quinta-feira, 24 de setembro de 2020

OBESIDADE: MUITO ALÉM DA COMIDA.

 


 

Boletim da Saúde: Obesidade

 
Obesidade: muito além da comida


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de dois bilhões de adultos estão acima do peso e 650 milhões são considerados obesos, conforme o Índice de Massa Corpórea (IMC). No entanto, se engana quem pensa que a obesidade é apenas uma questão de comer além da conta. Obesidade é uma doença endocrinológica e pode ser desencadeada por uma série de fatores, como:
  • Genética;
  • Desequilíbrio entre ingestão de calorias e gasto de energias;
  • Dieta com muitos alimentos ultraprocessados;
  • Alterações hormonais;
  • Comer fora de hora;
  • Sedentarismo.
Por isso, é preciso ficar atento não só ao que se come, mas também às reações do corpo, por meio de uma rotina saudável de alimentação e de exercícios físicos, sem pular refeições e realizando exames periódicos para checar os hormônios e outras eventuais alterações. Lembrando que a obesidade pode gerar diabetes e hipertensão, duas doenças crônicas que, se não tratadas, podem levar à morte.

Quarentena e obesidade


Outro fator de gatilho para o ganho de peso é a ansiedade, quadro bastante comum em meio à quarentena. Ficar fechado dentro de casa, com restrição de contato com familiares e amigos e ainda com o receio de contrair o vírus – ou de que alguém querido contraia – está gerando ansiedade em mu ita gente.

Uma das válvulas de escape para aliviar essa tensão é se jogar na comida, não é à toa que muita gente tem se aventurado pela cozinha durante essa pandemia. E esse é um fator muito legal para descobrir novas habilidades, mas também exige cuidados para que não se torne um caminho para a compulsão alimentar nesse momento de crise.

Até as crianças estão sofrendo os impactos no peso por causa da pandemia. Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, cerca de 13% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos estão obesas. Com a quarentena esses números tendem a aumentar. As crianças além de não estarem queimando toda a energia que queimavam na escola, ainda absorvem a ansiedade e estilo de vida dos pais. Por isso, também é tão importante que os adultos adotem uma rotina mais equilibrada.
  

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.