sexta-feira, 11 de setembro de 2015

RELACIONAMENTO CONJUGAL
PONTO DE VISTA ESPÍRITA

No nosso ponto de vista, todo relacionamento requer um tempo para amadurecer, chamado de namoro.
Namoro para nós quer dizer, onde dois seres se descobrem um no outro de maneira imprevista por suave encantamento, numa relação matrimonial e familiar.
Já no plano Espiritual estes encontros são traçados obedecendo à lei da reencarnação entre os Espíritos que, possivelmente, já tenham partilhado experiências passadas a nível afetivo e sexual.
Embora os estudos estejam propensos a designarem a atração entre dois seres através do instinto sexual, não podemos negligenciar que esta ligação vai além do físico, pois contamos com inteligências desencarnadas neste jogo afetivo resguardando e guiando companheiros de experiência, volvidos à reencarnação para fins de progresso.
Para nós o casamento vem a ser um progresso na marcha da Humanidade, e que a abolição deste significa o retorno à vida animal.
O casamento acaba originando um regime de vida em comum, pela quais duas criaturas se confiam uma à outra no campo da assistência mútua, na criação e desenvolvimento de valores para a vida implicando em direitos e deveres de um para com o outro.
Às vezes recebemos o cônjuge a quem prejudicamos no passado, por isso que às vezes tem gente que foge deste sistema para evitar problemas ou sofrimentos dos compromissos assumidos com a parte Espiritual, adiando assim o seu resgate. São os casamentos cármicos, o do pagamento de dividas de reencarnações passadas.
No casamento somente seremos felizes se as afinidades estiverem ao nosso favor, isto é, das suas inclinações e instintos, porque somente na vida futura é que encontraremos a verdadeira união e reciprocidade entre os nossos Espíritos.
Geralmente sonhamos e buscamos a nossa cara metade, isto querendo dizer, sermos felizes a dois, que este venha a complementar o nosso eu de todas as formas.
Mas às vezes o casamento é marcado como meio de resgate dos nossos débitos do passado com aquela pessoa, onde este se constitui em ser um estágio evolutivo para os dois. Coisas que um ficou devendo para o outro em vidas passadas.
Mas tudo isto faz parte da nossa evolução Espiritual, onde encontramos momentos felizes, e também acabamos nos defrontando com provações. Dizemos isto porque, às vezes os dois se dão bem, e vem parentes de fora querendo estragar tudo, isto às vezes sem contar com filhos que reencarnarão na nossa família, e que poderão ser o algozes do passado.
Dentro da lei da ação e reação, que vem a ser a das causas e efeitos, onde tudo o que se planta colhemos, vamos pagando os nossos débitos, e o que temos que pagar porque na outra encarnação fizemos o nosso cônjuge sofrer.
Nos casos de casais sem filhos, pode ser algo que fizeram nas vidas anteriores, e algum dos cônjuges vem com o problema da infertilidade. Para estes a recomendação é adotar uma criança, pois existem muitas esperando uma oportunidade de ser e ter alguém na vida.
Para a união dos seres recomendamos muita paciência e dialogo entre eles, porque geralmente cada um vem de uma formação e até chegarem ao ideal, muitos choques se fazem presentes, e é ai que entra o diálogo, a paciência e perdão.
Na convivência conjugal, nenhum deve deixar prevalecer a sua vontade de forma impositiva, e nem deixar que o outro se anule para atender as suas exigências egoísticas.
Temos que saber que cada um de nós temos os nossos defeitos, e que devemos fazer de tudo para corrigi-los sem exaltarmos, procurando sempre o entendimento.
Temos que saber que no inicio tudo é mar de rosas, e que com o tempo existem vários fatores que podem mudar o rumo das coisas. Por exemplo:
Com a chegada dos filhos as coisas se dividem, pois o carinho e a afeição ficam divididos entre os dois, e passa a ser partilhada por mais pessoas. O casamento às vezes adoece, porque os desafios do quotidiano vêm representados pelos conflitos, moléstias, falhas na formação e temperamento.
Devemos lembrar sempre que a união deve estar sempre apoiada na confiança mútua, conquistada e não imposta.
Situações que podem abalar um casamento:
Pequenas mentiras, traição, o ciúme exagerado, problemas financeiros e o processo obsessivo.
Para os casais Espíritas recomendamos que devam estar preparados para enfrentar estes momentos de crise, recorrendo a medidas preventivas que estão no Evangelho Segundo o Espiritismo. Queremos dizer com isso, que o ideal é ter-se uma base religiosa.
A nossa Doutrina Espírita oferece aos seres meios para que seja modificado o nosso olhar para as diversas situações problemáticas, através do entendimento do presente, considerando as provas e expiação concernentes ao nosso passado Espiritual. O ser ao despertar-se com a sua situação motivada pela compreensão dos fatos, ira se tornar mais resignado e prudente na sua conduta mental e ativa, pois terá o devido preparo psicológico para aceitar os reveses da vida.
Estará mais motivado em todos os aspectos, fomentando a fé e a esperança no dia de hoje, para que o amanhã seja mais promissor.
O dinheiro familiar deve ser empregado para a manutenção, sem deixar melindres tanto ao homem como para a mulher, de reter uma pequena porção para o seu uso pessoal.
Temos que cuidar com os problemas obsessivos, ou seja, quanto aos desejos sensuais, provocando a infidelidade conjugal. Queremos dizer com isso, que nem tudo vem a ser problema espiritual, mas se pensarmos desta maneira teremos Espíritos que coadunarão com as nossas ideias, e fomentarão a situação. Para isto exige-se muita prece, porque nesta situação existem dois caminhos, o de aceitar a provocação ou rechaça-la, orando e vigiando os nossos pensamentos.
Devemos sempre evitar as separações, que a luz do Espiritismo, a separação se constitui em decisão séria, que só deve ser tomada em situações extremas, porque muitas vezes envolve os filhos e a família. A maioria dos casamentos provacionais requer muita paciência e renuncias para ser levado até o fim.
Frequentemente os casais confundem diferenças de gostos e ideias com incompatibilidade. Com isso é preciso aprender a dialogar e a se respeitarem mutuamente, e assim poderão viver em paz.
Devemos sempre lembrar, que as almas devem unir-se desde a sua origem, predestinadas e essa união e cada um de nós tem nalguma parte do Universo a sua metade, a que fatalmente um se reunirá.
Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
 Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

Meu Hotmail: getulicao@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.