quarta-feira, 15 de julho de 2015


CAPÍTULO IV.
NINGUÉM
 PODE VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO-RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO, OS LAÇOS DE FAMÍLIA SÃO FORTALECIDOS PELA REENCARNAÇÃO E ROMPIDOS PELA UNICIDADE DE EXISTÊNCIA, INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS.

Ressurreição e Reencarnação.
Nos tempos atrás os Judeus confundiam a palavra ressurreição com a reencarnação. Já os Saduceus acreditavam que tudo acabava com a morte do corpo físico.
As ideias dos Judeus sobre a encarnação, a reencarnação e outros, não estavam bem claras e definidas, porque somente tinham noções vagas e incompletas sobre a alma e sua ligação com o corpo físico. Eles achavam que um homem que viveu aqui e morreu podia reviver no mesmo corpo físico, isto sem saber como isto podia acontecer, onde chamavam de ressurreição.
Mais a ciência da Terra demonstrava ser impossível que isto pudesse acontecer, porque os corpos físicos destas pessoas já estavam em decomposição. Já o Espiritismo veio a esclarecer que pode sim a alma que animava aquele corpo físico, reencarnar em um outro novo corpo material.
A palavra ressurreição não poderia ser aplicada a Elias e nem aos outros profetas, pois segundo a crença, João Batista era Elias, mais o corpo de João não poderia ser Elias uma vez que este tinha visto João criança e estes tiveram a oportunidade de conhecer seus pais. João podia ser sim o Espírito de Elias, mas reencarnado em um novo corpo físico e não ressuscitado.
Entre os fariseus havia um homem chamado de Nicodemos, que era Senador dos Judeus, que encontrando Jesus lhe perguntou? “Mestre sabemos que vieste da parte do Senhor para nos instruir como um Doutor, porque ninguém poderia fazer milagres que fazeis se Deus não estivesse com ele”?
Jesus lhe respondeu: “Em verdade, em verdade Eu Vos digo: Ninguém poderá ver o Reino de Deus se não nascer de novo”.
Nicodemos sobressaltado lhe indagou: “Como pode um velho homem nascer? Como ele entraria no ventre de sua mãe para nascer pela segunda vez”?
Jesus lhe respondeu: “Em verdade, em verdade Eu Vos digo, se um homem não renascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus”. “O que é nascido da carne é da carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito. Não vos espanteis do que Vos disse que é preciso nascer de novo. O Espírito sopra para onde quer, e ouvis a sua voz, mas não sabeis de onde ele vem e para onde vai. Ocorre o mesmo com todo homem que é nascido do Espírito”.
Nicodemos lhe perguntou: “Como pode acontecer isto”?
Jesus lhe respondeu: “Que! És mestre de Israel e ignorais estas coisas? Em verdade , em verdade Eu Vos digo que não dizemos o que não sabemos, e que não testemunhamos senão o que vimos, e entretanto, vós não recebeis nosso testemunho. Mas se não credes quando Vos falo das coisas da Terra, como crereis quando Vos falar das coisas do Céu”?
São João, cap.III. V. de 1 a 12.

Bibliografia. O Evangelho Segundo Espiritismo. Mensagem escrita e interpretada pelo médium Getulio Pacheco Quadrado.








COMENTÁRIOS DE SÃO MATEUS, CAP. XI, VS DE 12 A 15.

O pensamento de que João Batista era Elias, e que os profetas poderiam reviver sobre a Terra se encontra em muitas passagens do Evangelho Segundo o Espiritismo.
 Se essa crença estivesse errada, Jesus teria combatido, onde a sancionou com toda autoridade. Mas o que Jesus queria dizer, é que João Batista poderia sim ser sim o Espírito de Elias reencarnado em novo corpo físico e não ressuscitado como queriam alguns.
Quanto às palavras de Jesus, “em verdade em verdade eu vos digo, Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. E insiste em acrescentar: “Não te admireis do que eu te haja dito ser preciso nascer de novo”.
Para se entender o sentido Jesus queria dizer, o que é nascido da carne é da carne, e o que é nascido do Espírito é do Espírito, que no fundo quer dizer que o corpo material procede deste corpo físico, e que o Espírito é independente deste.
 Quanto aos dizeres, “que o Espírito sopra onde quer”, entende-se que se trata do Espírito de Deus que da a vida a quem Ele quer, ou da alma dos homens.
Já o que ele disse, “ouve-se a voz mais não sabeis donde ele vem, e nem para onde vai”, significa que ninguém sabe o que foi, nem o que será o Espírito.
 Se ambos fossem criados ao mesmo tempo, poderíamos saber donde eles vieram. Esta passagem vem a ser a preexistência da alma, e, por conseguinte da pluralidade das existências.
E na parte que falou, “Se quereis compreender o que vos disse, é ele mesmo o Elias que deve vir”. Ora, o Mestre se referiu que João Batista que havia reencarnado em novo corpo material, era o Espírito de Elias.
Outro detalhe que o Mestre falou, foi. “O até o presente, o Reino dos Céus é tomado pela violência”, Ele quis dizer, que se referia a violência da lei mosaica que ordenava o extermínio dos infiéis para ganhar a Terra prometida, Paraíso dos Hebreus, enquanto que, segundo a nova lei, o Céu se ganha através da caridade e pela doçura.
Depois Ele teria dito, que: “Ouça aquele que tem ouvido para ouvir”, Ele quis dizer simplesmente, que o povo daquela época não tinha cultura para entender certas verdades.



Bibliografia. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.






0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.