terça-feira, 29 de outubro de 2024

CAPÍTULO XII. CONTINUAÇÃO DO AMAI AOS VOSSOS INIMIGOS. SE ALGUÉM FERIR NA FACE DIREITA, APRESENTAI-LHE TAMBÉM A OUTRA.

 


CAPÍTULO XII.                                                                 

CONTINUAÇÃO DO AMAI OS VOSSOS INIMIGOS.

SE ALGUÉM TE FERIR NA FACE DIREITA, APRESENTAI-LHE TAMBÉM A OUTRA.

 

Pois é, no passado existia a lei do mais forte, onde as pessoas andavam armados e às vezes se metiam em duelos levados pelo falso orgulho e pela falsa vaidade.

Hoje as coisas não mudaram muito, porque certas pessoas adotam ainda o sistema de olho por olho, dente por dente. Mas o que podemos dizer que isto pertencia ao tempo de Moises, onde teve que instituir leis materiais para deter a fúria do pessoal daquela época. Sei que falar é fácil e fazer é difícil, mas temos que lembrar que Deus nos deu dois ouvidos e uma boca somente, que é para procurarmos escutar mais do que falar certas coisas indevidas.

Então nosso Evangelho o irmão Mateus, no Cap. V, v. 38 a 42, relembra as palavras de Jesus: “olho por olho, dente por dente”. Mais ainda o Mestre deixou o ensino dizendo: “Não resistais aos que vos fizer mal; mas se alguém te ferir na face direita oferece-lhe também à outra; e ao que quer demandar-te em juízo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e se alguém te obrigar a ir carregado mil passos, vai com ele ainda mais dois mil. Dá a quem te pede, e não volte às costas ao que deseja que lhe prestes”.  Isto no fundo não queria dizer que não tínhamos o direito de nos defender, e sim apenas que não devemos iniciar um processo de vingança, e temos que aceitar com humildade todo o mal que nos obriga a reduzir o nosso orgulho. Mas no fundo Jesus queria alertar o povo daquela época e que serve até os dias de hoje, porque aqui na nossa Terra ainda existe muita gente ainda que pensam igual aos dos tempos remotos, e que se deixam levar pelo orgulho exagerado, que acabam levando o ser humano a retribuir a injuria por injuria, golpe por golpe. Colocar em prática a lei do amor, para os orgulhosos isto parecia uma covardia.

O próprio instinto de conservação nos recomenda que nem sempre o herói vem a ser aquele que bate ou fere, e sim aquela que sabe recuar na hora certa. Por isso enfatizamos que Jesus não quis proibir o nosso direito de nos defender, mas condenou a vingança que vem a ser o sinônimo do orgulho e da vaidade que nos deixa cegos de ódio.

Com tudo isso devemos fazer de tudo para não retribuirmos o mal com a mal, que às vezes não passa de um mal entendido, e que podemos com um simples diálogo dissiparmos certos maus entendidos.

Devemos sempre colocar em pratica a humildade, e com isso reduzirmos o nosso orgulho, suportando a injustiça que muitas vezes vale mais ser enganado do que enganar, ser arruinado do que arruinar a vida dos outros.

Outra coisa que Jesus deixou dito, que o duelo simplesmente para salvar a sua honra é errado, mas o que nos dá o direito de nos defender é o certo.

Agora para sermos simples e brandos de coração, temos que acreditar na vida futura e na justiça de Deus que pode tardar mais não falha, pois será a única para dar forças para suportarmos certas situações críticas.

 

Bibliografia. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

 

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.