terça-feira, 16 de dezembro de 2014

MISTÉRIOS OCULTOS AOS SÁBIOS E AOS PRUDENTES

São Mateus no Evangelho Segundo o Espiritismo, no cap. XI, v 25, relata que Jesus teria se reportado ao Pai Maior dizendo: “Graças te rendo, meu Pai, Senhor do Céu e da Terra, por haveres ocultado estas coisas aos doutos e aos prudentes, e por as teres revelado aos simples e aos pequenos”.
Parece estranho que Jesus tenha rendido graças ao Senhor, por ter revelado estas coisas aos simples, e por ter ocultado aos doutos a aos prudentes.
Para se compreender estas palavras, os humildes são aqueles que se humilhão perante a Deus, e não se consideram superiores a ninguém. Já os que se consideram prudentes, são os orgulhosos que enfrentam Deus de igual para igual e às vezes o ignoram, por que no passado a palavra douto significava sinônimo de sábio.
 É por isso que Deus lhes deixa as pesquisas da Terra, e revela os segredos dos Céus aos simples e aos humildes que diante Dele se submetem.
Hoje o mesmo se da com as grandes verdades que são reveladas pelo Espiritismo, mas
existem certos incrédulos, que se espantam porque as grandes verdades reveladas pelos Espíritos Superiores não são feitas a passos largos. Mas é fácil de explicar: é porque os Espíritos Superiores se ocupam mais com aqueles que procuram de boa fé e com humildade, a luz, do que aqueles que acham que estão de posse de toda luz.
Deus geralmente coloca a sua luz nos mais humildes e nas pequenas coisas, sem distinção. Não coloca sua luz num alqueire, uma vez que a derrama com abundância por toda a parte, onde os cegos serão aqueles que não querem ver.
Deus não quer abrir os olhos de ninguém à força, onde é preciso que eles venham a sentirem a angustia das trevas, para reconhecerem o Nosso Pai Maior, e não o acaso que atinge o seu orgulho.
O incrédulo sempre emprega para vencer a incredulidade, mas Deus para vencer isto emprega os meios mais convenientes conforme o indivíduo.
Os incrédulos se espantam, porque Deus e os Espíritos não são agentes da sua vontade, não se submetendo a esta, porque Deus impõe a sua vontade e não se submete a eles, procurando sempre escutar aqueles que a Ele se dirigem com humildade, e não aqueles que se creem mais do que Ele.
Tem gente que pergunta, se Deus poderia por meio de manifestações retumbantes atingir o mais endurecido incrédulo para fazê-lo se inclinar?
Poderia sim, mas onde estaria o Seu mérito, de que isto serviria, pois já ouvimos estas palavras: Mesmo que eu veja, eu não acreditaria, pois sei ser impossível? Se não acreditam, é porque o coração deles está duro para convencer as verdades e senti-las. O orgulho que os domina vem a ser uma catarata nos seus olhos que escurece a sua vista. De que serve apresentar uma luz a um cego, sendo preciso primeiro curar esta cegueira. Deus mesmo diante disso tudo, não abandona nunca os seus filhos, e quer que os desgarrados voltem a Sua casa paterna, pois sabe que mais tarde estes abrirão os seus olhos para a realidade de maneira espontânea, seja jogando aos seus braços.

Bibliografia: O Evangelho Segundo o Espiritismo. Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado. Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

 Curitiba.PR

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.