O LIVRO O CÉU E O INFERNO.CAPÍTULO VI. DOUTRINA DAS PENAS ETERNAS.
Ezequiel contra a eternidade das penas e o pecado original –
25 — Aos que
pretendem encontrar na Bíblia a justificação da eternidade das penas podemos
opor os textos contrários, que não permitem nenhuma dúvida a respeito. As
seguintes palavras de Ezequiel são a mais decisiva negação, não somente das
penas irremissíveis, mas também da possibilidade de recair sobre toda a sua
descendência a falta cometida pelo pai do gênero humano:
1) Veio a mim a
palavra do Senhor, dizendo: 2) Que tendes vós, vós que acerca da terra de
Israel proferiste este provérbio, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os
dentes dos filhos é que se embotaram? 3) Tão certo como eu vivo, diz o Senhor
Deus, jamais direis este provérbio em Israel. 4) Eis que todas as almas são
minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar,
essa morrerá.
5) Sendo, pois, o
homem justo e fazendo juízo e justiça; 7) não oprimindo a ninguém, tornando ao
devedor a coisa penhorada, não roubando, dando o seu pão ao faminto e cobrindo
ao nu com vestes; 8) não dando seu dinheiro à usura, não recebendo juros,
desviando a sua mão da injustiça e fazendo verdadeiro juízo entre homem e
homem; 9) andando nos meus estatutos, guardando os meus juízos e procedendo
retamente o tal justo certamente viverá, diz o Senhor Deus.
10) Se ele gerar um
filho ladrão, derramador de sangue, que fizer a seu irmão qualquer destas
coisas. 13) esse filho morrerá, por todas estas abominações que ele fez e o seu
sangue será sobre ele.
14) Eis que, se ele
gerar um filho que veja todos os pecados que seu pai fez e, vendo-os, não
cometer coisas semelhantes, 17) não morrerá pela iniquidade de seu pai, mas
certamente viverá. 18) Quanto a seu pai, porque praticou extorsão, roubou os
bens do próximo e fez o que não era bom no meio do seu povo, eis que morrerá
por causa de sua iniquidade.
19) Mas direis: Por
que não leva o filho a iniquidade do pai? Porque o filho fez o que era reto e
justo e guardou todos os meus estatutos e os praticou, por isso certamente
viverá.
20) A alma que
pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai a
iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele e a perversidade do
perverso cairá sobre este.
21) Mas se o
perverso se converter de todos os pecados que cometeu e guardar todos os meus
estatutos, e fizer o que é reto e justo, certamente viverá, não será morto. 22)
De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça
que praticou, viverá.
23) Acaso tenho eu
prazer na morte do perverso? diz o Senhor Deus. Não, desejo eu antes que ele se
converta do seu caminho e viva. (Ezequiel, cap, XVIII, vs. 1 a 23.)
11) Tão certo como
eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o
perverso se converta do seu caminho e viva. (Ezequiel, cap. XXXIII, v. 11) (24)
NOTA:
(24) Nota-se a
falta do versículo 6 do cap. XVIII de Ezequiel. A omissão foi proposital.
Kardec deixou de lado esse versículo porque ele se refere a ordenações judaicas
da lei de pureza (superadas pelo Evangelho) como se pode ver conferindo-se o
texto com a Bíblia. Como se pode alegar que a omissão oculta segunda intenção o
que se já tem feito, damos aqui esse versículo: “Não comendo carne sacrificada
nos altos, nem levantando os olhos para os ídolos da casa de Israel, nem
contaminando a mulher do seu próximo, nem se chegando à mulher na sua
menstruação.” Como se vê, esse versículo quebra a harmonia do texto em sua
aplicação atual. Os vs. 12, 15 e 16 foram também suprimidos porque repetem
aquelas ordenações.
Tanto no original
francês como em todas as traduções correntes entre nós ocorreu também um erro
de citação que corrigimos aqui. O versículo 23 do cap. XVIII foi mencionado
como pertencente ao cap, XXVIII. Um pequeno engano, certamente gráfico, ainda
hoje mantido nas próprias edições francesas e belgas. (N. do T).
BIBLIOGRAFIA. O
LIVRO O CÉU E O INFERNO. MATÉRIA DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO
QUADRADO.
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