terça-feira, 16 de setembro de 2014

O LIVRO DOS ESPÍRITOS-CAPÍTULO XI-DOS TRÊS REINOS-OS MINERAIS E AS PLANTAS.

As plantas não tem consciência de sua existência, tem apenas a vida orgânica. Elas recebem impressões físicas que agem sobre a matéria, mas não tem percepções e, portanto não tem a sensação de dor.
A força que atrai as plantas umas às outras é independente de sua vontade, uma vez que não pensam. É uma força mecânica da matéria agindo sobre a matéria; elas não poderiam se opor a isso.
Na natureza tudo é uma transição, pelo próprio fato de que nada é semelhante e que, entretanto, tudo se liga. As plantas não pensão, e, por conseguinte não tem vontade. A ostra que se abre não pensa, existindo nela apenas um instinto cego e natural.
As plantas têm como os animais, um instinto de conservação que as leva a procurar o que lhes pode ser útil, e a fugir do que as pode prejudicar. Tem porque tem uma espécie de instinto, isso dependendo da extensão que se da à palavra, mas vem a ser um instinto puramente mecânico.
Nos mundos superiores as plantas são como os outros seres de uma natureza mais perfeita, mas nestes mundos as plantas serão sempre plantas, e os animais sempre animais e os homens sempre homens.
A alma dos animais irracionais é inferior a do homem, havendo tanta distancia quanto há entre a alma do homem e de Deus. A alma dos animais irracionais conserva após a morte do seu corpo físico, a sua individualidade, mas a consciência de seu não.
As almas dos animais não tem a escolha de encarnar em um animal em vez de outro, porque não possuem o livre arbítrio.  Quando desencarnam permanecem numa espécie de erraticidade, uma vez que não esta mais unida ao corpo físico, mas não é um Espírito errante. A consciência de si mesmo é o que constitui o atributo principal do Espírito. O seu Espírito é classificado após a morte do seu corpo físico pelos Espíritos encarregados desta tarefa, e quase imediatamente utilizados, isto porque não existe tempo de se colocar em relação com outras criaturas.
Os animais irracionais seguem uma lei progressiva nos mundos superiores, onde os homens também são avançados e eles também o são, tendo meios de comunicação mais desenvolvidos; mais são sempre inferiores e submissos ao homem, o qual para eles são servidores inteligentes.
Os animais progridem como o homem pela força das coisas, sendo por isso que para eles não há expiação.
No mundo Superior os animais não conhecem Deus, aonde para eles o homem vem a ser uma espécie de Deus.
Os animais possuem apenas a inteligência da vida material, e para o homem a inteligência produz a manifestação da vida moral.
A alma dos animais irracionais e a do homem são distintas uma da outra, de modo que a alma de um não pode animar o corpo criado para outra. A inteligência do homem e a dos animais vem de um principio único, mas no homem ele recebeu uma elaboração que o eleva acima do animal.

Bibliografia: O livro dos Espíritos.
 Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.



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