sábado, 26 de outubro de 2024

CAPITULO VI. CONSOLADOR PROMETIDO.

 


CAPÍTULO VI-CONSOLADOR PROMETIDO.

 

São João ressalta no cap.XIV, vers. 15, 16, 17, 26, com referencia ao tema acima que Jesus teria falado:

“Se me amais, guardai meus mandamentos, e eu pedirei ao meu Pai, e Ele vos enviará um outro consolador, a fim de que permaneça eternamente convosco. O Espírito da Verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê e não conhece. Mas quanto a vós, vós o conhecereis porque permanecerá convosco e estará entre vós. Mas o Consolador que é o Santo Espírito que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará relembrar de tudo aqui que eu vos tenha dito”.

Pois é, como Jesus teve pouco tempo junto a nós os encarnados, prometeu outro consolador, que vem a ser O Espírito da Verdade que para mim é o Espiritismo, que o mundo não conhecia, porque o povo daquela época não tinha condições de compreender. Este Consolador que o Pai Celestial mandaria, seria para ensinar as coisas e para recordar o que o Cristo havia dito. Eu diria que o Cristo falou que veria um Espírito da Verdade, porque Ele não teve tempo para dizer tudo, e poderiam com o tempo esquecê-lo e deturpar as suas palavras.

Se o Cristo não disse tudo, que teria podido dizer, é que acreditava poder deixar seus ensinamentos até que o povo mais tarde pudesse compreender. Quis dizer isto porque seus ensinamentos estavam incompletos, por isso anunciava a vinda do Espírito da Verdade.

Se o Cristo não pode desenvolver o seu trabalho de uma maneira completa, além do tempo ser pouco para Ele, o povo da época não estava preparado para tal.

Teria que ter alguém para poder realmente interpretar as suas palavras que falava por parábolas, e não acrescentar novas. Somente faltava a chave para ser esclarecida as suas orientações.

Pois é, e hoje graças a Deus, depois de Moises, Jesus, veio o Espiritismo que vem a ser a terceira revelação, que hoje clareia o verdadeiro sentido de suas palavras. A nossa religião lembra também aos homens a observância das leis de Deus, ensinando e clareando todas as coisas, principalmente aquela que falou: “Ouçam aqueles que têm ouvidos para ouvir”. O Espiritismo vem abrir os olhos e ouvidos, porque fala sem figuras e sem alegorias, levantando o véu deixado intencionalmente sobre certos mistérios. Vem enfim trazer o consolo aos deserdados da Terra e a todos aqueles que sofrem, dando uma causa justa e um propósito útil a todos as dores.

O nosso Espiritismo é de todos nós, pois esta em todas as religiões, onde todos possuem o dom da mediunidade cada um no seu grau de evolução e conhecimentos. A nossa religião mostra a causa dos sofrimentos aqui na nossa Terra, onde o homem expia o seu passado.

Mostra também o propósito dos sofrimentos como crises salutares que conduzem à cura, e como uma depuração que assegura a felicidade nas existências futuras.

O ser humano aprende que existe mérito em sofrer, e considera este justo, sabendo que este o ajudará em seu adiantamento e aceita sem murmurar.

 Dentro do nosso Espiritismo o homem acaba sabendo da onde veio, para onde vai, por que sofre o que deve fazer para ganhar um mundo melhor, que a morte não existe, que é um Espírito encarnado, o que Deus e Jesus representam em nossas vidas.

Bibliografia. O Evangelho Segundo o Espiritismo, e internet. Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.