quinta-feira, 30 de junho de 2022

PRECE DE CURA.

 


                                                PRECE DE CURA.

Deus nosso Pai, que sois poder e bondade, permitais que os nossos Mentores Espirituais, aqueles que foram aqui e continuam no lado Espiritual como Médicos e Enfermeiros Espirituais, possam ir até este ser, e envolve-lo com a Luz Divina cada órgão dos seus corpos materiais e Espirituais, bem como intuindo na mente do médico terreno, aquilo que deva ser feito. Com isso permitindo que todos os males sejam retirados dele. E se tiver algo de negativo com ele fomentando esta situação, que possa ser encaminhado para um aprendizado, ou hospital Espiritual. E se ficar algum miasma, que a chama violeta, rosa e dourada queime tudo que for negativo.

Que todas as energias curadoras possam fortalecê-lo, e realizando a cura perfeita, ou minimizando os seus sofrimentos, pois esta é a nossa vontade em vê-lo em pronto restabelecimento

Pedimos também em prol dos seus familiares e amigos que estão sofrendo, que lhes de muita paz e confiança naquilo que o senhor achar de melhor.

No mais Pai do Céu, só temos em agradecer.

QUE ASSIM SEJA SENHOR.

                                                                

quarta-feira, 29 de junho de 2022

EDUCAÇÃO BASEADA NOS ENSINAMENTOS ESPÍRITAS.

 


Educação baseada nos ensinamentos espíritas. Dicas para educar os filhos sem culpa.

 

"Os pais devem se aceitar como são e aceitar o filho como ele é.  A chegada da criança na família foi planejada devido às qualidades e dificuldades daquele ambiente. Nós nascemos para enfrentar nossas dificuldades e imaturidades. Querer muito poupar nossas crianças de sofrimentos não é qualidade, é problema". Regis Mesquita

do livro Nascer Várias Vezes

Quando o filho encontra dificuldades na vida, a família sofre. Pais e mães se preocupam até com filhos adultos que são “trabalhadores, honestos e vivem bem”.

Quando são pequenos a preocupação é grande. Cabe aos pais ajudarem a criança em tudo: estudo, vestimentas, higiene, educação, linguagem, etc.

Além da preocupação existe a culpa. Com certeza nenhum pai ou mãe consegue ser 100% eficiente, 24 horas por dia.

Pais são espíritos em processo de aprendizagem. Possuem seus próprios limites e imaturidades. Todavia, possuem a responsabilidade de criar os filhos.

 

Como resolver esta contradição: pessoas limitadas cuidando de crianças que precisam de muita orientação?

Paz de espírito e simplicidade. Ao longo de 200 mil anos de humanidade, dezenas de bilhões de seres humanos foram educados por pais limitados. Você é apenas mais um; se agir com simplicidade terá oferecido mais do que o suficiente para seu filho crescer e cuidar da própria vida.

A criança precisa de comida simples, mas diversificada. Precisa de roupa limpa e não é necessário nada, além disto. Precisa de carinho e atenção, sem excesso de proteção. Precisa ser cuidada e orientada; precisa ser cobrada, exigida e estimulada. Tendo bom senso e boa vontade, os pais podem agir da forma como são e acreditam ser o melhor.

O que fazer quando houver dúvidas de que estão fazendo o melhor? Os pais devem se amparar na certeza de que (com seu esforço e bom senso) estarão oferecendo mais do que o suficiente para que os filhos superem as dificuldades da vida.

Esta é a paz que os pais devem ter: oferecer o melhor que podem e aceitar seus próprios limites.

Toda criança deve ser ensinada que a vida possui limites que devem ser respeitados. Um destes limites é justamente os pais, espíritos em evolução. Pais que possuem suas próprias dificuldades e fraquezas.

 

É muito importante aceitar os filhos como eles são. É muito importante se aceitar também. Porque se você não se valorizar estará dando um péssimo exemplo para seu filho. Se valorize, para ensinar seu filho um dos mais belos ensinamentos: ter gratidão pelos pais que ele possui.

Ele pode e deve ser grato pelos pais que possuem limitações. Porque estes pais limitados são capazes de oferecer muitas coisas boas.

Se você se torturar com a culpa, estará gerando vibrações e informações negativas sobre você. Sua satisfação será menor e sua capacidade de aprendizado ficará reduzida.

Culpada você terá mais dificuldade para transmitir tudo o que há de bom dentro de você. A meta é sempre esta: ofereça o seu melhor. Não é oferecer o melhor que há no universo. É oferecer o SEU melhor. Procure melhorar sempre para poder viver melhor e atingir mais objetivos positivos na vida.

Todavia, uma hora você estará frente a frente com sua própria liitação. Nesta hora, tenha paz. Talvez seu filho tenha que superar sozinho alguns desafios. Neste momento lembre-se: ele nasceu na família certa. Sua família oferece a ele as oportunidades positivas e negativas que ele precisa para cumprir suas missões de vida.

Se ele for muito protegido será problema. Problema sério. Seu filho não terá conquistado a força e a sabedoria necessárias para que ao final da sua vida ele pense: valeu a pena viver esta vida.

Ele nasceu para enfrentar dificuldades. Fique feliz, quando ele as encontrar. É assim que a encarnação dele será útil para que o espírito evolua.

Ofereça o melhor que você pode. Mas, tenha certeza que isto não será tudo o que ele precisa. A vida é dele e ele terá que caminhar por si. Vale para o filho adulto e vale para a criança de três anos de idade. Todos eles terão que se virar para enfrentarem as dificuldades que a vida apresentar.

A culpa costumeiramente vem da não aceitação dos próprios limites e do medo de se arrepender no futuro. Isto gera confusão, pois os desafios devem ser percebidos como positivos e são percebidos como negativos.

Antes de nascer, no plano espiritual, a família foi escolhida de tal forma que o espírito pudesse enfrentar os desafios necessários para ele evoluir. Pais, esta é a verdade, sua família não é perfeita e é justamente por isto que seu o espírito encarnou nela. Ele precisa das qualidades e defeitos da sua família.

Pais criem qualidades e habilidades em vocês mesmos. Desta forma, poderão ser melhores para si mesmos e melhor para os outros. Tenham também uma outra postura: se aceitem e valorizem o que são. Se vocês valorizarem o que são, será mais fácil aprenderem e evoluírem.

 

Tenham carinho por si mesmos. E digam para seus filhos: eu procuro oferecer o melhor para vocês e o que ofereço é a base para você cuidarem de si mesmos e enfrentarem os desafios da vida. Vocês nasceram para evoluir, por isto precisam enfrentar as dificuldades da vida. Sempre estarei ao teu lado, mas terão que enfrentar o desafio.

Abaixo reproduzo trechos de uma mensagem do Chico Xavier:

“Você nasceu no lar que precisava nascer” ...

Teus parentes e amigos são as almas que você mesmo atraiu, com tua própria afinidade...

Não reclame, nem se faça de vítima. Antes de tudo, analisa e observa.

A mudança está em tuas mãos.

Reprograma tua meta, busca o bem e você viverá melhor.

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”

Autor: Regis Mesquita

Mensagem compartilhada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

O PAPEL DE UM DIRIGENTE ESPÍRITA.

 


O PAPEL DE UM DIRIGENTE ESPÍRITA.
  "O dirigente espírita nunca deve esquecer que se encontra revestido de um encargo que, embora nada seja entre os homens, é de grande importância perante Deus". 
Esta afirmativa foi feita por Miguel Vives, um missionário que viveu em Barcelona no final do século passado, e que deixou preciosos ensinamentos de como se proceder em relação à direção do centro espírita. 
  Dirigir uma casa espírita é tarefa das mais difíceis e requer de quem tem o encargo, além de um entendimento mais amplo das coisas, um profundo senso de responsabilidade. 
Sabe-se que não é por acaso que algumas pessoas assumem esse posto. É corrente no meio espírita a ideia de que ninguém aceita essa tarefa de livre e espontânea vontade, mas levado pelas circunstâncias e por falta de trabalhadores que queiram "sacrificar-se". Por conta desse torto pensamento, em muitas situações o desempenho dessa missão se torna penoso e desgastante. 
  Muitos dirigentes chegam mesmo a declarar que estão no cargo apenas por falta de quem o substitua. 
Parecem carregar pesado fardo, do qual querem se ver livres o mais rápido possível. Entendemos que os que assim procedem, infelizmente ainda não alcançaram a real compreensão sobre a missão de que estão imbuídos e tampouco a enorme oportunidade de crescimento que lhes foi dada pela Vida.
Nesse grave momento de descontrole por que passa a humanidade, o dirigente espírita deveria buscar compreender a importância do centro espírita. Se não tiver dentro de si os valores necessários para o cumprimento de sua tarefa, a casa sob sua responsabilidade poderá seguir por caminhos outros que não os dos núcleos onde se vivencia e ensina a mensagem cristã. Se os centros espíritas são a cátedra do Espírito de Verdade, muito mais razão terá quem o dirige de tentar chegar o mais perto possível desse entendimento, a fim de que possam os bons Espíritos efetivamente fazer uso dele, espargindo entre os homens a mensagem de esclarecimento e libertação. 
  A função do dirigente espírita, portanto, é da mais alta gravidade diante de Deus.
Pois ele, mais que os outros trabalhadores espíritas, faz o papel do "sal que salga", conforme nos exorta Jesus, no seu inesquecível Sermão da Montanha. Entretanto, o sucesso de sua tarefa administrativa depende do seu preparo em muitos aspectos, primordialmente no campo do conhecimento doutrinário e de sua conduta moral. Ele deve ser antes de tudo o espelho, o exemplo que muitos tentarão seguir, a conduta que tantos procurarão imitar. Mas não somos santos, dirão os que veem nisso um exagero. Decerto que não, mas essa mentalidade de pseudo-humildade é de suspeita modéstia. Esconde também um estado de acomodação bastante favorável para os que não querem esforçar-se em lutar por vencer suas más inclinações. 
  Dirigentes há, que exercem um papel para o qual não estão preparados e deixam crescer nos centros espíritas toda sorte de desvios, tanto doutrinários quanto morais, preparando inconscientemente um campo perfeito para a ação nefasta dos Espíritos atrasados. 
Diremos mais: serão casas que acabam sendo dirigidas por essas entidades, que sob nomes pomposos se locupletam em mantê-las no atraso, envolvendo as pessoas que ali estão (trabalhadores e frequentadores), em fantasias, ilusões e fascinações. Enganam-se os que pensam que tais desvios ocorrem somente em casas mais simples ou menores. Hoje, observam-se essas distorções disseminadas por todo o Movimento Espírita. Os jornais, os folhetos, os programas e eventos espíritas dão exemplo disso a todo instante. Quem tem olhos de ver, que veja. 

Como maior orientação, que possa principalmente colocar em prática os ensinamentos do Cristo, e não ficar somente na teoria, dentro daquilo que se diz: faça o que eu digo, mas não faça o que faço. Uma das suas características, a principal deve ser colocar em prática a humildade e a tolerância para com todos.

 
http://www.forumespirita.net/fe/artigos-espiritas/o-papel-do-dirigente-espirita/#ixzz54mNUDurG

MENSAGEM DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO

domingo, 26 de junho de 2022

COMO É BOM ENVELHECER.

 


COMO É BOM A GENTE ENVELHECER

 

Digo isto porque todas as idades são ótimas, e vivemos de muitas emoções, e acabamos vendo que realmente na vida nada se perde e sim se transforma. Eu às vezes digo que se eu tivesse 20 anos e a experiência que tenho hoje da vida, olha seria ótimo, mas como disse para mim hoje eu aceito este mundo como ele é realmente como uma grande escola.

Eu hoje não trocaria meus amigos, a minha vida maravilhosa, minha amada família por menos cabelos brancos que tenho poucos ainda com 69 anos, ou por uma barriga mais lisa.

Olha eu enquanto fui envelhecendo, acabei me tornando mais amável comigo mesmo, e menos crítico de mim mesmo. Hoje eu sei que a vida sempre tem o seu por que. Se sofremos  é porque alguma coisa fizemos para merecer isto, se somos felizes a mesma coisa eu digo. A verdade é que nós nunca estamos contentes com as coisas, se faz calor reclamados dele, se chove também, se faz frio e assim por diante. Alguma coisa fizemos para merecer isto, e ter que passar por certas situações.

Bem com o tempo eu me tornei mais amigo de mim mesmo, eu hoje não me censuro por comer biscoito extra, ou por não arrumar a minha cama, ou para comprar algo bobo de que eu não precisava.

Hoje eu não preciso andar nos trinques e conquistei o meu espaço, aonde eu vou sempre tem um lugar reservado e especial para mim.

Vi muitos amigos partirem desse mundo e que foram cedo demais, mais talvez por terem menos pecados, mas não tiveram a oportunidade de compreender a grande liberdade que vem com o envelhecimento.

Hoje ninguém me censura por ficar no computador até tarde, e dormir até o meio dia do dia seguinte.

Hoje curto a vida com o karaokê e canto musicas sertanejas que me elevam a minha alma no mais alto, eu me transporto na música.

Posso andar na praia com uma sunga extravagante sobre um corpo decadente, e mergulhar nas ondas do abandono se eu quiser, apesar dos olhares penalizados dos outros.

Eles também vão envelhecer um dia.

Eu sou abençoado por ter vivido o suficiente para ter os meus cabelos brancos, e ter risos da juventude gravados em minha mente. Muitos nunca riram, muitos morreram mesmo quando ainda viveram, e não viram o seu cabelo se tornar prata.

Conforme nos envelhecemos torna-se mais fácil sermos positivos. Nós nos preocupamos menos com o que os outros pensam de nós. O meu lema é, fale bem ou mal, mas fale de mim.

Eu ganhei o direito de estar errado e de me redimir.

Eu gosto da pessoa que me tornei, eu sei que não vou viver por aqui para sempre, mas enquanto eu estiver aqui, eu não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será.

 

Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

                                                        Meu Hotmail: getulicao@hotmail.com                               

Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

PRECE DE CURA E OUTROS.

 


 PRECE DE CURA E OUTROS. PEDINDO A DEUS E A JESUS A ATUAÇÃO DOS MÉDICOS ESPIRITUAIS E OUTROS MENTORES.

Deus nosso Pai de infinita bondade, dignai-vos abrandar a amargura da situação destas pessoas sejam elas adultos ou não, se assim for da Vossa vontade! Bons Espíritos, em nome de Deus Todo-Poderoso e Jesus nosso mestre, eu vos peço assistência para as suas aflições, cura dos seus males físicos e espirituais; e para os que desencarnaram e para seus familiares, para os drogados, para os dependentes químicos, fumantes, os que estão em depressão, nas angustias, os agonizantes, para os suicidas e os que tentaram isto que Deus esteja com eles. Também para os obsedados e obsessores, para afastar espíritos negativos, para mães que esperam e estão ganhando filhos, para abençoar a noite de todos, e um lindo amanhecer. Daí lhes a confiança aos seus familiares e demais no Senhor, e no futuro, para não tornar-lhes a vida mais amargas. Daí lhes também a força de não sucumbirem em desespero, o que lhes faria perder os benefícios e que tornaria as suas situações futura ainda mais penosa.

 Se possível a cura ser realizada por intermédio dos médicos e os mentores espirituais, os quais também possam ajudar a incutir na mente dos médicos terrenos e outros o que fazer, ou que atuem direta a elas.

QUE ASSIM SEJA SENHOR.

MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.

 

  MARIA TEREZA ABRAHÃO, SUELI SOUZA. LEDA MARIA MOREIRA DE MENEZES QUADRADO.INGRID DE SANTANA PEREIRA, SARAH SEKO SUGISAWA KAY.FABIOKA KAY.LETICIA DE SANTANA QUADRADO.




sexta-feira, 24 de junho de 2022

MEUS SETENTA E NOVE ANOS.

 


 

 

MEUS SETENTA E NOVE ANOS.

Aos meus setenta e nove anos, posso dizer que todo este tempo percorrido está sendo de grande valia para a evolução do meu Espírito. Tenho aprendido muito, pois este planeta considero uma grande escola.

Hoje com esta idade, sou confundido como tivesse 50 anos, pois até querem me tirar da fila dos idosos. Não tenho nem ainda cabelos brancos totais e nem rugas acentuadas. Mas o segredo é não beber, não fumar e malhar, pois o corpo físico é a morada do Espírito. E se ele não estiver bem, o Espírito vai chiar. Um dia estava num mercado na fila dos idosos, e o caixa exclamou: Senhor está na fila errada. E daí falei: Por quê? Realmente não tenho 60 anos, e sim 79. Ele ficou admirado e pediu desculpa. Tem também certas ocasiões, que quando tomo a frente da fila para tomar o ônibus, ficam me olhando como dissessem, o cara novo quer dar uma de migue.

Mas lembrando da data que nasci 25 de Junho de 1.943, me contaram que naquela época, as coisas não estavam bem no nosso País, pois havia revolução e outros.

Meus pais me contaram que quando os aviões dos inimigos passavam por cima da nossa cidade à noite, tocava uma sirene pedindo para tudo parar se não podíamos sermos bombardeados.

Pela medicina quase não nasço, pois minha mãe estava com uma doença chamada malária, e estava grávida junto com outras duas amigas que também esperavam bebês, e estavam com a mesma doença. Com a malária minha mãe teve febre diariamente e meu pai teve que recorrer ao Espiritismo para ter forças e fé para conseguir êxito. Das 3 somente minha mãe chegou a me ter. As outras não tiveram êxito.

Mais quando foi para mim nascer, a vida dela e a minha, a medicina mandou meu pai escolher entre nós dois, pois um de nós teria que partir desse mundo. E isto ficou na escolha do meu pai que queria nós os dois, embora já tivesse 3. E graças ao Espiritismo eu estou aqui, e minha mãe esteve por muito tempo, onde além de mim que era o quarto filho, nasceram mais seis irmãos.

No ponto de vista médico eu sobrevivi, mas seria uma pessoa raquítica e cheia de doenças, mais graças a Deus ele errou, e o Espiritismo acertou.

Outro detalhe que consegui sobre mim, é que na véspera da data do meu nascimento, minha mãe teria ido numa festa de São João.

Por outro lado soube também, que por eu ter sobrevivido, meu pai ficou tão feliz, que no aniversário meu de 1 ano ele deu uma festão de comemoração!!

A minha infância e a minha juventude foi muito boa, conheci vários amigos que partiram desse mundo, onde tivemos a oportunidade de montarmos uma equipe de futebol e boas amizades.

Como criança o meu pior problema naquela época era a tabuada, onde tive que repetir o primeiro ano por várias vezes. Mas o que não me deixava querer ir para a escola, era as reguadas nas mãos proferidas pelas professoras, que davam quando errávamos a famosa tabuada. Com isso precisava uns cinco para me levar para a escola. E eu me sentia um burro, e a minha mãe dizia que nem o burro é burro, porque quando ele não quer caminhar, ele empaca e não sai do lugar.

Outro problema foi o tal exame de admissão ao ginásio feito lá no Colégio Estadual do Paraná. Foi outro tormento para mim, não sei quantas vezes tive que fazer, porque era ruim na matemática.

Bem, porque eu era ruim nos estudos, meu pai me pôs a ser trabalhador, e como primeiro emprego fui trabalhar num armazém em que ele era sócio, entregando as compras com uma bicicleta que o caixão da frente pesava 14 quilos. Mais tarde num laboratório embalando remédios e despachando para os clientes, lá fiquei até me apresentar ao exército Brasileiro.

Mais venci todas estas barreiras, mais tarde com dezoito anos, tive que me apresentar o ao Exército e peguei um excesso de contingente, e fiquei um ano parado e dependo dos irmãos e meus pais.

Quando fui servir o exército fiquei lá apenas oito meses, dei baixa com destaque em tudo. Sai de lá com uma menção honrosa e uma carta de apresentação. Com isso me apresentei ao Banco Comercial do Paraná, trabalhando no balcão, emprego este arrumado pelo meu irmão Neri, e porque eu jogava bem futebol e eles precisavam de mim no campeonato bancário.

De simples balconista voltei a estudar, e cheguei a uma auditoria, onde tive mesmo morando aqui fiscalizar as agências de São Paulo. Isto foram cinco anos sem ter vida religiosa e social, pois viajava para lá aos Domingos, e vinha dar um cheiro nas Sextas Feiras na família.

Hoje aposentado há 28 anos pelo Banco Bamerindus, curto a vida, e digo não sou rico, mais tenho uma vida que pedi a Deus o suficiente para viver. Sou formado em três cursos profissionalizantes além de bancário aposentado: Técnico em Segurança do Trabalho, em Contabilidade e em Micros. Em segurança do Trabalho tive a oportunidade de estudar a psicologia do trabalho, onde hoje me dá um certo preparo para a vida, e ajudar o meu próximo na minha religião Espírita aliada a filosofia desta Doutrina. Aliando e como médium, dedico a humanidade no apoio fraterno, repartindo meus conhecimentos, e doando minhas mediunidades, intuitiva e inspirada. Hoje fechei este trabalho fraterno com 2.000.000 dentro do Brasil e fora. Trabalho este em oito anos. E em casa na internet.

Olha se eu escrevi isto, foi com o intuito de dizer que não existe grande homem. Que a necessidade obriga a pessoa a mexer, e se faz pela necessidade.  Na vida nada se perde e tudo se transforma, e Deus sempre nos reserva algo lá na frente. Pergunto? Se eu era Simi analfabeto pela tabuada que não entrava na minha cabeça. Pergunto mais uma vez? Como fui trabalhar em Banco por 30 anos. Só pode ser por Deus e por esta Doutrina Espírita que me ajuda até hoje.

Lá na frente casado para melhorar as coisas, tive que voltar aos estudos somente tirando dez, e fui destaque, aliás, quase em tudo o que passei. Futebol, exército, Banco, e outros mais.

Hoje com setenta e nove anos e com a experiência que tenho, digo que tenho 20 anos e 79 de experiência. A idade não me afeta, porque todas as idades são boas, desde que estejamos preparados para conviver com ela.

Eu tive este preparo, graças a Deus e a Jesus, sem fanatismo, na minha religião através dos meus Mentores Espirituais que muito me ajudaram e me ajudam, em especial ao meu Irmão Cacique o qual muito agradeço por ele ter transformado a minha vida.

Com o Espiritismo e a psicologia do trabalho que estudei para ser Técnico em segurança, digo o seguinte:

De zero ano aos sete, a pessoa passa por um recreio, onde na brincadeira não sabe e não quer saber o preço do feijão e outros, Isto é, começa a se adaptar neste mundo;

Aos sete anos, aprende a lidar com esse mundo material, e entra na escola para a alfabetização, e é a época dos por quês?

Dos sete ao quatorze, cresce na identificação com o mundo material, e somos envolvidos por uma série de exigências;

Dos quatorzes aos vinte e um anos, alcançamos a maioridade, onde ocorrem as primeiras paixões, o primeiro emprego, e talvez o primeiro desemprego, e casamento e filhos;

Dos vinte e um aos vinte e oito anos, surge um poderoso impulso profissional, e a pessoa se sente estabelecida na vida, e acaba atraindo compromissos que podem durar pelo resto da vida;

Dos vinte e oito aos trinta e cinco, surge a fase madura da vida;

Dos trinta e cinco aos 42, o indivíduo percebe os limites do seu corpo, e sente os primeiros efeitos do envelhecimento físico;

Dos 42 aos 49 anos, acaba se completando a transição para a meia idade, onde se acentua a necessidade de usar seu talento para compensar a perda da vitalidade física;

Dos quarenta e nove aos 56 anos, a alma da pessoa já tem uma grande experiência da vida, e ainda está no auge da capacidade de trabalho;

Entre 56 a 63, a pessoa ingressa na vida madura;

Dos 63 assim por diante, já não são mais épocas para inovações desnecessárias. No entanto, a atividade profissional e intelectual vivida com a serenidade, é perfeitamente possível até além dos 80.

Mais uma coisa eu digo, todas as idades desde que nos cuidemos são bonitas e gostosas de se viver, mesmo que as vezes possamos encontrar espinhos na nossa caminhada, mas devemos prestar mais atenção as flores que enfeitam as nossas vidas. A família, o lar, a escola da vida, a oportunidade de aprendizagem, ter uma vida alicerçada pela religião, porém sem fanatismo, e sim por devoção.

Outra coisa que difere, é ser idoso e velho. Idoso ainda é um elemento ativo, e o velho está no período de ser ajudado e cuidado. Tem a fase que nós fizemos pelos filhos, e a fase que deverão fazer por nós.

 

Mensagem escrita pelo Médium GETULIO PACHECO QUADRADO por ocasião dos seus setenta e nove anos de idade. Meu blogger: getulio mensagens espiritas.

Getuliomomentoespírita.blogspot.com

 

quinta-feira, 23 de junho de 2022

VIRTUDE DA GRATIDÃO.

 


Virtude da gratidão

 

Francisco de Assis, o grande homem que se fez pequeno, em sua nobre humildade, para vivenciar o amor a Jesus, afirmou, certa feita, que a gratidão é das mais difíceis moedas de se ofertar na vida.

Por isso, o pobrezinho de Assis preocupava-se sempre em ser grato a tudo e a todos.

Agradecia ao Irmão Sol por aquecê-lo e proporcionar vida à Terra; ao Irmão Vento por acariciá-lo nos dias de calor; à Irmã Lua por enfeitar as noites de céu claro; ao Irmão Sofrimento, que lhe permitia reflexões e aprendizados sob o seu guante.

O exemplo de Francisco de Assis nos remete a profundas reflexões, nesses dias em que prepondera o egoísmo, com o que estamos vivendo, quando não agindo de igual forma.

Na ir refreada busca pelo sucesso, pela sobrevivência, pelos compromissos cotidianos, vivemos fechados em concha, envoltos nas próprias dificuldades, problemas e desafios.

Nesse tumultuar de compromissos, dificuldades, pouco paramos para perceber as coisas que a vida nos oferece e, egoisticamente, esquecemos de agradecer.

Os amores dos filhos que, aconchegados em nossos braços, parecem diluir as dores da alma, quem no-los ofertou?

A possibilidade do progresso profissional, os desafios de crescimento pessoal, as chances de desenvolvimento intelectual, quem nos oportunizou?

O corpo, que nos é instrumento de expressão, trabalho, convivência, emoções, quem no-lo deu?

Perguntemos a um doente com enfisema pulmonar, qual seu maior sonho e ele, certamente, responderá que seria poder respirar profunda e longamente.

E nós, mal nos damos conta da bênção da saúde. Ou do corpo que, mesmo com alguma avaria ou dificuldade, oferece oportunidades riquíssimas na vida.

Algumas vezes lembramos de agradecer à vida e ao Senhor da vida pelas nossas conquistas e alegrias.

Mas, por que não agradecer também pelo mal que não nos acometeu, pelas dificuldades que não ocorreram, pelas dores que não precisamos enfrentar?

E mesmo que os dias difíceis nos cheguem à jornada terrestre, agradeçamos a dor, que lapida a alma imperfeita, provocando o brotar de virtudes que ainda dormem latentes em nossa intimidade.

Ser grato à vida é virtude daqueles que conseguem sair do casulo do egoísmo e do autocentrismo, e reconhecem que a vida padece sem a ajuda e apoio que chegam a toda hora.

Para pregar Seu Evangelho de luz, Jesus escolheu doze homens para o auxiliar. E lhes foi grato, acompanhando-lhes a existência e recebendo-os em Suas bênçãos, um a um, no retorno à pátria espiritual.

Dessa forma, que sejamos nós também, a cada dia que se inicia, gratos à vida, com a mente e com o coração.

Assim, lembrando sempre de que somos devedores da bondade e misericórdia celestes, que nos acompanham e sustentam-nos na caminhada, a gratidão será o sentimento que nos inundará a alma de peregrina e suave luz.

Redação do Momento Espírita, com base em palestra
de Divaldo Pereira Franco, proferida na Praia do Forte,
BA, em 16.9.2011.
Em 14.2.202.

MENSAGEM DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.

terça-feira, 21 de junho de 2022

LEI DA CAUSA E EFEITO.

 


LEI DA CAUSA E EFEITO

 

Embora muita gente não entenda o que ela vem a ser, ela todos os dias vive conosco. Digo vivendo com a gente porque tudo aquilo que jogarmos para o lado de la, volta para o lado de ca. Se falarmos mal alguém, isto volta para nos, e às vezes tem gente que acha ser castigo de Deus, ou foi assim que Ele quis, ou foi seu destino.

Mas é uma verdade tudo o que se planta colheremos, é a lei da ação e reação.

Ela se manifesta como dissemos todos os dias, como mensageira da Justiça e do Amor Divino. Quem faz tudo isto é a natureza que foi criada por Deus, para colocar em prática a sua lei. Esta lei pode ser também interpretada como a lei do carma, aquilo que deixamos de fazer por nosso semelhante e que estava ao nosso alcance, volta para nós nesta ou na outra encarnação.

Veja aquele parente difícil, pode ser o companheiro de ontem a quem atraiçoamos e induzimos à derrocada.

Ontem colocamos no coração de uma pessoa, o orgulho e a vaidade que seguia os nossos exemplos menos felizes, e hoje temos que enfrentar esta situação, às vezes tendo ela como esposa mandona, ou filha desaforada, e outros.

Para o ser feminino, damos um exemplo, o marido de hoje foi aquele que inclinaram à crueldade e à mentira.

Assim cada elo de simpatia ou sombra do desafeto que encontramos na família ou na vida profissional, podem ser forças do passado que nos pedem dedicação ao bem, ou afirmação no trabalho.

Tudo o que ficarmos devendo nesta encarnação, com a morte do corpo continuara na vida espiritual, trazendo-nos causas e consequências.

Baseado nesta lei, devemos fazer o melhor possível, nos dedicando a causa do bem e do amor, procurando acima de tudo colocar em pratica os ensinamentos de Deus.

Vamos ajudar estas pessoas que dificultam o nosso caminho, pagando com o bem o que vier de ruim. Oremos pelos nossos inimigos, perdoemos suas faltas como gostaríamos que assim o fizessem.

Olha a humildade vem a ser a melhor arma para a nossa libertação do mal, aqueles que têm a mania de querer ser o melhor em tudo, ou seja, orgulhoso deve urgentemente de despojar desta catarata dos seus olhos.

Não vamos esquecer que tudo isto começa pelos nossos familiares, e o nosso lar que são os nossos mais próximos.

 

Bibliografia: Momento Espírita. Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

Curitiba. PR

Visite o meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

segunda-feira, 20 de junho de 2022

COMO VOCÊ COSTUMA COMEMORAR SEU ANIVERSÁRIO.

 


COMO VOCÊ COSTUMA COMEMORAR SEU ANIVERSÁRIO.

Como você costuma comemorar o seu aniversário?

Quando se é criança, aniversário tem gosto de brigadeiro e sabor de brincadeiras. Espera-se o dia com muita ansiedade.

As mães já estão habituadas a responder, durante meses, a mesma pergunta: É hoje o dia do meu aniversário?

E, em verdade, embora as crianças queiram muito comemorar, para elas o mais importante são os amigos. É claro que elas adoram abrir os pacotes de presentes. Aliás, rasgam o papel com muita pressa, pois querem logo ver o que está dentro.

Elas gostam de cachorro quente, brigadeiro e sorvete. Mas, o que mais apreciam são as brincadeiras com os amigos.

Tão verdadeiro é isso que, normalmente, quem fica ao redor da mesa de doces e salgados são os adultos. A criançada está correndo no jardim, no pátio, gritando, pulando, rindo.

Costuma-se dizer que algumas datas são marcantes. O calendário terrestre estabeleceu, por exemplo, o aniversário de quinze anos como especial. Particularmente para as meninas.

Não mais que o de vinte e um anos, porque os jovens conquistam a sua liberdade. É a maioridade.

E que se dizer da marca dos cinquenta anos? Meio século de conquistas, de atividades. Idade de reflexão, de ponderação.

Na medida em que os anos vão se somando, os aniversários passam a ter outro sabor. Sabor de saudade, de lembrança, de recordações, de amigos que já não estão ao seu lado.

Há os que apreciam festas ruidosas, com música, dança e muitas pessoas ao redor. Há os que preferem comemorações mais íntimas, com os amigos mais chegados.

A atriz Jamie Lee Curtis instituiu uma tradição de aniversário envolvendo a sua mãe, a também atriz Janet Leigh.

Todos os anos, até a morte de sua mãe, em 2004, no aniversário de Jamie, ela telefonava para a mãe às oito horas e trinta e seis minutos, e imitava um obstetra:

Muito bem, Janet. Vamos. Continue a fazer força. Respire fundo. Lá vai!

Às oito horas e trinta e sete minutos, Jamie imitava o choro de um recém-nascido e agradecia à mãe por ter feito tanta força.

Toda vez, conta a atriz, sua mãe ria e chorava ao mesmo tempo.

E sempre que alguém comemora um aniversário, Jamie pergunta: Já ligou para sua mãe e agradeceu?

*   *   *

Todos os que estamos vivendo na Terra devemos ser muito gratos pela vida. Nosso primeiro agradecimento a Deus, que por amor nos criou.

Depois a nossos pais que nos geraram. A nossa mãe que nos embalou com sua sinfonia rítmica, mantendo-nos próximos ao seu coração, durante toda a gestação.

E depois de termos nascido, nos amamentou, cuidou, ensinou, esquecendo-se de si mesma.

Por isso, não aguarde o seu aniversário. Hoje mesmo, agora, diga para sua mãe: Obrigado, mãe, por tantas coisas, pela minha vida. Obrigado por ter me transformado nesse ser completo que vive, ama, sente, trabalha e é feliz.

 

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Comemoração, de Seleções Reader's Digest, de abril de 2000.

 

Em 02.09.2011.

MENSAGEM DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO, POR OCASIÃO DO SEU NATALÍCIO.