O LIVRO DOS
ESPÍRITOS. CAPÍTULO XI. OS TRÊS REINOS.
METEMPSICOSE.
Quanto à comunhão de
origem dos seres vivos no princípio inteligente não é a consagração da doutrina
da metempsicose, porque são duas coisas que podem ter a mesma origem e não se assemelharem
em nada mais tarde. Quem reconheceria a árvore, suas folhas, suas flores e
seus frutos no germe informe que se contém na semente de onde saíram.
No momento em que o princípio inteligente atinge o grau necessário para
ser Espírito e entrar no período de humanidade, não tem mais relação com o
seu estado primitivo e não é mais a alma dos animais, como a árvore não é
a semente. No ser humano, somente existe do animal o corpo, as paixões que
nascem da influencia do corpo e os instintos de conservação inerente à
matéria não se pode dizer, portanto, que tal ser humano, é a encarnação do
Espírito de tal animal, e. por conseguinte a metempsicose, tal como a
entendem, não é exata.
O Espírito que animou o
corpo de um ser humano jamais poderia encarnar-se num animal, porque isso seria retrogradar, e o Espírito
não retrograda, assim como o rio não remonta à nascente. Por mais errônea que seja a ideia
ligada à metempsicose, não seria ela o resultado do sentimento intuitivo das
diferentes existências do ser humano.
Reconhecemos esse sentimento intuitivo nessa crença
como em muitas outras; mas, como a maior parte dessas ideias intuitivas, o ser
humano a desnaturou.
Comentário
de Kardec: A
metempsicose seria verdadeira se por ela se entendesse a progressão da alma de
um estado inferior para um superior, realizando os desenvolvimentos que transformariam
a sua natureza; mas é falso, no sentido de transmigração direta do animal para
o ser humano e vice-versa, o que implicaria a ideia de uma retrogradação ou de
fusão. Ora não podendo realizar-se essa fusão entre seres corporais de
duas espécies temos nisso um indicio de que se encontram em graus não
assimiláveis e que o mesmo deve acontecer com os Espíritos que os animam. Se o
mesmo Espírito pudesse animá-los alternativamente, disso resultaria uma
identidade de natureza que se traduziria na possibilidade de reprodução
material. A reencarnação ensinada pelos Espíritos se funda, pelo contrário,
sobre a marcha ascendente da natureza e sobre a progressão do ser humano na sua
própria espécie, o que não diminui em nada a sua dignidade o que o rebaixa é o
mau uso que faz das faculdades que Deus lhe deu para o seu adiantamento. Como
quer que seja à antiguidade e a universalidade da doutrina da metempsicose e o
número de seres humanos eminentes que a professaram provem que o principio da
reencarnação tem suas raízes na própria natureza; esses são, portanto
argumentos antes a seu favor do que contrários.
O ponto de partida do Espírito é uma
dessas questões que se ligam ao principio das coisas e estão nos segredos de
Deus. Não é dado ao ser humano conhecê-los de maneira absoluta e ele só pode
fazer, a seu respeito, meras suposições, construir sistemas mais ou menos
prováveis. Os próprios Espíritos estão longe de tudo conhecer e sobre o que não
conhecem podem ter também opiniões pessoais mais ou menos sensatas.
É assim que nem todos pensam da mesma
maneira a respeito das relações existentes entre o ser humano e os animais.
Segundo alguns, o Espírito não chega ao período humano senão depois de ter sido
elaborado e individualizado nos diferentes graus dos seres inferiores da
criação. Segundo outros, o Espírito do ser humano teria sempre pertencido à
raça humana, sem passar pela fieira animal. O primeiro desses sistemas tem a
vantagem de dar uma finalidade ao futuro dos animais que constituiriam assim, os
primeiros anéis da cadeia dos seres pensantes; o segundo é mais conforme á
dignidade do ser humano e pode resumir-se da maneira que segue.
As diferentes espécies de animais não
procedem intelectualmente umas das outras, por via de
progressão; assim, o Espírito da ostra não se torna sucessivamente do peixe, da
ave, do quadrúpede e do quadrúmano; cada espécie é um
tipo absoluto, física e moralmente, e cada um dos seus indivíduos
tira da fonte universal a quantidade de princípio inteligente que lhe é necessária,
segundo a perfeição dos seus órgãos e a tarefa que deve desempenhar nos
fenômenos da Natureza, devolvendo-a a massa após a morte. Aqueles dos mundos
mais adiantados que o nosso são igualmente constituídos de raças distintas,
apropriadas ás necessidades desses mundos e ao grau de adiantamento dos seres
humanos de que são auxiliares, mas não procedem absolutamente dos terrestres,
espiritualmente falando. Com o ser humano já não se dá o mesmo.
Do ponto de vista físico, o ser
humano constitui evidentemente um anel da cadeia dos seres vivos; mas do ponto
de vista moral há solução de continuidade entre o ser humano e o animal. O ser
humano possui, como sua particularidade, a alma ou Espírito, centelha divina
que lhe dá o senso moral e um alcance intelectual que os animais não possuem; é
o seu ser principal, preexistente e sobrevivente ao corpo, conservando a sua
individualidade. Qual é a origem do Espírito? Onde está o seu ponto de partida?
Forma-se ele do principio inteligente individualizado? Isso é um mistério que
seria inútil procurar e penetrar e sobre o qual, como dissemos, só podemos
construir sistemas.
O que é constante e ressalta ao mesmo
tempo do raciocínio e da experiência é a sobrevivência do Espírito, a
conservação de sua individualidade após a morte, sua faculdade de progredir,
seu estado feliz ou infeliz, proporcional ao seu adiantamento na senda do bem,
e todas as verdades morais que são a consequência desses principio. Quanto às
relações misteriosas existentes entre o ser humano e os animais, isso,
repetimos, está nos segredos de Deus, como muitas outras coisas cujo
conhecimento atual nada importa para o nosso adiantamento e sobre as
quais seria inútil nos determos.
BIBLIOGRAFIA.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS. MATÉRIA DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO
QUADRADO.
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