sábado, 26 de outubro de 2024

CAPÍTULO VII. AQUELE QUE ELEVA SERÁ REBAIXADO.

 


CAPÍTULO VII-AQUELE QUE ELEVA SERÁ REBAIXADO.

 

Dentro do capítulo XVIII, v. de 1 a 3, que trata de todo aquele que se elevar será rebaixado, São Mateus ressalta o episódio onde os discípulos se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram?

Quem seria o maior no Reino dos Céus? Que Jesus diante disto, chamou uma criança e a colocou no meio deles e disse: “Eu vos digo em verdade que se vós não vos converterdes, e se não tomardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Todo aquele, pois, que se humilhar e se tornar pequeno como esta criança será o maior no Reino dos Céus, e todo aquele que recebe e meu nome uma criança, tal como acabo de dizer, é a mim que recebe”.

 

Já no cap. XX, v.20 a 28, São Mateus conta que a mãe dos filhos de Zebedeu se aproximou Dele adorando-o, e dando-lhe a impressão que queria fazer uma pergunta, Ele adiantou-se e falou: “Que quereis”. Disse ela, “ordenais que meus dois filhos que estão ali, possam tomar o assento em seu Reino, sendo um a Sua direita e o outro a Sua esquerda”? Ele respondeu:” Vós não sabeis o que pedis; podeis vós ambos beber o cálice que vou beber? Mais quanto sentarem-se a minha direita e a minha esquerda, somente aqueles que meu Pai tiver preparado poderão”.

Os seus dez apóstolos ao ouvirem a Sua resposta ficaram indignados, e Jesus lhes orientou dizendo: “Vós sabeis que os príncipes das nações as dominam, e que os grandes as tratam com império. Assim não deve ser entre vós; mas aquele que quiser se tornar maior, seja o vosso servidor; e aquele que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o vosso escravo; do mesmo modo que o Filho do Homem não veio para ser servidor, mas para servir e dar a sua vida pela redenção de muitos”.

 

E no cap. XIV, v.1 e de 7 a 11, São Lucas conta outro episódio de Jesus, que num Sábado Ele entrou na casa de um dos principais Fariseus para tomar a sua refeição, e os que lá estavam o observaram. Então notando que os convidados escolhiam os primeiros lugares, Jesus lhes propôs esta parábola: “Quando fordes convidados para as bodas, não tomeis nelas os primeiros lugares, temendo que se encontre entre os convidados uma pessoa mais considerada que vós, e aquele que vos tiverdes convidado não venhais a vos dizer: daí vosso lugar a este, e que então estejais diminuídos em vos dirigir com vergonha ao último lugar. Mas quando fordes convidado, ide vos colocar no último lugar, a fim de que, quando aquele que vos tiver convidado vier e vos diga: meu amigo subi mais alto. E isso será um motivo de gloria diante daqueles que estarão na mesa convosco, porque todo aquele que se eleva será rebaixado, e todo aquele que se rebaixas será elevado”.

Analisando tudo isto, o que podemos dizer que realmente são condições que Jesus nos coloca para chegarmos a vivermos em mundos melhores.

Tomando o exemplo de uma criança, Ele quer dizer que devemos nos portar como daquela maneira, simples, humilde e sem restrições, livre do orgulho e da vaidade e outros.

E que aquele que quiser ser em tudo o primeiro, um dia poderá estar descendo e encontrar os outros subindo. E que ao contrário aqueles que aparentemente eram os últimos, serão os primeiros porque não terão estas pessoas como barreira.

 

Bibliografia: O Evangelho Segundo o Espiritismo. Mensagem escrita interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.