O LIVRO DOS ESPÍRITOS.CAPÍTULO I.OS MINE
RAIS E AS PLANTAS.
Quanto a
divisão da Natureza em três reinos, ou ainda em duas classes, os seres orgânicos
e os seres inorgânicos. Alguns fazem da espécie humana um quarto
reino. Dessas divisões a preferível são todas boas, e isto depende do
ponto de vista: encarados sob o aspecto material, não há senão seres orgânicos
e inorgânicos. Já no ponto de vista moral, há, evidente quatros graus.
Comentário
de Kardec: Esses quatro graus têm, com efeito, caracteres bem definidos;
embora pareçam confundir-se os seus limites. A matéria inerte, que constitui o reino
mineral, não possui mais do que uma força mecânica; as plantas, compostas de
matéria inerte, são dotadas de vitalidade; os animais, compostos de matéria
inerte e dotados de vitalidade, têm também uma espécie de inteligência
instintiva, limitada, com a consciência de sua existência e de sua
individualidade; o homem, tendo tudo o que existe nas plantas e nos animais,
domina todas as outras classes por uma inteligência especial ilimitada(l) que lhe dá a
consciência do seu futuro, a percepção das coisas extra materiais e o
conhecimento de Deus.
As plantas não
têm consciência de sua existência. Elas não pensam; não têm mais do que
a vida orgânica.
As plantas não
têm percepções quando mutiladas, mas recebem as impressões físicas da ação
sobre a matéria, por conseguinte, não tendo a sensação de dor.
A força que
atrai as plantas, umas para as outras, é independente da sua vontade, pois elas não
pensam. É uma força mecânica da matéria que age na matéria: elas não
poderiam opor-se.
Certas
plantas, como a sensitiva e a dionéia, por exemplo, têm movimentos que acusam
uma grande sensibilidade e em alguns casos uma espécie de vontade, como a
última, cujos lóbulos apanham a mosca que vem pousar sobre ela para sugar-lhe o
suco, e à qual ela parece haver preparado uma armadilha para matar. Essas
plantas têm uma vontade e formam uma classe intermediária entre a natureza
vegetal e a animal, constituindo uma transição de uma para a outra?
— Tudo é transição na Natureza,
pelo fato mesmo de que nada é semelhante, e no entanto tudo se liga. As plantas
não pensam e por conseguinte não têm vontade. A ostra que se abre e todos
os zoófitos não têm pensamento: nada mais possuem que um instinto natural
e cego.
Comentário de Kardec: O organismo humano nos fornece
exemplos de movimentos analógicos, sem a participação da vontade, como as
funções digestivas e circulatórias. O piloro se fecha ao contato de certos
corpos para negar-lhes passagem. O mesmo deve acontecer com a sensitiva, no
qual os movimentos não implicam absolutamente a necessidade de uma percepção, e
menos ainda de uma vontade.
Há nas
plantas, como nos animais, um instinto de conservação que o leva a procurar
aquilo que lhes pode ser útil e a fugir ao que lhes pode prejudicar. Isto se
quisermos, uma espécie de instinto; isso depende da extensão que se atribua
a essa palavra; mas é puramente mecânico. Quando, nas reações químicas,
vemos dois corpos se unirem, é que eles se afinam, quer dizer que há
afinidades entre eles; mas não chamemos a isso de instinto.
Nos
mundos superiores as plantas não são, com os outros seres, de natureza mais
perfeita.
— Tudo é mais perfeito; mas as
plantas são sempre plantas, como os animais são sempre animais e os homens
sempre homens(1).
(l) A
inteligência do homem é ilimitada em face da inteligência limitada do animal. O
texto francês diz “indefinie”, geralmente traduzido por indefinida. Embora a
palavra indefinido tenha, também em português, o sentido de sem limites,
parece-nos que a tradução mais clara é a que fizemos. (N. do T.)
(1) Algumas pessoas
fazem desta resposta uma negação da continuidade evolutiva das coisas e dos
seres. O leitor deve considerar que a resposta se refere à condição dos mundos
superiores, onde há plantas, animais e homens, como nos inferiores, mas em
escala avançada. A palavra sempre não é empregada aí no
sentido de eternidade, o que seria contrariar os princípios espíritas.
Quer dizer apenas que os três reinos existem sempre em todos
os mundos aqui referidos. (N. do T).
MENSAGEM DIVULGADA PELO MÉDIUM
GETULIO PACHECO QUADRADO.
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