quinta-feira, 31 de outubro de 2024

CAPÍTULO XVI. SERVIR A DEUS E A MAMON.JESUS NA CASA DE ZAQUEU.

 


CAPÍTULO XVI.SERVIR A DEUS E A MAMON.

JESUS EM CASA DE ZAQUEU.

 

Lucas no capítulo XIX: vers.1-10, conta que Jesus quando estava entrando em Jericó, e nela havia um homem chamado Zaqueu, que era um cobrador de impostos, e pessoa rica, queria muito vê-lo. E Zaqueu por ser de pequenina estatura e havendo a sua frente grande número de pessoas, procurou subir em uma figueira brava por onde Jesus havia de passar.

E quando Jesus chegou aquele local, esticou os olhos e ali o viu, e lhe disse:” Zaqueu desce depressa daí, porque quero me hospedar em sua casa”. E Zaqueu desceu depressa recebendo o Mestre com lisura.

E vendo esta atitude de Jesus querendo se hospedar na casa de um pecador, o povo e os próprios discípulos de Jesus murmuraram: “Ele vai se hospedar na casa de um pecador?”.

 Zaqueu estando na presença de Jesus falou que estava querendo dar a metade dos seus bens aos pobres, e aquele em que ele tivesse defraudado, pagaria quadruplicado.

Jesus vendo estas palavras de Zaqueu, falou: “Hoje entrou a salvação nesta casa, porque este também é filho de Abraão. Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que tinha perdido”.

Com isso Jesus nos mostra, que numa família tendo uma cabeça boa, pode modificar muitas coisas entre eles.

Neste episódio, o que podemos observar também, é que Zaqueu diante de Jesus de nada lhe pediu, e sim propôs dar uma parte dos seus bens, principalmente para aqueles que por ventura havia defraudado. Em outrossim Zaqueu consegue nos mostrar a sua humildade, porque estava agindo dentro das palavras de Jesus, para se reconciliar com seus adversários.

Zaqueu por ser um cobrador de impostos para os romanos manterem seus exércitos e o seu império, os Judeus não se relacionavam com ele, o qual o consideravam impuro. Por isso Zaqueu sofria muito com a discriminação, pois o povo não sabia que ele tinha um bom coração.

Ele por si já havia ouvido falar dos feitos de Jesus, e desejava muito conhece-lo, porque entendia que Jesus haveria de compreende-lo.

Este episódio de que Jesus teria pousado na casa de Zaqueu, por certo são as oportunidades que Deus nos dá para regenerarmos, ou na realidade mostrarmos o que realmente somos. As vezes compelido com a função que temos que prestar, somos obrigados a fazer aquilo que não gostaríamos de fazer. E se não fizermos e aproveitarmos as oportunidades que são poucas, outras farão no nosso lugar.

Com a estada de Jesus em sua casa ele pode mostrar que era um homem prático, de decisões, rápidas, utilizando-se de maneira inteligente, aquilo que estivesse ao seu alcance. Mostrou também a sua pequenez subindo na árvore, que quer dizer que ele foi até Jesus, e a não Jesus até ele. Isto está dentro daquilo que Jesus falou: “Ajuda-te que os Céus de ajudará”, que quer dizer: faça a sua parte que Deus fará a Dele.

Com isso podemos deduzir que Zaqueu além da dar hospedagem a comitiva de Jesus, como também alimentação, antes ofereceu a sua renovação Espiritual.

Jesus também nos deixa dito, que todos nós independente de raça, cor ou religião, necessitamos da providência Divina.

 

 

Bibliografia: O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.