O LIVRO DOS ESPÍRITOS. CAPÍTULO
VII. LEI DE SOCIEDADE.
LAÇOS DE FAMÍLIA.
Os animais, pais e filhos deixam de se reconhecer
quando os últimos não precisam mais de cuidados, porque os animais vivem a vida material e não a moral. A ternura da
mãe pelos filhos tem por principio o instinto de conservação aplicado aos seres
que dão á luz. Quando esses seres podem cuidar de si mesmos, sua tarefa está
cumprida e a Natureza nada mais lhe exige. É por isso que ela os abandona para
se ocupar de outros que chegam.
Existem pessoas que acham que o abandono das crias
pelos animais, que os laços de família entre os seres humanos não são mais que
o resultado de costumes sociais e não uma lei natural. Mas o certo é que o ser humano tem outro destino que não o dos
animais. Para ele, há outra coisa além das necessidades físicas; há a
necessidade do progresso. Os liames sociais são necessários ao progresso e os
laços de família resumem os liames sociais; eis porque eles constituem uma lei natural.
Deus quis que os seres humanos, assim, aprendessem a amar-se como irmãos.
Para a sociedade o resultado do relaxamento dos
laços de família, seria o agravamento
do egoísmo.
ESTUDOS
MATERIALISTAS DA SOCIEDADE.
Herbert Spencer considerou a família
entre as instituições que dão forma à vida social; Marx e Engels, como o
primeiro grupo histórico, a primeira forma de integração humana;
Augusto Comte, como a célula básica da sociedade, o embrião e o
modelo desta, de maneira que a sociedade perfeita é a que funciona como
família. Atualmente, a Sociologia da Família e a Psicologia Social, bem como as
próprias escolas de Psicologia do Indivíduo reconhecem a importância básica da
família. O mesmo se dá nos estudos de Psicologia Educacional e de Filosofia da
Educação. John Dewey, em Democracia e Educação, acentua a
importância do lar na organização social e na preparação da vida social. Como
se vê, a asserção dos Espíritos de que “os laços de família resumem os liames
sociais” são confirmados até mesmo pelos estudos materialistas da sociedade.
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