Bases para a reforma social
Vivemos a era do
desenvolvimento científico e dos avanços tecnológicos.
No entanto, embora
a satisfação e o conforto que os avanços proporcionam para a vida material, não
conseguem preencher o vazio da alma.
O ser humano aspira qualquer
coisa de superior, sonha com melhores instituições, deseja a vida, a
felicidade, a igualdade, a justiça para todos.
Mas, como atingir tudo isso com
os vícios da sociedade e, sobretudo, com o egoísmo imperando?
O ser humano sente a
necessidade do bem para ser feliz e compreende que só o bem pode lhe dar a
felicidade pela qual aspira.
Mas, como ocorrerá isso?
Ora, se o reino do bem é
incompatível com o egoísmo, é preciso que o egoísmo seja destruído.
Mas, o que pode destruí-lo? A
predominância do sentimento do amor, que leva os seres humanos a se tratarem
como irmãos e não como inimigos.
A caridade é a base, a pedra
angular de todo edifício social. Sem ela o ser humano construirá sobre
a areia.
Assim sendo, se faz urgente que
os esforços e, sobretudo os exemplos de todos os seres humanos de bem, a
difundam.
Mas como exemplificar o bem num
meio corrompido pela maldade, a violência, a corrupção?
Está nos desígnios de Deus que,
por seus próprios excessos, as más paixões se destruam. O excesso de um mal é
sempre o sinal de que chega ao seu fim.
No entanto, sem a caridade o
ser humano constrói sobre a areia. Um exemplo torna isso compreensível.
Alguns seres humanos bem
intencionados, tocados pelos sofrimentos de uma parte de seus semelhantes,
supuseram encontrar o remédio para o mal em certas doutrinas de reforma social.
Vida comunitária, por ser a
menos custosa; comunidade de bens para que todos tenham a sua parte; nada de
riquezas, mas, também, nada de miséria.
Tudo isso é muito sedutor para
aquele que, não tendo nada, vê, antecipadamente, a bolsa do rico passar ao
fundo comunitário sem cogitar que a totalidade das riquezas, postas em comum,
criaria uma miséria geral ao invés de uma miséria parcial.
Que a igualdade, estabelecida
hoje, seria rompida amanhã pela mobilidade da população e a diferença entre
aptidões.
Que a igualdade permanente de
bens supõe a igualdade de capacidades e de trabalho. Mas a questão não é
examinar o lado positivo e o negativo desses sistemas.
O fato é que os autores,
fundadores ou promotores de todos esses sistemas, sem exceção, não visaram
senão a organização da vida material de uma maneira proveitosa a todos.
A finalidade é louvável,
indiscutivelmente. Resta saber se, nesse edifício, não falta à base que, só
ela, poderia consolidá-lo, admitindo-se que fosse praticável.
A vida comunitária é a abnegação
mais completa da personalidade.
Ora, o móvel da abnegação e do
devotamento é a caridade, isto é, o amor ao próximo.
Um sistema que, por sua
natureza, requer para sua estabilidade virtudes morais no mais supremo grau,
haveria que ter seu ponto de partida no elemento espiritual.
Pois muito bem, ele não o leva
absolutamente em conta, já que o lado material é a sua finalidade exclusiva.
Isso quer dizer que são
enfeitadas com o nome da fraternidade, mas a fraternidade, assim
como a caridade, não se impõe nem se decreta, é algo que existe no coração e
não será um sistema que a fará nascer.
Ao mesmo tempo em que isto
ocorre, o defeito antagônico à fraternidade arruinará o sistema e o fará cair
na anarquia, já que cada pessoa quererá tirar para si a melhor parte.
A experiência aí está, diante
de nossos olhos, para provar que eles não extinguem nem as ambições nem a
cobiça.
Os seres humanos podem fundar
colônias sob o regime da fraternidade tentando fugir ao egoísmo que os esmaga,
mas o egoísmo seguirá com eles como vermes roedores.
E lá, onde se acham, haverá
exploradores e explorados, se lhes falta a caridade.
Por todas essas razões é que
nunca haverá reforma social que se sustente em sistemas que não levem em conta
o elemento espiritual.
É incontestável que antes de
fazer a coisa para os seres humanos, é preciso formar os seres para a coisa,
como se formam obreiros, antes de lhes confiar um trabalho.
Pensemos nisso!
Redação do Momento Espírita, com base
em discurso pronunciado por Allan Kardec,
nas reuniões gerais dos espíritas de Lyon e Bordeaux, do livro Viagem
espírita em 1862,
ed. O clarim, 2. ed., pp.80-84.
Em 14.03.2008.
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