UM ESPÍRITO PROTETOR
Bordeaux, 1863
O orgulho vos leva a vos julgardes
mais do que sois, a não aceitar uma comparação que vos possa rebaixar, e a vos
considerardes, ao contrário, de tal maneira acima de vossos irmãos, seja na
finura de espírito, seja no tocante à posição social, seja ainda em relação às
vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e vos fere. E o que
acontece, então? Entregai-vos à cólera.
Procurai a origem desses acessos de
demência passageira, que vos assemelham aos brutos, fazendo-vos perder o sangue
frio e a razão: procurai-a, e encontrareis quase sempre por base o orgulho
ferido. Não é acaso o orgulho ferido por uma contradita, que vos faz repelir as
observações justas e rejeitar, encolerizados, os mais sábios conselhos? Até
mesmo a impaciência, causada pelas contrariedades, em geral pueris, decorre da
importância atribuída à personalidade, perante a qual julgais que todos devem
curvar-se.
No seu frenesi, o homem colérico se
volta contra tudo, à própria natureza bruta, aos objetos inanimados, que
espedaça, por não o obedecerem. Ah!, se nesses momentos ele pudesse ver-se a
sangue frio, teria horror de si mesmo ou se reconheceria ridículo! Que julgue
por isso a impressão que deve causar aos outros. Ao menos pelo respeito a si
mesmo, deveria esforçar-se, pois, para vencer essa tendência que o torna digno
de piedade.
Se pudesse pensar que a cólera nada
resolve,que lhe altera a saúde, compromete a sua própria vida, veria que é ele
mesmo a sua primeira vítima. Mas ainda há outra consideração que o deveria
deter: o pensamento de que torna infelizes todos os que o cercam. Se tiver
coração, não sentirá remorsos por fazer sofrer as criaturas que mais ama? E que
mágoa mortal não sentiria se, num acesso de arrebatamento, cometesse um ato de
que teria de recriminar-se por toda a vida!
Em suma: a cólera não exclui certas
qualidades do coração, mas impede que se faça muito bem, e pode levar a
fazer-se muito mal. Isso deve ser suficiente para incitar os esforços por
dominá-la. O espírita, aliás, é incitado por outro motivo: o de que ela é
contrária à caridade e à humildade cristãs.
*
HAHNEMANN
Paris, 1863
Segundo a idéia muito falsa de que
não se pode reformar a própria natureza, o homem se julga dispensado de fazer
esforços para se corrigir dos defeitos em que se compraz voluntariamente, ou
que para isso exigiriam muita perseverança. É assim, por exemplo, que o homem
inclinado à cólera se desculpa quase sempre com o seu temperamento. Em vez de
se considerar culpado, atribui a falta ao seu organismo, acusando assim a Deus
pelos seus próprios defeitos. É ainda uma conseqüência do orgulho, que se
encontra mesclado a todas as suas imperfeições.
Não há dúvida que existem
temperamentos que se prestam melhor aos atos de violência, como existem
músculos mais flexíveis, que melhor se prestam a exercícios físicos. Não
penseis, porém, que seja essa a causa fundamental da cólera, e acreditai que um
Espírito pacífico, mesmo num corpo bilioso, será sempre pacífico, enquanto um
Espírito violento, num corpo linfático, não seria mais dócil. Nesse caso, a
violência apenas tomaria outro caráter. Não dispondo de um organismo apropriado
à sua manifestação, a cólera seria concentrada, enquanto no caso contrário
seria expansiva.
O corpo não dá impulsos de cólera a quem não os tem, como não dá outros
vícios. Todas as virtudes e todos os vícios são inerentes ao Espírito. Sem
isso, onde estariam o mérito e a responsabilidade? O homem que é deformado não
pode tornar-se direito, porque o Espírito nada tem com isso, mas pode modificar
o que se relaciona com o Espírito, quando dispõe de uma vontade firme. A experiência
não vos prova, espíritas, até onde pode ir o poder da vontade, pelas
transformações verdadeiramente miraculosas que se operam aos vossos olhos?
Dizei, pois, que o homem só permanece vicioso porque o quer, mas que aquele que
deseja corrigir-se sempre o pode fazer. De outra maneira, a lei do progresso
não existiria para o homem.
MENSAGEM DIVULGADA PELO MÉDIUM
GETULIO PACHECO QUADRADO.
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