sexta-feira, 30 de julho de 2021

A FÉ RACIOCINADA.

 


 A FÉ RACIOCINADA

 

Como o nome já diz alguma coisa, ela é diferente da fé cega que vem a ser aquela em que aceitamos tudo o que nos dizem, enquanto a raciocinada vem a ser aquela em que o que dizem passam pelo nosso crivo, pelo nosso raciocínio.

Dou por exemplo a tal Páscoa, ela foi inventada por alguns, aproveitando uma oportunidade da Páscoa da libertação do povo Hebreu do cativeiro, e colocaram a crucificação de Jesus justamente nesta época, e deve ter sido aliada ao comércio que veio com o tal ovo de chocolate, e o coelho que não bota e ainda mais de chocolate.

Mas como dizia meu pai terreno , quando a pessoa não tem a fé raciocinada, dizendo-se que um pé de coelho vai lhe ajudar, no fundo acaba até lhe ajudando.

Por isso temos que sempre raciocinar aquilo que pode ser o certo e o que pode ser o errado, separar o joio do trigo.

A fé em si vem a ser um dos maiores tesouros que herdamos de Deus e de Jesus, vem a ser uma grande luz que ilumina nossos destinos. Ela enriquece a nossa inteligência e exalta o nosso coração. É aquela que nos da à certeza de que estamos realmente certos, vem a ser o emblema da perfeição.

A fé raciocinada vem a ser um cabedal que valoriza o nosso alma. Para termos bens materiais na Terra, é necessário trabalho, raciocínio e esforço, e para se obter a fé raciocinada também requer tudo isto. A prosperidade material vem a ser produto do nosso esforço continuo em busca do nosso ideal, aonde a Espiritual vem a ser uma conquista do Espírito.

O dinheiro facilita as coisas para nós, por exemplo, o bem estar físico. Já a fé raciocinada facilita ao homem não só Espiritualmente, mais atinge também o físico por estarem, intimamente ligados.

A fé não se compra nos templos religiosos, e sim se adquire pelos nossos conhecimentos. Se fossemos cobrar algo teríamos que comprar de Deus e de Jesus.

O nosso patrono Allan Kardec define a fé da seguinte maneira: Fé verdadeira é a que podemos encarar a razão face a face, em qualquer época da humanidade.

Deus tem concedido a nós as mais variadas bênçãos, menos a fé raciocinada. Por essa razão vemos em todas as religiões, pessoas capazes de nos cativar pela sua bondade, paciência, atraindo-nos pela caridade. Mas vemos nelas também a falta da fé raciocinada, onde se despojam de tudo o que tem pensando em se salvar, coisa que vem a ser pelos nossos atos e maneira de ser.

A fé raciocinada somente se adquire pelos estudos, pelo trabalho. Por isso que na nossa religião estuda-se muito, para sabermos separar o joio do trigo como já dissemos.

Temos visto pessoas que possuem as suas Mediunidades aflorada, e preferem se internar em casas de saúde, porque viram falar que a nossa religião é do diabo ou coisa parecida. Bastariam apenas alguns trabalhos de desobessessão e estariam em forma, mas a fé cega é a que se destaca, porque fulano disse.

Muitos ainda encontram-se cegos em face da luz e surdos pela relação aos sons. São ainda pessoas sem fé raciocinada, àquelas que não estudam e acreditam em coelhos e outros. Vivem num circulo vicioso e com medo de encarar a realidade.

 Estas pessoas tem o entendimento coberto pelos véus dos dogmas e dos preconceitos.

A fé verdadeira e raciocinada vem a ser aquela que se impõe pelo raciocínio, verificando os fatos se são realidades, e não porque disseram.

Bem a cada um foi dado à liberdade para buscar a verdade e abandonar o engano. Devemos lembrar que a fé raciocinada é a que alimenta que sustenta o Espírito, que nos da á certeza que estamos no caminho certo.

 

Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

E DIFÍCIL DEFINIR AMIGO.

 


É DIFÍCIL DEFINIR AMIGO
Amigo é quem lhe dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que lhe faz falta.
Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas.
É quem tentou e fez, e não é egoísta para não querer compartilhar o que aprendeu.
É aquele que ajuda e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer já o realimenta e satisfaz.
Amigo é quem entende seu sentimento porque já sentiu, ou um dia vai sentir, o mesmo que você.
Um amigo é compreensão para o seu cansaço e complemento para as suas reticências.
É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir de vez em quando, sua sede de inovar sempre.
É ao mesmo tempo espelho que o reflete, e óleo derramado sobre suas águas agitadas.
O amigo se compadece pelos seus erros, e vibra com o seu sucesso. É o sol que seca suas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais o seu sorriso.
Amigo é aquele que toca suas feridas com mãos de veludo; acompanha suas vitórias com euforia e faz piada para amenizar seus problemas.
Amigo é aquele que sente medo, dor, náusea, cólica, e chora, como você. E, se pudesse, sofreria no seu lugar.
Um amigo sabe que viver é ter história para contar.
É quem sorri para você sem motivo aparente, sofre com seu sofrimento, e é o padrinho natural dos seus filhos.
É aquele que encontra para você aquilo que nem você sabia que buscava.
Amigo é quem lhe envia cartas, esperadas ou não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas.
É aquele que lhe ouve ao telefone mesmo quando a ligação parece caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se estivesse olhando em seus olhos.
Amigo é aquele que entende o que seus olhos dizem, sem precisar de palavras.
É aquele que adivinha seus desejos, seus disfarces, suas alegrias, e percebe seus medos.
Amigo é quem aguarda pacientemente que surja aquele brilho no seu olhar e se entusiasma quando o vê surgir. É quem tem sempre uma palavra sob medida quando seus olhos se cobrem de lágrimas. E é também aquele que sabe quando você está lutando para sufocá-las na garganta.
Amigo é como lua nova, é como a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e inesperadas cores, que cabem todas na sua íris.
Amigo é verdade e razão, sonho e sentimento...
Amigo é aquele que lhe diz: "eu amo você" sem qualquer medo de má interpretação.
Enfim, amigo é quem ama você e ponto final.
As doações de amizade pura enriquecem os companheiros de jornada.
Quando outras emoções se enfraquecem no vaivém dos choques, a amizade perdura, companheira devotada das pessoas que se estimam.
Ter amizade é ter coração que ama e esclarece, que compreende e perdoa, nas horas mais amargas da vida.
Por tudo isso, estendamos os benditos recursos da amizade real onde a discórdia tenta espalhar o escuro domínio que lhe é próprio.

MENSAGEM COMPARTILHADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO

AMIZADE:É UM TESOURO A SER CONQUISTADO.

 


Amizade: um tesouro a ser conquistado

 

Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos da América, realizaram um estudo com dez mil executivos seniores para medir o poder da amizade na qualidade de vida dos americanos.

O resultado foi impressionante: ter amigos reduziu em nada menos que cinquenta por cento o risco de morte, sobretudo por doenças, num período de cinco anos.

Essas informações nos convidam a pensar a respeito das amizades que cultivamos.

Muitos de nós temos facilidades para fazer novos amigos. Mas, nem sempre temos habilidade suficiente para manter essas amizades.

É que, pelo grau de intimidade que os amigos vão adquirindo em nossas vidas, nos esquecemos de os respeitar.

Assim, num dia difícil, acreditamos que temos o direito de gritar com o amigo. Afinal, com alguém devemos desabafar a raiva que nos domina.

Porque estamos juntos muitas horas, justamente por sermos amigos, nos permitimos usar para com eles de olhares agressivos, de palavras rudes.

Ou então, usamos os nossos amigos para a lamentação constante. Todos os dias, em todos os momentos em que nos encontramos, seja para um lanche, um passeio, uma ida ao teatro ou ao cinema, lá estamos nós, usando os ouvidos dos nossos amigos como lixeira.

É isso mesmo. Despejando neles toda a lama da nossa amargura, das nossas queixas, das nossas reclamações. Quase sempre, produto da nossa forma pessimista de ver a vida.

Sim, nossos amigos devem saber das dificuldades que nos alcançam para nos poderem ajudar. O que não quer dizer que devamos estragar todos os momentos de encontro, de troca de afetos, com os nossos pedidos, a nossa tristeza.

Os amigos também têm suas dificuldades e para nos alegrar, procuram esquecê-las e vêm, com sua presença, colocar flores na nossa estrada árida.

Outras vezes, nos permitimos usar nossos amigos para brincadeiras tolas, até de mau gosto. Acreditando que eles, por serem nossos amigos, devam suportar tudo. E quase sempre nos tornamos inconvenientes e os machucamos.

Por isso, a melhor fórmula para fazer e manter amigos é usar a gentileza, a simpatia, a doçura no trato com as pessoas.

Lembremos que a amizade, como o amor, necessita ser alimentada como as plantas do nosso jardim. Por isso a amizade necessita, para se manter, da terra fofa da bondade, do sol do afeto, da chuva da generosidade, da brisa leve dos pequenos gestos de todos os dias.

*   *   *

Usa a cortesia nos teus movimentos e ações, gerando simpatia e amizade.

Podes começar no teu ambiente de trabalho. Os que trabalham contigo merecem a tua consideração e o teu respeito.

Torna-os teus amigos. Por isso, no trato com eles, usa as expressões: Por favor, Muito obrigado.

Lembra-te de dizer Bom dia, com um sorriso, desejando de verdade que eles todos tenham um bom dia.

Observa e ajuda quanto puderes, gerando clima de simpatia.

Sê amigo de todos e espalha o perfume da amizade por onde vás e onde estejas.

 

Redação do Momento Espírita, com base no texto Amizade: um tesouro a ser conquistado, do boletim SEI, nº 1676, de 13.05.2000 e com pensamentos do cap. CLXXIII, do livro Vida feliz, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.

Em 11.01.2012.

MENSAGEM DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.

A VERDADEIRA AMIZADE.

 


A verdadeira amizade

Você já parou para pensar sobre o que é a verdadeira amizade?

A palavra amigo é usada de maneira muito ampla pela maioria de nós.

Apresentamos como amigos os colegas de escola ou de faculdade; os colegas de trabalho, os amigos que conosco praticam esporte, ou aqueles com quem nos relacionamos em várias atividades.

E é bom que assim seja, pois ao chamarmos de amigos, de alguma forma os aceitamos, e passamos a tentar conviver bem com eles.

Mas será que esses são os nossos verdadeiros amigos? Será que nós somos os verdadeiros amigos dessas pessoas?

Nossos verdadeiros amigos têm uma real conexão conosco. São aqueles que realmente gostam de nós e de quem nós gostamos verdadeiramente.

O verdadeiro amigo nos aceita como somos, mas não deixa de nos dar conselhos para que mudemos, sempre para melhor. E nós aceitamos esses conselhos porque sabemos que vêm de quem se importa conosco.

O verdadeiro amigo se alegra com nossas alegrias, com nossos sucessos, e torce pela realização de nossos sonhos.

O verdadeiro amigo preocupa-se quando estamos tristes e, frente a situações difíceis para nós, está sempre disposto a ajudar.

O verdadeiro amigo não precisa estar presente em nossas vidas todos os dias, mas sabemos que está ao nosso alcance quando sentirmos saudades, quando quisermos saber se ele está bem, ou quando precisarmos dele.

Distâncias não encerram amizades sólidas, em uma época onde a comunicação é tão fácil. Mas, mesmo sem um contato constante, o sentimento de afeto não se abala.

É do livro O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, a famosa frase: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

Se cativamos um amigo, então somos responsáveis por essa amizade. Devemos saber retribuir as atenções e o carinho recebidos, com a mesma dedicação.

Afinal, a real amizade é como uma estrada de duas mãos: nos dois sentidos os sentimentos são semelhantes.

Com o verdadeiro amigo temos a chance de praticar o real amor para com o próximo, ainda tão difícil de praticar com todos, como Jesus recomendou.

Temos a chance de praticar o perdão, pois nosso caro amigo tem o direito de errar como qualquer ser humano o tem. E, se errar conosco, que o perdoemos, pois amanhã talvez sejamos nós a pedir perdão.

Jesus e Seus apóstolos formaram um grupo de dedicados amigos. Muitos deles, sem se conhecerem previamente, desenvolveram, naqueles curtos três anos da pregação do Mestre, uma amizade que duraria até o fim de suas vidas.

Quando, após a morte de Jesus, se viram aparentemente sozinhos, ajudaram-se mutuamente, deram forças uns aos outros para a dura missão que teriam pela frente.

Amigos são verdadeiros presentes que Deus nos dá. Muitas vezes são antigos companheiros de jornada que reencontramos, para que continuemos juntos, nos apoiando nesta nova caminhada.

Não busquemos quantidade, mas, sim, a qualidade, certos de que a verdadeira amizade deve ser cultivada e cuidada como algo de real valor em nossa vida, algo que não nos pode ser tirado, e que levaremos conosco eternamente.

MENSAGEM INTERPRETADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.

 

CONTRATO DE AMIZADE.

 


CONTRATO DE AMIZADE.

Por meio dessa mensagem venho lhe informar que nosso CONTRATO de amizade foi renovado para Dezembro de 2021. Ou seja, nada de me abandonar VIU!!!??? Nos momentos bons ou ruins eu sempre estarei ao teu lado, nossa amizade vai ser pra toda a vida já fiz a minha parte, agora é a sua, manda esse contrato para aqueles que você não quer perder em 2021... Campanha: "Sou feliz porque Tenho Você"! Mande só para os melhores amigos Inclusive eu, e tente receber 10 de volta.

AMIGO DO CORAÇÃO GETULIO PACHECO QUADRADO.

quinta-feira, 29 de julho de 2021

SE FOSSE UM HOMEM DE BEM TERIA MORRIDO.

 


CAPÍTULO V-SE FOSSE UM HOMEM DE BEM TERIA MORRIDO.

 

É verdade, pois Fénelon, Sens, em 1.861, diz quando um homem ruim escapa de um desastre, geralmente as pessoas pensam o seguinte: se fosse um homem de bem teria morrido.

Pois é, eu continuo dizendo que na vida tem sempre o seu porque, quando um maldoso escapa de um desastre, é porque ele ainda tem seus débitos para pagar nesta vida de encarnações passadas. Mas se fosse um do lado do bem e do amor, teria ido sim, porque os bons vão e acabam cumprindo as suas missões por aqui. E em suma geralmente os que ficam por aqui têm pecados maiores e devem pagar segundo a lei das causas e efeitos.

Os que pensam da maneira inicial estão errados, porque não conhecem a lei Divina, pois segundo quando reencarnamos é porque alguma coisa ficamos devendo de encarnações passadas, e outros para expiarem isto daqui.

Que diríamos se um preso cumprisse o seu tempo na prisão e ficasse ainda preso, e o que não cumpriu o seu tempo fosse libertado?

A verdadeira liberdade está quando desencarnamos, onde a nossa alma se liberta deste corpo pesado que carregamos aqui, e o nosso Espírito sobrevive e vai para a vida Espiritual, onde somente pelo fato de não ter que carregar este fardo já é uma dádiva de Deus. Este corpo de carne que animamos aqui serve somente para vivermos neste planeta por um tempo pré-estabelecido. Mas este corpo primeiro serve para pagarmos as nossas dívidas do passado e talvez do presente como já disse, isto rumo à perfeição do nosso Espírito, e temos que cuidar do corpo físico também porque serve de morada para o nosso Espírito. Quando o corpo tem alguma anomalia, o Espírito não se sente bem dentro dele, e quando acontece o inverso, o corpo também sente.

Mas quem parte deste mundo, voltando para as origens, nem todos vão para o mesmo lugar, embora alguns digam que todos nós teremos que passar pela erraticidade, para rumarmos para um mundo melhor. Mas dentro desta existe diversos graus de evolução, onde dou como exemplo, uma pessoa viciada, e a outra não viciada podem ir para o mesmo grau de evolução? Claro que não, se fosse assim, todos nós se viciaríamos, e Jesus foi claro quando disse: a cada um será dado segundo as suas obras.

Portanto irmãos não duvidem de Deus que é justo e bom, e aquilo às vezes parece ruim, vem a ser um bem para nós.

Vamos nos esforçar para sairmos do pensamento estreito que é a nossa esfera, e à medida que crescermos por certo diminuirá a ideia materialista, o Espiritual vem a ser a vida eterna.

 

Bibliografia. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

CONSOLADOR PROMETIDO.

 


CAPÍTULO VI-CONSOLADOR PROMETIDO.

 

São João ressalta no cap.XIV, vers. 15, 16, 17, 26, com referencia ao tema acima que Jesus teria falado:

“Se me amais, guardai meus mandamentos, e eu pedirei ao meu Pai, e Ele vos enviará um outro consolador, a fim de que permaneça eternamente convosco. O Espírito da Verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê e não conhece. Mas quanto a vós, vós o conhecereis porque permanecerá convosco e estará entre vós. Mas o Consolador que é o Santo Espírito que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará relembrar de tudo aqui que eu vos tenha dito”.

Pois é, como Jesus teve pouco tempo junto a nós os encarnados, prometeu outro consolador, que vem a ser O Espírito da Verdade que para mim é o Espiritismo, que o mundo não conhecia, porque o povo daquela época não tinha condições de compreender. Este Consolador que o Pai Celestial mandaria, seria para ensinar as coisas e para recordar o que o Cristo havia dito. Eu diria que o Cristo falou que veria um Espírito da Verdade, porque Ele não teve tempo para dizer tudo, e poderiam com o tempo esquecê-lo e deturpar as suas palavras.

Se o Cristo não disse tudo, que teria podido dizer, é que acreditava poder deixar seus ensinamentos até que o povo mais tarde pudesse compreender. Quis dizer isto porque seus ensinamentos estavam incompletos, por isso anunciava a vinda do Espírito da Verdade.

Se o Cristo não pode desenvolver o seu trabalho de uma maneira completa, além do tempo ser pouco para Ele, o povo da época não estava preparado para tal.

Teria que ter alguém para poder realmente interpretar as suas palavras que falava por parábolas, e não acrescentar novas. Somente faltava a chave para ser esclarecida as suas orientações.

Pois é, e hoje graças a Deus, depois de Moises, Jesus, veio o Espiritismo que vem a ser a terceira revelação, que hoje clareia o verdadeiro sentido de suas palavras. A nossa religião lembra também aos homens a observância das leis de Deus, ensinando e clareando todas as coisas, principalmente aquela que falou: “Ouçam aqueles que têm ouvidos para ouvir”. O Espiritismo vem abrir os olhos e ouvidos, porque fala sem figuras e sem alegorias, levantando o véu deixado intencionalmente sobre certos mistérios. Vem enfim trazer o consolo aos deserdados da Terra e a todos aqueles que sofrem, dando uma causa justa e um propósito útil a todos as dores.

O nosso Espiritismo é de todos nós, pois esta em todas as religiões, onde todos possuem o dom da mediunidade cada um no seu grau de evolução e conhecimentos. A nossa religião mostra a causa dos sofrimentos aqui na nossa Terra, onde o homem expia o seu passado.

Mostra também o propósito dos sofrimentos como crises salutares que conduzem à cura, e como uma depuração que assegura a felicidade nas existências futuras.

O ser humano aprende que existe mérito em sofrer, e considera este justo, sabendo que este o ajudará em seu adiantamento e aceita sem murmurar.

 Dentro do nosso Espiritismo o homem acaba sabendo da onde veio, para onde vai, por que sofre o que deve fazer para ganhar um mundo melhor, que a morte não existe, que é um Espírito encarnado, o que Deus e Jesus representam em nossas vidas.

Bibliografia. O Evangelho Segundo o Espiritismo, e internet. Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

 

ADVENTO DO ESPÍRITO DA VERDADE.

 


CAPÍTULO VI-ADVENTO DO ESPÍRITO DE VERDADE.

 

O Advento do Espírito da Verdade vem a ser a glorificação deste Espírito.

Dentro das instruções dos Espíritos, O Espírito de Verdade, em Paris, no ano de 1.860, diz que veio como outrora, aos transviados filhos de Israel, trazer a verdade e dissipar as trevas. Que todos devem escuta-lo. Que o Espiritismo, como o fez antigamente através da palavra, deve lembrar aos incrédulos, que acima deles existe o Reino da Verdade e o imutável Deus de todos, grande e bom. Este que faz germinar as plantas e eleva as ondas.

Lembra também que foi através desta religião que Ele recebeu a Doutrina Sagrada, e como ceifeiro, reuniu em feixes o bem derramado na humanidade e falou: “Vinde a mim, todos vós que sofreis”.

Conclama a todos as pessoas desgarradas da casa do Pai Maior, e que estão perdidos nos caminhos da piedade, que o Pai dos Céus não quer aniquilar a humanidade, e sim espera que se ajudem mutuamente, seja os encarnados ou desencarnados. Que orem e creiam, porque a morte do corpo físico vem a ser a ressurreição do Espírito para a eternidade, e que a prova escolhida por eles antes de reencarnarem possa crescer e se desenvolver para o lado do bem e do amor.

Pede aos homens fracos e iluminados induzidos pelas trevas, que não afastem de si o facho luminoso que Deus dá para iluminarem o seu caminho, conduzindo-os ao regaço do Pai maior.

Que ele está tocado de compaixão pelas misérias da humanidade, pela fraqueza destas pessoas, que vendo o Céu tombam no abismo do erro.

Ele pede ainda para que a fé esteja acima de tudo, onde devem se amar, e meditarem nas coisas reveladas, onde não devem misturar ao bom grão, afastando a fantasia da verdade.

Conclama os Espíritas para primeiro amarem-se, e segunda instruírem-se.

Revela que toda verdade está no Cristianismo, que se houver erro nele é de origem humana. Que Jesus é o vencedor do mal, onde deve ser o vencedor da impiedade.

Já em Paris no ano de 1.861, Este Espírito, revela ser o grande medico da humanidade, e que vem trazer o grande remédio para curar os fracos, os sofredores, e os doentes, que são seus filhos prediletos, e que vem salvá-los.

Solicita a todos os que sofrem e que estão sobrecarregados ir a Ele, onde os aliviará e os consolará, e que não procurem em outro lugar a força da consolação.

 Ressalta que Deus fez um apelo para os Espíritas, que a impiedade, a mentira, o erro, a incredulidade, possam ser extirpadas das suas almas, que são os monstros que se satisfazem do sangue mais puro destes, e que os ferem mortalmente. Que os humildes e submissos a Deus, pratiquem Sua Divina Lei, amando-se e orando, sendo dóceis ao Espírito da Verdade, que o evocando do fundo do seu coração, O Criador enviará o seu filho bem-amado para nos instruir e vos dizer estas palavras: “Eis me aqui, venho a vós porque me chamastes”.

 

BIBLIOGRAFIA. O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

CENTRO PARANAENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS.

Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

O JUGO LEVE.

 


CAPÍTULO VI

NESTE CAPÍTULO O TEMA CRISTO CONSOLADOR ENVOLVE DIVERSOS TEMAS, TAIS COMO:

O jugo Leve, Consolador Prometido, Instruções dos Espíritos: Advento do Espírito da Verdade.

 

O JUGO LEVE

São Mateus no capitulo XI, vers.28,29 e 30 do O Evangelho Segundo o Espiritismo, ressalta algumas palavras de Jesus:

“Vinde a mim, todos vós que sofreis e que estais sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai o jugo sobre vós e aprendei de mim que sou brando e humilde de coração, e encontrareis o repouso de vossas almas; porque meu jugo é suave e meu fardo é leve”.

Dentro destas palavras, esclarecemos que todo sofrimento humano como misérias, decepções, dores físicas, perdas de pessoas queridas, encontram sua consolação na fé do futuro que vem a ser a vida Espiritual, e na confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio a nos ensinar.

Aquele que pensa ao contrário, e que não espera nada após a morte do corpo físico, e que duvidam que as aflições possam continuar, nenhuma esperança encontrarão para suavizar a amargura que terão. Mais sempre Deus da uma chance de se reabilitarem, conforme Jesus falou: “Vinde a mim, todos vós que estais fatigados e eu vos aliviarei”.

Nestas palavras Jesus coloca algumas condições à sua assistência e à felicidade que promete aos aflitos, sendo esta condição que esta lei nos ensina; que seu jugo é a observação dessa lei; mas este jugo é leve e essa lei é suave, uma vez que impõem por dever o amor e a caridade.

E é uma verdade naquele que crê nas palavras do nosso Mestre, porque sem Deus e Ele não somos nada nesta vida, e sim um barco sem leme, pois aonde o vento bate lá vamos nós.

Isto quer dizer pessoa com pouca fé, que acredita que após o desencarne nada mais existe, mais eu pergunto por que razão vivemos neste mundo misturados com a poeira, a traça e a ferrugem. Deve existir um por que. Se formos analisar veremos que realmente a cada um é dado àquilo segundo as suas obras.

Mas como Deus é bom e justo e quer que todos nós possamos ir bem, Ele sempre nos da uma chance de se redimirmos, porque aqui é um mundo onde estamos vivendo é na erraticidade, sujeitos a erros e mais. Mais aquele que tem a consciência que sabe que esta errando e continua errando, peca duas vezes ou mais, e aquele que não sabe acaba pecando somente uma vez.

Mas para aqueles que vêm para cá e sofrem de algum mal, principalmente doenças graves, Jesus pede que não se desesperem e acreditem que amanhã será um novo dia. E é verdade porque não existe somente este planeta para acolher-nos, poderemos sim habitar mundos superiores, mas temos que acreditar na vida futura, que é aquela onde teremos que um dia retornar a vida Espiritual. Mas temos que caprichar, procurando sofrer com resignação, e sempre ter a esperança em novos dias.

 

Bibliografia: O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

 

MOTIVOS DE RESIGNAÇÃO.

 CAPÍTULO V-MOTIVOS DE RESIGNAÇÃO.

 

Com estas palavras “Bem aventurados os aflitos, porque serão consolados”. Jesus quis dizer, da compensação que espera aqueles que sofrem com resignação com consideração, e esta faz abençoar o sofrimento como prelúdio da cura.

Estas palavras também podemos dizer que devemos nos considerar felizes por sofremos agora, porque as nossas dores são pagamentos das dividas do passado, e suportadas com paciência no presente, virão a nos poupar de séculos de sofrimento na vida futura Espiritual.

Aquele que sofre é semelhante ao que deve uma quantia, a quem o seu credor lhe dirá: “Se me pagares reduzirei a mesma em centésima parte das dividas, e eu lhes darei a quitação de todo o resto, e sereis livres; mas se não pagar, eu vos perseguirei até que tenhas pagado o último centavo”. O sentido verdadeiro destas palavras Bem aventurado os aflitos, porque serão consolados, quer dizer, os felizes que conseguiram quitar as suas dividas de encarnações passadas e estão livres. Mas se quitaram de um lado, mais ficaram devendo do outro, não alcançarão jamais a libertação. Isto quer dizer, que a cada nova falta à dívida aumenta, devendo ser paga nesta encarnação, e se não for, pagará na outra.

Mas será considerada falta aquele que murmurar nas aflições, porque não as aceita com resignação, sendo a mesma coisa que acusar Deus por esta situação criada por si mesma. Deus não castiga, e sim criou a natureza que pune dentro das Leis Dele segundo as obras de cada um.

Ao desencarnamos, o nosso Espírito se apresenta como aquele que foi receber o seu pagamento, e Deus lhe dirá: “Eis o premio dos vossos dias de trabalho”; a outras, aos felizes da Terra, aqueles que tenham vivido na ociosidade, e que colocaram a sua felicidade na satisfação do amor próprio e de prazeres mundanos, Ele dirá: “a vós nada cabe, porque já receberam o vosso salário na Terra, Ide e recomeçarei a vossa tarefa”.

A pessoa pode abrandar o seu sofrimento na Terra e de suas próprias provas, se encarar a sua vida na Terra como ela é, com suas flores e seus espinhos. Quanto mais se lamentar mais sofre, enquanto aquele que sofre com resignação, provavelmente terá uma vida futura melhor.

Cada um sofre de acordo com aquilo que ficou devendo em encarnações passadas, e se sofre é porque escolheu estas provas para tentar pagá-las. É por isso que sempre digo nas nossas reuniões, que não adianta reclamar da sogra, do sogro, do cônjuge, dos filhos, das tias, dos parentes e outros, porque fomos todos nós que escolhemos a dedo.

Aqui é um planeta como ele é, e graças a Deus tem de tudo para resignarmos, não falta nada, mas nada cai dos Céus sem o nosso merecimento e fazermos a nossa parte. Temos que saber que aqui é uma grande escola, e que estamos aqui porque nos matriculamos nela. Veja aqui tem Espíritos encarnados de todo jeito, uns ladrões, outros assassinos, enfim cada um veio para vir se reajustar principalmente aqueles que estão num patamar mais abaixo, que com a convivência com os que estão mais acima, devem crescer para o lado do bem e o do amor.

É por isso que temos nos nossos lares, pessoas que não se simpatizam conosco, e as que simpatizam, são oportunidades de se reajustarem, pois não sabemos quem de nós foi o algoz do passado. 

 

Bibliografia. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Mensagem escrita pelo Médium G

O SUICIDIO E A LOUCURA.

 


CAPÍTULO V-O SUICIDIO E A LOUCURA.

 

A calma e a resignação se colocadas em prática na vida Terrena e na certeza de um futuro promissor, darão ao Espírito uma serenidade que vem a ser melhor preservativo contra a loucura e o suicídio.

A loucura provém dos contratempos que o indivíduo não tem força de suportar, onde poderá encontra-la como fonte positiva no Espiritismo que lhe dará um preparo psicológico para encarar as coisas materiais e futuras.

Tendo este preparo à pessoa começa a encarar as coisas materiais de uma forma diferente, isto é admitindo o mundo como ele é cheio de rosas mais sabendo que também existe os espinhos, que são os reveses e decepções.

Aqueles que vivem em estado de embriaguez e de loucura, que são conhecidos como inconscientes, são os que por qualquer coisa pensam em suicidar-se. Se eles aceitassem serem infelizes por um dia, e que amanhã poderá ser um novo dia, por certo teriam a paciência para transporem os obstáculos que surgem. Se tivessem a consciência de que a vida continua após a morte do corpo físico, e que poderão sofrer mais ainda, podendo a virem a reencarnarem com certos defeitos físicos, e com o agravante do que fizeram encurtando a sua vida aqui.

A filosofia empregada por algumas religiões de que a vida após aqui nada tem depois, vem a ser excitantes para as pessoas que sofrem se suicidarem. O religioso que tem a consciência e acredita na vida futura, tem a paciência em aceitar as coisas como passageiras, e que amanhã tudo poderá ser diferente, acaba adquirindo a coragem para transpor os obstáculos que surgem em sua vida.

O suicídio vem a ser uma das causas de decepções de muitos Espíritos, que ao acordarem no mundo Espiritual, acabam vendo que estão mais vivo do que nunca, e que continuam com seus problemas. O pior que com o agravante que vem a ser seu corpo sendo putrificado, onde sentem as dores e as consequências de terem abreviado a sua está aqui. Outros pensam que estão ainda vivendo aqui, prolongando a sua situação e os sofrimentos, e levando às vezes anos para se identificarem de que estão do outro lado da vida, e acabam reencarnando em um corpo com sérios problemas físicos e psíquicos.

O suicida verificara que deixou um mal, mas partiu para um pior ainda, isto pelo agravante de ter se matado.

O suicídio vem a ser um obstáculo para que os Espíritos possam se encontrar do lado de La com suas afeições.

Aquele que acreditar que estamos por aqui por um tempo, e que perto da eternidade é curto, e que cada um traz para cá as suas obras do passado e do presente para pagar, isto dentro da lei das causas e efeitos, não pensa nunca em encurtar a sua vida terrena.

 Tudo isto indicamos em nossas Casas Espíritas, onde os nossos Mentores Espirituais sempre nos darão o acalento e orientação para transpormos os nossos obstáculos.

Por isso eu procuro não ser fanático, mas amo está religião que me fez descobrir em muito o porquê das coisas, me preparando para o presente e para o futuro. Estas casas estarão sempre abertas para qualquer pessoa, seja ela de qualquer raça e credo.

 

Bibliografia. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

 

quarta-feira, 28 de julho de 2021

SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DO PAI NOSSO.

 


PRECE PAI NOSSO

 

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DAS PALAVRAS QUE PROFERIMOS A DEUS, ATRAVÉS DE JESUS:

 

QUANDO FORMOS ORAR, NÃO É PRECISO SE AJOELHAR E NEM GRITAR, E SIM ESQUECERMOS OS PROBLEMAS DO NOSSO PLANETA, E SE COMPENETRANDO NA FIGURA DE JESUS FORA DA CRUZ, CHEIO DE PAZ E DE MUITA LUZ. DIGO FORA DA CRUZ PORQUE FAZ TEMPO QUE ELE DEIXOU-A, PARA SE TORNAR O NOSSO GOVERNADOR E ESTAR MAIS VIVO DO QUE NUNCA, EM ESPÍRITO E VERDADE.

QUANDO PROFERIMOS AS PALAVRAS E VIVENDO CADA UMA DELAS, QUE QUER DIZER:

1-PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS;

Quer dizer que voltamos a Deus, reconhecendo-o como soberano e único, e que tem amor paterno, e está próximo da humanidade.

Que está nos Céus e em todos os mundos habitados e em toda a parte, porque está em todo lugar, onde inclusive dominando a nossa Terra inteira;

2-SANTIFICADO SEJA SENHOR O VOSSO SANTO E DIVINO NOME;

Reconhecermos que o nome Dele é santificado e soberano;

3-QUE VENHA A NÓS O VOSSO REINO, O DE PAZ, O DE AMOR E MISERICORDIA;

Pedindo que o Reino Dele se estenda a nós, e reconhecendo como um Dom Divino;

4-QUE SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NÓS CÉUS;

E que a vontade Dele se estenda sobre tudo o que criou, e que a nossa Terra esteja sempre no comando Dele;

5-QUE O PÃO NOSSO DE CADA DIA, O DO CORPO E DO ESPÍRITO, POSSA SER NOS DADO AGORA E SEMPRE;

Solicitar a Ele pelo nosso pão diário e o de sempre que nunca nos falte, e para o Espírito porque é ele que comanda o corpo físico;

6-E QUE O SENHOR POSSA PERDOAR AS NOSSAS DÍIVIDAS, ASSIM COMO NÓS DEVEMOS PERDOAR AQUELES QUE POR VENTURA VENHAM A NOS OFENDER;

Pedir para que Ele perdoe as nossas faltas contra Ele, e ao nosso próximo, como se comprometendo perdoar a todos que por ventura venham a nos ofender;

7-E QUE O SENHOR POSSA NOS LIVRAR POR CARIDADE DE TODOS OS MALES;

Geralmente como vivemos entre dois mundos, o material e o Espiritual, estamos sujeitos a sermos perseguidos pelo mal. Com isso devemos pedir a proteção Divina, forças e coragem para rechaçarmos todo pensamento malévolo.

8-E QUE ASSIM POSSA ACONTECER.

Onde auguramos que assim possa ser, e sermos merecedores.

PRIMEIRO AGRADECER PELAS DÁDIVAS PROPORCIONADAS. AGORA CHEIO DE PAZ E AMOR E LUZ, PODEMOS SIM DIVIDIR TUDO ISTO COM QUEM QUEREMOS, E SIM PEDIR ALGO AQUILO QUE PRETENDEMOS, E NUNCA EXIGIR, PORQUER AS COISAS SE REGEM ATRAVÉS DO NOSSO MERECIMENTO, E ELE SABE MELHOR QUE NÓS O QUE PRECISAMOS, MAS QUER VER A NOSSA HUMILDADE. TEM GENTE QUE REZA ALTO E PARECE EXIGIR DELE.

 

Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

BLOGERS: getuliomomentoespirita.blogspot.com

Ou getuliomensagens espíritas

Email: getulicao@hotmail.com

PRECE DE CURA E OUTROS MAIS.

 


 

PRECE DE CURA E OUTROS. PEDINDO A DEUS E A JESUS A ATUAÇÃO DOS MÉDICOS ESPIRITUAIS E OUTROS MENTORES ESPIRITUAIS.

Meu Deus de infinita bondade, dignai-vos abrandar a amargura da situação destas pessoas sejam elas adultos ou não, se assim for da Vossa vontade! Bons Espíritos, em nome de Deus Todo-Poderoso e Jesus nosso mestre, eu vos peço assistência para as suas aflições, cura dos seus males físicos e espirituais, para os que desencarnaram e para seus familiares, para os drogados, para os dependentes químicos, fumantes, os que estão em depressão, nas angustias, os agonizantes, para os suicidas e os que tentaram isto. Para os obsedados e obsessores, para afastar espíritos negativos, para mães que esperam e estão ganhando filhos, para abençoar a noite de todos, e um lindo amanhecer. Daí lhes a confiança aos seus familiares e demais no Senhor, e no futuro, que poderia os tornar menos amargas. Daí lhes também a força de não sucumbirem em desespero, o que lhes faria perder os benefícios e que tornaria as suas situações futura ainda mais penosa.

 Se for a cura que os médicos e os mentores espirituais ajudem a incutir na mente dos médicos terrenos e outros o que fazer, ou que atuem direta a elas.

QUE ASSIM SEJA SENHOR.

Parte superior do formulário

 

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE SONHOS E DESDOBRAMENTO?

 


 

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE SONHOS E DESDOBRAMENTO?

Os espíritos encarnados possuem o desejo de voltar ao plano espiritual, fato este visto como uma tendência instintiva na Terra ou em qualquer outro mundo material.

E está “fuga” do corpo físico foi definida por Allan Kardec, como “Emancipação da Alma” que ocorre durante a noite, ao adormecer, ou seja, acontece durante o sono. Momento este em que a alma se desprende do corpo entrando em contato com outros espíritos.

Muitas pessoas dizem que durante o repouso do corpo, não passam uma noite sem sonhar, enquanto, outras dizem que nunca sonham.

Doutrina Espírita

Para o espiritismo lembrar ou não dos sonhos é a questão que menos importa. O que vale mesmo é entender como este processo acontece. Como vimos acima, é no sono que acontece o desprendimento do Espírito do corpo material.

Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, indaga aos Espíritos Superiores:

“Durante o sono o Espírito jamais está inativo. Durante o sono, afrouxam-se os laços que prendem ao corpo, e não precisando este então da sua presença, ele se lança pelo Espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos”.

Enquanto ocorre este desprendimento, surgem experiências, que são chamados de “sonhos”.

O que é Emancipação da Alma?

É o sono, é a alma que se emancipa. Ela se liberta do corpo físico. Como? Com o desdobramento que pode ser consciente ou inconsciente.

“Você pode lembrar ou não do desdobramento. E ainda, você pode sonhar sem sair do corpo e voltar em forma de sonho”, Dr. Adão Nonato.

Com isso, podemos dizer que o sonho é uma espécie de desdobramento.

Diferenças entre sonhos e desdobramento?

Sono: é a necessidade que o corpo físico tem de repor as energias.

Sonho: pode-se considerar quatro tipo diferente: Situação alucinatória; recordação do passado; percepção do futuro e vivência no plano espiritual

Desdobramento: é a capacidade que temos de estender a consciência para fora do corpo. E ainda, quando vamos dormir o espírito se “desdobra” entrando assim em estado de emancipação, podendo alcançar certas condições. Entretanto, devemos lembrar que o desdobramento não é somente um processo mediúnico, ele pode ocorrer em qualquer momento, ou seja, durante o sono, no transe, no desmaio.

E ainda, em outras situações esta manifestação ocorre naturalmente, e em outras vezes é provocada. No que diz respeito ao aspecto mediúnico, nem todos possuem esta faculdade, por isso, como todas as outras ela precisa ser utilizada de maneira correta.

Qual o objetivo do desdobramento?

Prestação de assistência extrafísica. A partir do momento que entendemos os benefícios desta ação, passamos a comprovar que somos seres espirituais em nossa real existência, além disso, podemos encontrar entes queridos que já desencarnaram e entrar em contato com espíritos superiores que ajudam com a nossa evolução.

Ensinamentos doutrinários

É preciso utilizar os ensinamentos doutrinários quando tivermos quaisquer tipos de sonhos.

De acordo com Dr. Adão Nonato o sonho diz respeito a comunicação do plano espiritual tanto superior como inferior com o espírito encarnado.

“Quando nós vamos dormir entramos em sintonia com espíritos que possuem a mesma sintonia que a nossa, ou seja, com os pensamentos atraímos aqueles que têm a mesma forma de pensar”.

Lembre-se que a oração é um elemento que pode nos tranquilizar, além de ser um purificador da alma, permitindo assim, que tenhamos uma boa noite de sono.

E ainda, não se preocupe em lembrar dos sonhos, porque quando ele é importante guardamos imagens que nos permitem refletir sobre o que estamos vivendo permitindo assim que tomemos decisões agora ou no futuro.

MENSAGEM DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.