domingo, 5 de junho de 2016

DO BEM E DO MAL-A MORAL.

PARTE TERCEIRA. CAPÍTULO I.
 COMENTÁRIOS DO BEM E DO MAL-A MORAL.

Para mim vem a ser relativo aos nossos costumes. É aquele que age dentro das leis, procurando errar o menos possível, e o que procura viver dentro do bem e do amor, aquele que pratica a caridade, o que procura dar bons exemplos.
Na nossa Terra existem vários exemplos de pessoas que nos deixaram grandes exemplos, por exemplo: o nosso irmão Chico Xavier, que poderia ter desencarnado na fortuna, mas cumpriu com a sua missão de amor ao próximo e benevolência.
Talvez diante deste exemplo, nós nos sintamos impotentes para estas realizações.
Mas se formos verificar a fundo vamos ver que podemos sim agir dentro do bem e do amor, porque a moral vem a ser a regra do bem proceder com gestos mínimos.
Por exemplo: quando oferecemos o nosso lugar no ônibus para pessoas que precisam mais do que nós, estamos procedendo dentro do bem.
Quando deixamos de buzinar perto de um hospital, estamos respeitando as regras do bem querer.
Se deixarmos de levar avante um comentário maldoso, vem a ser um bom procedimento.
Quando damos um minuto de atenção para uma pessoa que nos para na rua para pedir informações, vem a ser uma parcela do bem que estamos acumulando para a nossa moralização.
Um papel jogado no chão na rua, quando nos curvamos para pega-lo e colocá-lo no lixo, estamos colaborando para que a nossa Cidade fique mais limpa.
Quando economizamos papel higiênico, sabonete, e outros em banheiros públicos, estamos colaborando para que ele permaneça limpo e arejado.
Se a moral vem a ser regra do bem proceder, devemos sempre proceder dentro do bem, e estaremos agindo com moralidade.
Pergunto: como que nós poderíamos reclamar certas coisas se não procedemos daquela maneira certa? Eu no passado fui um fumante, e sou técnico em segurança do trabalho, com que moral eu poderia dizer em minhas palestras que aquilo vem a ser um mal, que a fumaça pode penetrar em vários buracos que temos dentro do nosso corpo?
Agir dentro da moral, quer dizer agir com parcialidade, onde o bem não descrimina. Não premia, não faz concessões que o desfigurem.
As horas do dia são iguais para todos, mas o que cada um realiza com os minutos é o que da o tom da moralidade.
Para termos paz na nossa consciência, temos que praticar boas atitudes por mais que sejam pequenas, mas que com o tempo se acumulam, e nos darão sossego e harmonia.
Mas uma boa parte dos nossos irmãos, são do clube daquele que diz, faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Exemplo: sou orgulho, mas não faço nada para deixar de ser.
Errar de uma maneira inconsciente peca uma só vez, mas pecar conscientemente peca duas vezes, porque sabe que está errado e continua fazendo.
Assim, cada instante de nossas vidas vem a ser uma oportunidade de investir em nossa moralidade, fazendo sempre uso da razão.
Vamos lembrar as palavras do Cristo, fazer aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem por nós.


Bibliografia: O Livro dos Espíritos. 



0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.