O Livro dos Espíritos. CAPÍTULO II. PENAS E GOZOS
FUTUROS.RESSURREIÇÃO DA CARNE.
O dogma da ressurreição da carne é a
consagração da reencarnação ensinada pelos Espíritos?
— Como quereis que
seja de outro modo? Dá-se com essa expressão o que se dá com tantas outras que
só parecem desarrazoadas aos olhos de certas pessoas que a tomam ao pé da letra
e por isso são levadas à incredulidade. Dai-lhe, porém, uma interpretação
lógica, e esses a que chamais livres-pensadores a admitirão sem dificuldade,
precisamente porque raciocinam. Não vos enganeis, esses livres-pensadores nada
mais procuram do que crer; eles têm, como os outros, mais talvez do que os
outros, ansiedade pelo futuro, mas não podem admitir o que é absurdo para a
Ciência. A doutrina da pluralidade das existências se conforma à justiça de
Deus; somente ela pode explicar o que sem ela é inexplicável. Como quereríeis
que esse princípio não estivesse na Religião?
Então a Igreja, pelo dogma da
ressurreição da carne, ensina a doutrina da reencarnação?
— Isso é evidente. Essa doutrina é a consequência
de muitas coisas que passaram despercebidas e que não se tardará a compreender
nesse sentido; dentro em pouco se reconhecerá que o Espiritismo ressalta a cada
passo do próprio texto das Escrituras Sagradas. Os Espíritos não vêm, portanto,
subverter a Religião, como pretendem alguns, mas pelo contrário vêm
confirmá-la, sancioná-la através de provas irrecusáveis. E como é chegado o
tempo de substituir a linguagem figurada, falam sem alegorias, dando às coisas
um sentido claro e preciso que não possa ser objeto de nenhuma falsa
interpretação. Eis porque dentro de algum tempo tereis mais pessoas
sinceramente religiosas e crentes do que as tendes hoje. (São Luís.)(1)
Comentário de Kardec: A Ciência
demonstra a impossibilidade da ressurreição segundo a ideia vulgar. Se os
despojos do corpo humano permanecessem homogêneos, embora dispersados e
reduzidos a pó, ainda se conceberia a sua reunião em determinado tempo; mas as
coisas não se passam assim. O corpo é formado por elementos diversos: oxigênio,
hidrogênio, azoto, carbono etc. Pela decomposição, esses elementos se
dispersam, mas vão servir à formação de novos corpos, e isso de tal maneira que
a mesma molécula, por exemplo, de carbono, entrará na composição de muitos
milhares de corpos diferentes (não falamos senão dos corpos humanos, sem contar
os dos animais). Dessa maneira, um indivíduo pode ter em seu corpo moléculas
que pertenceram aos homens dos primeiros tempos. E essas mesmas moléculas
orgânicas que absorveis dos vossos alimentos provêm talvez do corpo de um
indivíduo que conhecestes, e assim por diante. Sendo a matéria de quantidade
definida e suas transformações em número indefinido, como poderia cada um
desses corpos reconstituir-se com seus mesmos elementos? Há nisso uma
impossibilidade material. Não se pode, portanto, racionalmente, admitir a
ressurreição da carne, senão como um figura simbolizando o fenômeno da
reencarnação. E então nada há que choque a razão, nada que esteja em
contradição com os dados da Ciência.
É verdade que
segundo o dogma essa ressurreição não deve ocorrer senão no fim dos tempos,
enquanto segundo a doutrina espírita ocorre todos os dias. Mas não há também
nesse quadro do julgamento final uma grande e bela figura que oculta, sob o véu
da alegoria, uma dessas verdades imutáveis que os céticos não rejeitarão quando
forem conduzidas à verdadeira significação? Que se medite bem a teoria espírita
sobre o futuro das almas e sobre a sua sorte, em consequência das diferentes
provas que devem sofrer, e se verá que, com exceção da simultaneidade, o
julgamento em que são condenadas ou absolvidas não é uma ficção como pensam os
incrédulos. Consideremos ainda que ela é a consequência natural da pluralidade
dos mundos, hoje perfeitamente admitida, enquanto, segundo a doutrina do
julgamento final, a Terra é considerada como o único mundo habitado.
BIBLIOGRAFIA. O
LIVRO DOS ESPÍRITOS. MATÉRIA DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.
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