quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A FÉ RACIOCINADA

Como o nome já diz alguma coisa, ela é diferente da fé cega que vem a ser aquela em que aceitamos tudo o que nos dizem, enquanto a raciocinada vem a ser aquela em que o que dizem passam pelo nosso crivo, pelo nosso raciocínio, se é verdade e nos serve.
Dou por exemplo a tal Páscoa, ela foi inventada por alguns, aproveitando uma oportunidade da Páscoa da libertação do povo Hebreu do cativeiro, e colocaram a crucificação de Jesus justamente nesta época, e deve ter sido aliada ao comércio que veio com o tal ovo de chocolate, e o coelho que não bota e ainda mais de chocolate.
Mas como dizia meu pai terreno , quando a pessoa não tem a fé raciocinada, dizendo-se que um pé de coelho vai lhe ajudar, no fundo acaba até lhe ajudando.
Por isso temos que sempre raciocinar aquilo que pode ser o certo e o que pode ser o errado, separar o joio do trigo.
A fé em si vem a ser um dos maiores tesouros que herdamos de Deus e de Jesus, vem a ser uma grande luz que ilumina nossos destinos. Ela enriquece a nossa inteligência e exalta o nosso coração. É aquela que nos da à certeza de que estamos realmente certos, vem a ser o emblema da perfeição.
A fé raciocinada vem a ser um cabedal que valoriza o nosso alma. Para termos bens materiais na Terra, é necessário trabalho, raciocínio e esforço, e para se obter a fé raciocinada também requer tudo isto. A prosperidade material vem a ser produto do nosso esforço continuo em busca do nosso ideal, aonde a Espiritual vem a ser uma conquista do Espírito.
O dinheiro facilita as coisas para nós, por exemplo, o bem estar físico. Já a fé raciocinada facilita ao homem não só Espiritualmente, mais atinge também o físico por estarem, intimamente ligados.
A fé não se compra nos templos religiosos, e sim se adquire pelos nossos conhecimentos. Se fossemos cobrar algo teríamos que comprar de Deus e de Jesus.
O nosso patrono Allan Kardec define a fé da seguinte maneira: Fé verdadeira é a que podemos encarar a razão face a face, em qualquer época da humanidade.
Deus tem concedido a nós as mais variadas bênçãos, menos a fé raciocinada. Por essa razão vemos em todas as religiões, pessoas capazes de nos cativar pela sua bondade, paciência, atraindo-nos pela caridade. Mas vemos nelas também a falta da fé raciocinada, onde se despojam de tudo o que tem pensando em se salvar, coisa que vem a ser pelos nossos atos e maneira de ser.
A fé raciocinada somente se adquire pelos estudos, pelo trabalho. Por isso que na nossa religião estuda-se muito, para sabermos separar o joio do trigo como já dissemos.
Temos visto pessoas que possuem as suas Mediunidades aflorada, e preferem se internar em casas de saúde, porque viram falar que a nossa religião é do diabo ou coisa parecida. Bastariam apenas alguns trabalhos de desobessessão e estariam em forma, mas a fé cega é a que se destaca, porque fulano disse.
Muitos ainda encontram-se cegos em face da luz e surdos pela relação aos sons. São ainda pessoas sem fé raciocinada, àquelas que não estudam e acreditam em coelhos e outros. Vivem num circulo vicioso e com medo de encarar a realidade.
 Estas pessoas tem o entendimento coberto pelos véus dos dogmas e dos preconceitos.
A fé verdadeira e raciocinada vem a ser aquela que se impõe pelo raciocínio, verificando os fatos se são realidades, e não porque disseram.
Bem a cada um foi dado à liberdade para buscar a verdade e abandonar o engano. Devemos lembrar que a fé raciocinada é a que alimenta que sustenta o Espírito, que nos da á certeza que estamos no caminho certo.

Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.