terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A MORAL RELIGIOSA

Quer dizer relativo aos nossos costumes, significando doutrinar, dar bons exemplos, bons conselhos. E è uma verdade porque às vezes vemos pessoas que apontam um dedo para o outro, mas esquecem de ver os outros quatro que sobram apontando para si. Digo isto não no sentido critico, mas dentro do que se observa, onde existem muitas pessoas pregando e não tendo moral para aquilo. É um clube daqueles que dizem, faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
Pergunto o que adianta pregarmos e vivermos dentro de uma igreja, se ao sairmos dela fizermos tudo errado? Jesus quando ia dar um conselho, Ele antes exemplificava aquilo que Ele ia pregar. Sei que no nosso mundo às vezes as coisas se tornam difíceis, mas devemos sempre tentar fazer, que como diz o meu Mentor Cacique, que na vida nada é fácil, mas se pensarmos somente nas dificuldades nada faremos. E se não fizermos a nossa parte vamos tornando realmente as coisas mais difíceis. Na vida nada acontece por acaso.
Reconhecermos um erro é bonito, mas persistirmos nele torna-se um erro maior. Quero dizer com isso que aquele que erra sem saber que esta errando peca uma vez somente, mas aquele que tem conhecimento e continua errando peca várias vezes. Dou um exemplo daquele que admite ser orgulhoso, mais nada faz para deixar de sê-lo, aí o problema se torna grave.
O Cristo nos chamou a atenção para os falsos profetas, que continuam vendendo a imagem Dele e dos seus feitios. Estes recomendam que o dinheiro não seja tudo na vida, mas nada fazem sem ele entrar para seus cofres.
Eu analisando o passado, vejo que muita coisa ainda não mudou que realmente esse mundo ainda não pertence ao Reino de Deus, porque tem muita gente sabendo que esta errada, e continuam vendendo as suas preces, orientações e outros se pagarmos por isso. São como Jesus nos alertou cegos guiando cegos. Temos que cuidar com muitos lobos vestidos de cordeiros.
A maioria das palestras que vemos por aí, o conteúdo gira em torno do combate as nossas imperfeições morais. Mas às vezes não distinguem quais são elas. Sendo assim torna-se fácil se fugir do mecanismo do bom senso, onde encontramos as mais variadas desculpas, onde conseguimos enxergar um cisco no olho do nosso semelhante, mais fazemos vistas grossas para as palavras do Cristo que falava do arqueiro e da trave.
Temos a mania de enaltecer as nossas qualidades, procurando esquecer as nossas imperfeições, e só damos conta quando alguém nos chama a atenção para os nossos erros, e com isso resulta nas nossas reações, de não admitirmos como admitirmos. Às vezes isso acaba nos revoltando contra aqueles que às vezes são os nossos parentes, amigos, e aqueles que nos querem bem.
Às vezes ao chegarmos em casa, e deparamos com alguns inimigos que nos desejam o mal, como a preguiça, a luxúria, a cobiça, a gula, a ira, a inveja, o orgulho, que se compactuarmos com eles possivelmente teremos a companhia de Espíritos que pensam daquela natureza, e por certo fomentarão a nossa desgraça.
Se conseguirmos nos desvencilhar de tudo isso, possível à luz Divina estará junto conosco, e os nossos queridos Mentores Espirituais estarão nos abençoando e nos iluminando.
È por isso que vemos filas para resolverem seus problemas, onde tem gente que presume ver santas em vidraças, nas portas de benzedores, em romarias para visitarem grutas, templos de várias correntes religiosas e diferentes ao mesmo tempo.
A solução para isso, basta que façamos uma alta reflexão dos nossos hábitos, procurando corrigir os defeitos, e participarmos de trabalhos que desenvolvam as nossas virtudes, como acontece nas casas Espíritas. La se emprega as palavras do Cristo, amai-vos e instrui-vos, pois sem estes jamais iremos galgar o estado superior da Espiritualidade.
Como poderemos conseguir se desvencilhar dos maus hábitos:
1-Através do autoconhecimento, que vem a ser conhecer-se a si mesmo, para saber como é que somos? Como sentimos as coisas? Como reagimos perante as adversidades? O que devíamos fazer para sair dessa situação?
2-Pela meditação, que é aliada a oração que poderá nos trazer ideias inspiradoras e por certo nos dirá o que fazermos.
3-Pelo exercício do raciocínio. Neste é que acabará nos apontando qual o caminho a seguir para realizarmos a nossa Reforma intima.
Para finalizarmos, podemos recomendar estes três tópicos acima, que fundamentam a Nossa Doutrina do Amor chamada de Espiritismo, e o objetivo mais da nossa encarnação, que vem para evoluirmos Espiritualmente.
Somos sim seres em evolução, em que cada um procura desempenhar a sua missão que pediu para se desvencilhar das dividas das encarnações passadas. Mas para isso é preciso que façamos de tudo para se corrigir aquilo que temos de errado, porque sem fazermos isso as coisas se tornam mais difíceis.
Uma coisa eu aprendi nestes longos setenta um anos, tudo aquilo que desejarmos, temos que fazer a nossa parte, para que Deus e Jesus possam fazer a parte Deles. Isto quer dizer, cinquenta por cento é nosso, e os outros pertencem a Deus que farão a parte Deles segundo as obras de cada um de nós.

Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com
Curitiba. Paraná. Brasil


0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.