melhor carro. Um carro que talvez nem eles mesmos têm ou tiveram.

Alguns passam a andar a pé, de carona ou de ônibus para emprestar o carro ao filho.

E esses filhos dão cada vez menos importância aos esforços dos seus servidores fiéis e passivos.

É evidente que os pais não fazem isso porque não gostam dos filhos ou porque querem criar tiranos domésticos, não.

Os pais amam seus filhos, mas estão desorientados, equivocados, inseguros.

Têm receio de prejudicar o filho, de fazê-lo se sentir diferente dos outros jovens, que fazem o que bem entendem, a hora que desejam.

Esses pais não se dão conta de que tomar certas posturas diante dos filhos, exigir-lhes que façam o que tem que ser feito, é justamente o de que eles necessitam.

É preciso que os pais tenham segurança e firmeza na educação que estão passando.

É preciso ensinar responsabilidade.

Estabelecer a ponte do diálogo, mas saber ouvir com atenção o que o filho deseja. Incentivar o filho a falar de si mesmo, do que gosta, do que não gosta.

Passar valores sociais, valores morais, valores religiosos, sem pieguice nem afetação.

Ensinar aos filhos o respeito, a fidelidade, a honradez.

Um pai não deve temer o filho, mas amá-lo, a ponto de corrigi-lo com energia quando for necessário.

É isso que Deus faz conosco, é isso que espera que nós façamos com os Espíritos que confia à nossa guarda, na condição de filhos.

*   *   *

A responsabilidade pela orientação dos filhos, é dos pais.

Cabe aos filhos e não aos pais, a obediência.

A inversão desse papel é que tem trazido tantos dissabores aos lares da atualidade.

Por essa razão, é importante que os pais assumam a parte que lhes cabe, com afeto e ternura, mas com firmeza e lucidez.

Pensemos nisso!

Redação do Momento Espírita.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 5, ed. Fep.
Em 26.05.2012.

 

COMO ACONTECE A ESCOLHA DOS PAIS COM OS QUAIS O ESPÍRITO ENCARNAR COMO FILHO!

 


COMO ACONTECE A ESCOLHA DOS PAIS COM OS QUAIS O ESPÍRITO VAI ENCARNAR COMO FILHO!

A escolha dos pais com os quais o espírito vai encarnar (como filho) acontece justamente porque eles podem oferecer ao espírito a possibilidade de “ativar” determinados complexos de encarnações passadas. Isto significa que a criança terá naquela família as dificuldades e facilidades necessárias para ela cumprir aquilo que foi planejado antes de nascer (missão de vida).
- O retorno do espírito para o corpo é planejado. A família em que ele nascerá será aquela capaz de propiciar o positivo e o negativo que ele precisa para evoluir.
- A escolha da família na qual um espírito vai reencarnar é determinada pelas qualidades e defeitos que fazem parte do núcleo familiar. Toda família possui características que estimulam positivamente ou negativamente a criança, que está em processo de formação. 
Explico-me: uma mãe amorosa, mas medrosa, engravidou. Suas vibrações foram de profundo amor, aceitação e alegria. Junto veio o receio e a insegurança. O espírito que nascerá será estimulado por todos os sentimentos, pensamentos, vibrações e sensações da mãe. Tanto as vibrações de amor quanto as vibrações de insegurança (por exemplo) vão influenciar na formação do feto.
Suponhamos que esta mãe tenha medo de perder o emprego. Este conjunto de pensamentos, sentimentos, vibrações e sensações chega até o feto. O feto não tem condições de lidar com estes estímulos. Ele usa o “banco de dados” do espírito. O espírito é a referência, a memória e a percepção do feto. Ou seja, é o espírito quem dá sentido aos estímulos que chegam da mãe. Chamamos estes estímulos de dinamizadores, pois eles dinamizam e estimulam a memória espiritual, fazendo com que parte dela seja impregnada na mente do bebê antes dele nascer, durante o parto e mesmo depois do nascimento.

Suponhamos agora que em uma encarnação passada este espírito tenha passado fome por causa de desemprego. As vibrações da mãe dinamizam esta memória do espírito e o resultado poderá ser a ansiedade no feto. A ansiedade no feto gerará uma criança ansiosa (que terá que enfrentar o desafio da ansiedade em sua vida).
Desta forma, o bebê que nasce é uma continuidade do espírito que nele está encarnado. Ele nasce com informações de outras encarnações e do plano espiritual. O bebê não é uma página em branco, ele possui uma riqueza extraordinária de informações e recursos (é assim que se forma a personalidade do bebê).
A formação da mente é acompanhada pela entrada de conteúdo do espírito, que molda o novo corpo que está se formando.
Somos uma continuidade. Somos um corpo novo conduzido por um espírito antigo, que já teve muitas encarnações, possui muitos recursos, habilidades, conhecimentos, condicionamentos, traumas, etc.
Toda criança é um espírito repleto de vida e de história. É muito importante saber trabalhar com esta história e aproveitar os recursos que foram arduamente desenvolvidos em dezenas (ou centenas) de encarnações.
Lembre-se: o feto está ligado a um espírito que possui capacidade de percepção e memória. Os acontecimentos desta fase da vida são armazenados e influenciam a formação da mente do bebe. Desta forma, as primeiras memórias que o bebê terá serão um misto de memórias intrauterinas com memórias de encarnações passadas.

"A família é o campo de provas para a evolução do espírito;"
A mãe insegura (do exemplo anterior) deve se sentir culpada? Não, nunca. A escolha dela (e do pai) para receber aquele espírito deve-se ao conjunto de suas qualidades e dificuldades. O espírito nasce em um novo corpo para lutar, superar dificuldades e evoluir. Ele está reencarnando porque possui muito à aprender e amadurecer. As dificuldades que são dinamizadas na formação do feto JÁ estão presentes no espírito e devem ser por ele resolvidas.
Traduzindo: a família dinamiza somente aquilo que o espírito que está reencarnando carrega no "coração". É igual na vida cotidiana: o que esperar de um ingrato? Ingratidão. E de uma pessoa desonesta? Desonestidade. Se alguém der um prato de comida para um ingrato, o que será dinamizado? Ingratidão. Talvez o ingrato pense e sinta raiva: "ela me deu arroz com feijão, deveria ter me dado macarrão". Se esta pessoa for grata, ela não terá ingratidão por receber um prato de comida. Só é dinamizado o que está no "coração" desta pessoa. O que não existir, não pode ser estimulado.
Da mesma forma, se a mãe emitir vibrações de insegurança e o espírito for seguro, ela não irá dinamizar nada. Tudo de bom ou ruim que for dinamizado no espírito é porque já está presente neste espírito. Se no seu "coração" (espírito não tem coração, imagem simbólica) houver paz, o espírito sentirá paz mesmo que os pais não sintam esta paz. O que existir pode ser estimulado, o que não existir não será estimulado. O que for dinamizado (estimulado) será o que o filho terá de bom ou ruim para enfrentar.
Os filhos são uma benção para a família porque com sua personalidade única contribuem para que os pais também aprendam com eles. Todos aprendem, porque todos possuem muito
a aprender e evoluir.
Autor: Regis Mesquita

MENSAGEM COMPARTILHADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO

MEU BLOGGER: getulio mensagens espiritas

A TAREFA DOS PAIS.

 


A tarefa dos pais

 

Quando se anuncia a chegada de um novo membro na família, há grande alegria.

Os pais se desdobram em complexos preparativos.

Por ocasião do nascimento, há arroubos de ternura.

A Sabedoria Divina veste os Espíritos que retornam à carne com encantadora roupagem.

Frágeis e graciosos, eles inspiram cuidados e afeto.

É com enternecimento que os pais acompanham o crescimento de seus pequenos rebentos.

Desejosos de que sejam muito felizes, tomam inúmeras providências.

Colocam-nos nas melhores escolas, cuidam de sua saúde, os defendem de tudo e de todos.

É bom e natural que seja assim, pois a tarefa dos pais envolve o cuidado e o preparo de seus filhos para os afazeres da vida.

Entretanto, essa tarefa é muito mais vasta.

Todo bebê que nasce representa um antigo Espírito que retorna ao cenário terrestre.

Como terá de viver em um mundo materializado, ele precisa receber educação formal e todos os demais cuidados que essa circunstância inspira.

Entretanto, como Espírito imortal, não renasce na carne para vencer os outros e brilhar em questões mundanas.

Todo Espírito precisa crescer em intelecto e em moralidade.

No atual estágio da evolução humana, há um certo descompasso entre esses dois aspectos.

A busca pelo bem-estar e mesmo o egoísmo fazem com que a criatura procure modos de viver o melhor possível.

Ao cuidar de seus interesses, ela exercita naturalmente a inteligência.

Entretanto, sob o prisma ético, a evolução costuma ocorrer de forma algo mais vagarosa.

Um contingente muito significativo dos Espíritos demora bastante para sentir o próximo como um semelhante.

Surge tardiamente a compreensão de que o outro também tem sonhos, sofre, chora e merece respeito e amparo.

O aspecto moral é atualmente deveras crítico.

Para as criaturas em geral não falta capacidade de raciocínio.

Falta-lhes retidão de caráter, compaixão e pureza.

Consequentemente, a desenvolver tais qualidades é que os pais precisam se dedicar.

Se apenas cuidarem para que os filhos sejam felizes, sob o prisma mundano, falirão em sua tarefa.

Os filhos terão nascido para buscar uma coisa, mas os pais os direcionarão a conquistar outras.

Isso implicará a perda de uma preciosa oportunidade.

Então, é necessário cuidar da instrução formal das crianças e adolescentes.

Mas é primordial ensinar-lhes respeito ao próximo.

Os jovens precisam aprender que a família e os bens dos outros são sagrados.

Que a tolerância é uma virtude preciosa em um mundo cheio de facetas.

Que a consciência tranquila constitui o maior tesouro que se pode possuir.

Mas, para que a lição não seja hipócrita, os pais devem exemplificar, e não apenas falar.

Pense nisso.

Redação do Momento Espírita.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 8 e no
CD Momento Espírita, v. 19, ed. FEP.
Em 2.10.2018.

MENSAGEM DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.