sábado, 10 de maio de 2014

CAPÍTULO XVI.SERVIR A DEUS E A MAMON. PARÁBOLA DOS TALENTOS. Nesta parábola o nosso Mestre comenta que um senhor muito rígido, querendo fazer uma longa viagem, resolveu testar a capacidade de cada um dos seus súbitos com referência aquele recurso em dinheiro. Chamou seus servidores e colocou em suas mãos uma quantidade de moedas. Para um deu cinco moedas, para outro duas, e para o último uma, tudo isso segundo a capacidade de cada um. O primeiro que recebeu cinco moedas foi embora e negociou o dinheiro, e ganhou cinco outras. O que ganhou os dois fez a mesma coisa e ganhou mais duas. O que havia recebido um, foi esconder o seu pertence do seu Senhor na terra. Voltando da viagem o Senhor pediu-lhes as contas. O que havia recebido as cinco apresentou as outras cinco, dizendo: Senhor me havia dado cinco moedas em minhas mãos, eis que lhe devolvo mais cinco que ganhei. E o Senhor lhe respondeu: Bom e fiel servidor, porque foi fiel em pouco coisa eu vos estabelecerei sobre muitas outras, entrai no gozo do Senhor. Aquele que havia recebido dois veio logo e se apresentou dizendo: Senhor me havia dado duas, e eis aqui outras duas que ganhei. O Senhor lhe respondeu: Bom servidor, porque foste fiel em pouca coisa, eu vos estabelecerei sobre muitas coisas outras, entrai no gozo do Senhor. E aquele que havia recebido apenas uma, lhe disse: Senhor sei que sois um homem duro, que extingue onde haveis semeado, e colheis onde nada haveis empregado; por isso, como eu o temia escondi vossa moeda na terra; ei-la, restituo o que é vosso. E para surpresa de todos o Senhor lhe falou: Servidor mau e preguiçoso, sabeis que ceifo onde não me semeei, e que colho onde nada empreguei. Devias pois, ter colocado o meu dinheiro nas mãos dos banqueiros, a fim de que no meu retorno, eu retirasse com juro o que era meu. Que lhe retire pois o talento que tem, e deem-no àquele que tem dez talentos, porquanto dar-se-á a todos aqueles que já tem, e será acumulado de bens; mas aquele que nada tem, tirar-se-á mesmo o que pareça ter, e que se lance esse servidor inútil nas trevas exteriores; ali haverá choros e ranger de dentes. Tudo isso parece injusta esta atitude, pois como vamos dar mais aquele que já tem? Mas foi dado para aquele que mais produziu, e merece uma recompensa, uma gratificação. Segundo fui pesquisar a palavra talento o quer dizer realmente, verifiquei, que quer dizer, que cada um de nós possuímos um deles, ou seja: aptidão, inteligência, e que quando nascemos trazemos junto a nós os nossos talentos do passado. Sim trazemos algo conosco que nesta encarnação nos afinamos. É por isso que uns nascem com uma inteligência rara, outros com menos, e assim sucessivamente. Quanta coisa podemos realizar com a nossa inteligência e que as vezes não nos julgamos capazes. Tai também um exemplo de um mau servidor, que fazem mau uso das suas aptidões, as vezes explorando o povo com suas crendices, mas eles devem saber que haverá sim a hora do juízo final, onde a nossa consciência irá nos julgar, e a cada um será dado segundo as suas obras. Bibliografia: O Evangelho Segundo o Espiritismo. Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.