CAPÍTULO XIX. A FÉ TRANSPORTA
MONTANHAS.
A FÉ RELIGIOSA-CONDIÇÃO DA FÉ
INABALÁVEL.
No nosso Evangelho está escrito
algo com referência ao ponto de vista religioso, onde a fé consiste na crença
em dogmas especiais, que constituem as diferentes religiões, e todas elas têm
os seus artigos de fé. Baseado nisto, a fé pode ser racionada ou cega.
A fé cega vem a ser aquela que nada examina, aceitando sem controle o falso e o
verdadeiro, e a cada passo se choca com a evidência da razão. Levada ao excesso
produz o fanatismo. E baseado nisto, a fé se firma no erro, cedo ou
tarde se desmorona. Já a raciocinada vem a ser aquela que tem a verdade por
base é a única que tem o futuro assegurado, porque nada deve temer do progresso
do conhecimento, já que o verdadeiro na obscuridade também o é a plena
luz. Cada religião pretende estar na posse exclusiva da verdade, mas preconizar
a fé cega sobre uma questão de crença é confessar a impotência para demonstrar
que se está com a razão.
Vulgarmente
é dito que a fé não se prescreve, o que leva muitas pessoas a
alegarem que não são culpadas de não terem fé. Não há dúvida que a fé não pode
ser prescrita, ou o que é ainda mais justa, não podendo ser imposta.
Não, a fé não se prescreve, mas se adquire, e não há ninguém que esteja
impedido de possuí-la, mesmo entre os mais refratários. Falamos das verdades
espirituais fundamentais, e não desta ou daquela crença particular. Não é a fé
que deve procurar essas pessoas, mas elas que devem procurá-la, e se o fizeram
com sinceridade a encontrarão. Podemos estar certos de que aqueles que dizem:
“Não queríamos nada melhor do que crer, mas não o podemos fazer”, apenas o
dizem com os lábios; e não com o coração, pois ao mesmo tempo em que o dizem,
fecham os ouvidos. As provas, entretanto, abundam ao seu redor. Mediante a isto
se pergunta, por que, pois, se recusam a ver? Nuns, é a indiferença; noutros, o
medo de serem forçados a mudar de hábitos; e na maior parte, o orgulho que se
recusa a reconhecer um poder superior, porque teria de inclinar-se diante dele.
Para
algumas pessoas, a fé parece de alguma forma inata: basta uma faísca para
desenvolvê-la. Essa facilidade para assimilar as verdades espíritas é sinal
evidente de progresso anterior. Para outras, ao contrário, é com dificuldade
que elas são assimiladas, sinal também evidente de uma natureza em atraso. As
primeiras já creram e compreenderam, e trazem, ao renascer, a
intuição do que sabiam. Sua educação já foi realizada. As segundas ainda têm
tudo para aprender: sua educação está por fazer. Mas ela se fará, e se não
puder terminar nesta existência, terminará numa outra.
A
resistência do incrédulo quase sempre se deve menos a ele do que à maneira pela
qual lhe apresentam as coisas. A fé necessita de uma base, e essa base é a
perfeita compreensão daquilo em que se deve crer. Para crer, não basta ver,
é necessário, sobretudo compreender. A fé cega não é mais deste
século. É precisamente o dogma da fé cega que hoje em dia produz o maior número
de incrédulos. Porque ela quer impor-se, exigindo a abdicação de uma das mais
preciosas prerrogativas do homem: a que se constitui do raciocínio e do
livre-arbítrio. É contra essa fé, sobretudo, que se levanta o incrédulo, o que
mostra a verdade de que a fé não se impõe. Não admitindo provas, ela deixa no
espírito um vazio, de que nasce a dúvida. Já a fé raciocinada, se apoia nos
fatos e na lógica, e não deixa nenhuma obscuridade: crê-se, porque se tem à
certeza, e só se está certo quando se compreendeu. Eis porque ela não se dobra:
porque só é inabalável a fé que pode enfrentar a razão face a face, em
todas as épocas da Humanidade.
É
a esse resultado que o Espiritismo conduz, triunfando assim da incredulidade, todas
as vezes que não encontrar a oposição sistemática e interessada.
Bibliografia: O Evangelho Segundo o
Espiritismo. Mensagem lida e divulgada pelo Médium Getulio Pacheco Quarado.
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