sábado, 14 de abril de 2012


EU NÃO VIM DESTRUIR A LEI
CAPÍTULO I
AS TRÊS REVELAÇÕES

1ª revelação Moises.
Existem duas partes distintas na lei Mosaica, a lei de Deus divulgada no Monte Sinai, e a lei civil ditada por Moises. A primeira permanente, e a segunda para atender os costumes e o caráter dos homens rebeldes, e que poderia ser modificada de acordo com a necessidade para refrear os costumes dos homens daquela época.
A lei de Deus abrangia os dez mandamentos, a saber:
1-Eu sou o Senhor Vosso Deus, que vos tirou do Egito, da casa dos servos. Não tereis outros Deuses estrangeiros diante de mim. Não fareis imagem talhada, nenhuma figura de tudo o que está no alto no Céu e embaixo na Terra, nem de tudo o que estas nas águas sob a Terra. Não os adorareis, nem lhes rendereis culto soberano;
2- Não tomeis em vão o nome do Senhor Vosso Deus;
3-Lembrai-vos de santificar o dia de Sábado;
4-Honrai Vosso Pai e a Vossa Mãe, a fim de viverdes longo tempo na Terra, que o Senhor Vosso Deus vos dará;
5-Não matareis;
6-Não cometereis adultério;
7-Não furtareis:
8-Não prestareis falso testemunho contra vosso próximo;
9-Não desejarei a mulher do próximo;
10-Não desejareis a casa do vosso próximo, nem seu servidor, nem a sua serva, nem o seu boi, nem seu asno, nem nenhuma de todas as coisas que lhe pertencem.
Esta lei de Deus abrange todos os Países e todos os tempos, e não pode ser mudada pelo homem porque pertence ao Pai Maior.
As outras foram elaboradas por Moises para atender situação critica daquela época, em que o povo era descrente e rebelde, podia ser mudada a qualquer tempo e de acordo com a necessidade.
Justamente pelo povo ser desta maneira, Moises teve que pregar um Deus terrível que castigava aqueles que não seguissem as suas leis. Moises modificou varias vezes estas leis para combater abusos e falsas interpretações, mais não podia fazer uma forma mais radical do que as contidas a estas palavras: “Amar a Deus acima de todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo” , inclusive afirmando que ali estava toda a lei dos profetas.

2ª Revelação. O cristo.
Depois de Moises surgiu o Cristo o nosso Irmão Jesus, porém destacando que Deus era o Pai de todos, e que não castigava ninguém e os amava indistintamente. Falou também que não veio destruir as leis de Deus e sim cumpri-las, dar a elas o verdadeiro sentido e apropria-las ao adiantamento dos homens. Daí nasceu os deveres para com Deus e para o próximo, que vieram a constituir a base da doutrina.
Jesus ainda destacou que os Céus e a Terra não passariam antes de tudo fosse cumprido até o último iota. Querendo dizer com isso, que seria preciso que a lei de Deus recebesse o seu cumprimento, que fosse praticada sobre todo o nosso planeta e todas as pessoas com toda a sua pureza, e com todos seus desenvolvimentos e consequências.
Mais o papel de Jesus aqui não foi somente de um legislador moralista, mais sim de cumprir as profecias que foram anunciadas antes da Sua vinda. Ensinou aos homens que a verdadeira vida não esta na Terra, mais sim no Reino de Deus dos Céus, mostrando- lhes o caminho e meios de se reconciliar com o Pai todo Poderoso, e os prevenir sobre a marcha das coisas futuras, para o cumprimento dos destinos humanos. Falou de tudo em termos mais ou menos explícitos, onde a chave estava na maturidade do Espírito humano, onde a ciência deveria contribuir para o desenvolvimento das ideias, dando a esta tempo de progredir.
O Cristo foi o iniciador da moral mais pura e mais sublime, e que deve renovar o mundo, aproximar os homens e torna-los irmãos, colocando no coração destes, a caridade e o amor ao próximo. Criando entre eles a solidariedade, fazendo do nosso planeta à morada de Muitos Espíritos Superiores.

3ª Revelação. O Espiritismo.
Vem a ser o Espírito da verdade mencionado pelo Cristo. Ela vem a dar o verdadeiro sentido nas parábolas de Jesus que foram deturpadas por alguns.
O próprio Cristo falou aos seus discípulos, que o povo daquela época não estava preparado para recebê-las, e que Ele também não tivera tempo para explica-las melhor.
Como o próprio Mestre falara que não veio destruir as leis de Deus e sim cumpri-las, a nossa religião diz que viemos simplesmente para dar o complemento e coloca-las em prática.
A nossa Doutrina vem revelar que vivemos entre os dois mundos o material e o Espiritual, porque os fenômenos estão aí soltos, e aparecem em diversos lugares. Com isso prepara-nos para a vida futura e a presente, mostrando o caminho a seguir.
Ela não personifica nenhum individuo, porque é produto dos ensinamentos dos Espíritos, e por uma multidão de intermediários.
A aliança da ciência com a religião formou uma alavanca para a inteligência humana, onde revela as primeiras leis terrenas e da moral, todas seguindo o princípio das leis de Deus.
O Espiritismo revela, que esta chegando o tempo em que os ensinamentos do Cristo devem receber os seus complementos, onde a ciência terrena deve deixar de ser materialista se unindo a Espiritual. Se assim for a Religião deixara de receber os desmentidos da ciência, e por certo adquirira forças.


Bibliografia: O Evangelho Segundo o Espiritismo. Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado. Visite meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com
CENTRO PARANAENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS. GRUPO IRMÃO CACIQUE, TRABALHO ÀS QUINTAS FEIRAS, ÀS 14 HORAS. RUA. LAMENHA LINS, 1.925. CURITIBA. PR

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.