quinta-feira, 19 de março de 2015


O LIVRO DOS ESPÍRITOS. CAPITULO III. CRIAÇÃO.

Quanto à formação dos mundos, segundo pesquisa, podemos dizer que o universo é composto de uma infinidade de mundos que vemos e não vemos, onde todos os seres animados e inanimados devem preencher o seu espaço, assim como os astros que se movem no universo e os fluidos que o preenchem.
A razão nos diz que o universo não poderia fazer-se por si, e que não podendo ser obra do acaso, só pode ser obra de Deus. Segundo a Gênese, Deus disse: “Faça-se a luz e a luz foi feita”.
 Ainda quanto à formação dos mundos, pesquisando podemos dizer que se formaram pela condensação da matéria espalhada pelo espaço. Na espiritualidade não existe espaço vazio.
Por outro lado podemos dizer que os cometas seriam o começo de uma condensação da matéria, mundos em vias de formação, mas seria absurdo acreditar na influência destes que vulgarmente lhe atribuem. Dizemos isto porque, todos os seres celestes possuem a sua parte de influência em certos fenômenos físicos.
Um mundo completamente formado pode desaparecer, e a sua matéria se espalhar pelo universo, porque Deus sempre renova os mundos como renova os seres.
Com referencia a formação dos seres vivos segundo a nossa busca, podemos externar também segundo pesquisa, que no inicio tudo era uma desordem, onde os elementos estavam juntos, e pouco a pouco cada coisa foi tomando o seu lugar. Daí apareceu os seres vivos, se apropriando ao estado do globo terrestre.
Os seres vivos vieram para a Terra que continha germes que estavam esperando o momento para se desenvolver, onde os princípios orgânicos acabaram se reunindo, e desde o instante em que cessou a força da dispersão se formaram os germes de todos os seres vivos. Os germes acabaram permanecendo em estado latente e inerte, como o casulo de onde sai à borboleta e as sementes das plantas, isto até o momento de desabrochar de cada espécie. Daí cada espécie acabaram se reunindo e se multiplicando.
Os elementos orgânicos antes da formação da Terra estavam no espaço em estado fluídico e entre os Espíritos, e em outros planetas esperando a hora de ser criada a nossa Terra, para começarem uma nova existência no nosso globo.
A química nos mostra as moléculas dos corpos inorgânicos unindo-se, para formar os cristais de uma pluralidade constante segundo cada espécie, desde que estivessem nas condições necessárias. Um detalhe que nos chama atenção, é que a menor perturbação destas condições, vem a ser suficiente para impedir a reunião dos elementos que constituem o cristal. Existem elementos que são conservados anos, ou seja, germes de plantas e de animais que não se desenvolvem a não ser numa dada temperatura, e num lugar apropriado e num período. Por exemplo, grãos de trigo que germinam depois de séculos, havendo nesses germes um principio oculto de vitalidade, que espera uma época favorável para desenvolverem-se. E isso não vem a diminuir a grandeza de Deus, onde vemos nisso tudo vivendo dentro dos seus princípios. Deus tem os seus mistérios, e estabeleceu limites para nossas descobertas.
Existem seres que nascem espontaneamente, onde o germe primitivo já existia em estado oculto.
A espécie humana já se achava entre os elementos orgânicos no nosso globo, e veio ao seu tempo, sendo por isso que foi dado o motivo para se dizer que o homem foi feito do limo da terra.
Outra coisa é que não podemos conhecer, é a época da aparição do homem e de outros seres vivos sobre a Terra.
Os princípios das coisas permanecem em segredo com Deus, onde podemos dizer que os homens uma vez dispersos sobre a Terra, absorveram em si mesmos os elementos necessários para sua formação, para ser transmitido segundo as leis da reprodução. O mesmo teria acontecido com os demais seres vivos.
Quanto à povoação do planeta Terra, o tal Adão não foi o primeiro e nem o único a povoar o nosso planeta. Adão viveu cerca mais ou menos que quatro mil anos antes do Cristo. O tal homem chamado de Adão, foi um daqueles que sobreviveram num daqueles grandes cataclismos, e que em diversas épocas modificaram a superfície do nosso globo, onde se tornou a raiz de uma das raças que hoje povoam o nosso planeta.
Existem pessoas que consideram Adão como um mito ou uma alegoria, personificando as primeiras idades do mundo.
Com referência a diversidade das raças humanas é proveniente do clima, da vida e dos hábitos.
O homem apareceu em muitos pontos da nossa Terra, e em diversas épocas, sendo este acontecimento uma das causas da diversidade das raças, onde se dispersou por diferentes climas, aliando-se de uma raça para outra, formando assim novos tipos.
Tem gente que acha só porque não descendemos de uma só família terrena, não podemos nos considerar como irmãos, mas esquecem que todos nós que animamos um corpo físico para viver aqui, fomos criados espiritualmente por Deus de uma maneira simples e ignorante,porém da mesma fonte espiritual, e somos todos Espíritos encarnados vivendo aqui em busca da perfeição do nosso Espírito.
Quando a pluralidade dos mundos, podemos dizer, que todos os globos que circulam no espaço são habitados, e o homem terreno esta longe de acreditar ser o primeiro em inteligência, em bondade e em sua perfeição. Quando nos utilizamos da palavra homem, queremos dizer mulher também, pois segundo a espiritualidade à diferença entre nós os masculinos dos femininos vêm a ser apenas o sexo.
Existem aqueles que se julgam superdotados e acham que são privilegiados, onde são orgulhosos e vaidosos achando que este mundo somente foi criado para eles, mas não sabem da sua responsabilidade que assumiram antes de reencarnarem. Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, porém para progredirem espiritualmente rumo à perfeição.
Se acreditar que somente existe o nosso planeta, é duvidar da sabedoria do Pai Maior, onde devem existir mundos mais adiantados e menos atrasados, e que não podemos ver porque somente o ser humano só acredita somente naquilo que vê.

Bibliografia. O Livro dos Espíritos.
Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com



0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.