O LIVRO DOS
ESPÍRITOS-CAPÍTULO XI-DOS TRÊS REINOS-OS MINERAIS E AS PLANTAS.
As plantas
não tem consciência de sua existência, tem apenas a vida orgânica. Elas recebem
impressões físicas que agem sobre a matéria, mas não tem percepções e, portanto
não tem a sensação de dor.
A força que
atrai as plantas umas às outras é independente de sua vontade, uma vez que não
pensam. É uma força mecânica da matéria agindo sobre a matéria; elas não
poderiam se opor a isso.
Na natureza
tudo é uma transição, pelo próprio fato de que nada é semelhante e que,
entretanto, tudo se liga. As plantas não pensão, e, por conseguinte não tem
vontade. A ostra que se abre não pensa, existindo nela apenas um instinto cego
e natural.
As plantas
têm como os animais, um instinto de conservação que as leva a procurar o que
lhes pode ser útil, e a fugir do que as pode prejudicar. Tem porque tem uma
espécie de instinto, isso dependendo da extensão que se da à palavra, mas vem a
ser um instinto puramente mecânico.
Nos mundos
superiores as plantas são como os outros seres de uma natureza mais perfeita,
mas nestes mundos as plantas serão sempre plantas, e os animais sempre animais
e os homens sempre homens.
A alma dos
animais irracionais é inferior a do homem, havendo tanta distancia quanto há entre
a alma do homem e de Deus. A alma dos animais irracionais conserva após a morte
do seu corpo físico, a sua individualidade, mas a consciência de seu não.
As almas dos
animais não tem a escolha de encarnar em um animal em vez de outro, porque não
possuem o livre arbítrio. Quando
desencarnam permanecem numa espécie de erraticidade, uma vez que não esta mais
unida ao corpo físico, mas não é um Espírito errante. A consciência de si mesmo
é o que constitui o atributo principal do Espírito. O seu Espírito é classificado
após a morte do seu corpo físico pelos Espíritos encarregados desta tarefa, e
quase imediatamente utilizados, isto porque não existe tempo de se colocar em
relação com outras criaturas.
Os animais
irracionais seguem uma lei progressiva nos mundos superiores, onde os homens
também são avançados e eles também o são, tendo meios de comunicação mais
desenvolvidos; mais são sempre inferiores e submissos ao homem, o qual para
eles são servidores inteligentes.
Os animais
progridem como o homem pela força das coisas, sendo por isso que para eles não
há expiação.
No mundo
Superior os animais não conhecem Deus, aonde para eles o homem vem a ser uma
espécie de Deus.
Os animais
possuem apenas a inteligência da vida material, e para o homem a inteligência
produz a manifestação da vida moral.
A alma dos
animais irracionais e a do homem são distintas uma da outra, de modo que a alma
de um não pode animar o corpo criado para outra. A inteligência do homem e a
dos animais vem de um principio único, mas no homem ele recebeu uma elaboração
que o eleva acima do animal.
Bibliografia:
O livro dos Espíritos.
Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco
Quadrado.
0 comentários:
Postar um comentário
ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.