O que é a lei de causa e efeito no Espiritismo?
A Lei de Causa e Efeito, também conhecida como lei de ação e reação ou como lei do retorno, é capaz de identificar as consequências geradas pelas ações de cada um.
Ela está diretamente ligada aos atos humanos.
Como já foi dito, a reação diante de uma ação pode ser imediata e experimentada no dia a dia.
Entretanto, de acordo com a Doutrina Espírita, as provas com as quais deparamos nesta vida foram definidas no planejamento reencarna tório.
A questão 399 de O Livro dos Espíritos trata desse tema.
O livro “Ação e Reação”, ditado por André Luiz e psicografado por Chico Xavier, também traz mais exemplos de como a lei pode ser aplicada nos processos reencarna tórios.
Você sabia? Carma (ou karma) não é o mesmo que Lei de Causa e Efeito. De acordo com o Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita, amplamente utilizado nas escolas de Espiritismo, não devemos confundir o uso dos termos:
“Alguns espíritas utilizam inadequadamente a palavra karma, da mesma forma que Pena de Talião, aplicando-as como sinônimo de lei de causa e efeito, fato que deve ser evitado, pois, para o Espiritismo, ambas as leis não se encontram, necessariamente, vinculadas ao livre-arbítrio, individual e coletivo, e à lei de amor, justiça e caridade” (EADE, 2013, p. 2019).
Conclusão
Este artigo explicou sobre a lei de retorno, também conhecida como Lei de Causa e Efeito ou como ação e reação.
Para a Doutrina Espírita, essa lei é consequência de escolhas feitas no planejamento reencarna tório e é essencial para a nossa evolução neste plano espiritual.
Porém, podemos aplicá-la todos os dias em nossas vidas a fim de evitar consequências negativas ou ainda colher os frutos de boas ações no futuro.
Para isso, basta seguir os ensinamentos do Cristo: não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem com você.
MENSAGEM DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.
0 comentários:
Postar um comentário
ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.