terça-feira, 29 de outubro de 2024

CAPÍTULO XII. INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS. A VINGANÇA.

 


CAPÍTULO XII                                                                  

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS.

A VINGANÇA.

 

 O nosso irmão Julio Olivier em Paris no ano de 1.862, nos chama atenção para este tema sobre a vingança. Ele diz que no inicio da era Cristã, a vingança era um dos costumes bárbaros que se valiam a humanidade e que as faziam sofrer. Que sendo esta considerada como sinal da inferioridade por parte dos seres humanos, e com isso abriam as portas para o lado negativo, ou seja, dos Espíritos que pensavam desta maneira.

 E que isto possa servir como lição para todos nós, que hoje estamos fazendo parte desta natureza humana, seja ela de que religião for.

 Ressalta que a vingança vem a ser contraria aos ensinamentos deixados pelo nosso querido Mestre Jesus, que deixou dito: “Perdoai aos vossos inimigos”.

Lembra ainda, que quem não sabe perdoar, não pode ser Espírita, e nem tampouco cristão.

 Diz que a vingança vem a ser companheira da falsidade e da baixeza, e quem se livrar desta paixão, também se livrará da cólera e do ódio, e nunca sentirá o desejo de se vingar de uma pessoa que tenha cometido algum desafeto.

  Nos chama atenção, dizendo de quem se presta a se vingar segue por caminhos obscuros, sem desconfiar que esta errando, mas quem sabe que está errado, acaba errando várias vezes. Que um elemento que se presta a isso, geralmente espera a melhor oportunidade para atacar, e como dissemos com isso atraem Espírito que pensam dessa maneira, e que acabam fomentando a situação.  Diz que quando o ódio que é amigo da vingança não chega até estes extremos, à honra da pessoa entra em ação empurrando para a vingança, e isto com o tempo a tendência é aumentar e se espalhar. Que com isso as pessoas acabam ficando surpresos com aqueles que antigamente eram benevolentes consigo, e se recusam hoje a tê-lo como amigo. Com isso acaba ficando arrasado quando notam que seus amigos hoje fogem de si.

Os Bons Espíritos, principalmente o irmão Julio Olivier, pedem para todos nós paremos com estes costumes selvagens que pertencem ao passado, principalmente nós os Espíritas, que devemos sempre lembrar que o herói nem sempre é aquele que bate e sim sabe recuar nas horas certas. Que devemos sempre procurar colocar em prática os ensinamentos do nosso Mestre, que o tempo não conseguiu apagar das nossas mentes. Não vamos nunca se esquecer deste lema: “Fora da caridade não há salvação”.

Alerta que devemos sempre procurar nos livrar deste sentimento, enquanto estivermos por aqui, porque isto poderá perdurar por muitas e muitas encarnações.

Pede que quando estivermos nesta situação, procuremos orar por aquela pessoa que nos ofendeu, pedindo a Deus e a Jesus que ilumine a mente dele e a nossa também, porque podemos estar obsidiado. Ninguém poderá dizer que é invulnerável.

 

 Bibliografia. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.