O LIVRO DOS ESPÍRITOS.CAP. 4 - PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS.TRANSMIGRAÇÃO
PROGRESSIVA.
Desde o princípio da sua formação o Espírito goza da plenitude de suas
faculdades?
— Não; porque o Espírito, como o homem, tem também a sua infância. Em
sua origem, os Espíritos não têm mais do que uma existência instintiva,
possuindo apenas a consciência de si mesmos e de seus atos. Só pouco a pouco a
inteligência se desenvolve.
Qual é o estado da alma em sua primeira encarnação?
— O estado da infância na vida corpórea. Sua inteligência apenas
desabrocha: ela ensaia para a vida.
As almas dos nossos selvagens estão no estado de infância?
— Infância relativa, pois são almas já desenvolvidas, dotadas de
paixões.
As paixões, então, indicam desenvolvimento?
— Desenvolvimento, sim, mas não perfeição. São um sinal de atividade e
de consciência própria, enquanto na alma primitiva a inteligência e a vida
estão em estado de germes.
Comentário de Kardec: A vida dos Espíritos, no seu conjunto, segue as
mesmas fases da vida corpórea; passa gradativamente do estado de embrião ao de
infância, para chegar, por uma sucessão de períodos, ao estado de adulto, que é
o da perfeição, com a diferença de que nesta não existe o declínio nem a
decrepitude da vida corpórea; que a sua vida, que teve um começo, não terá fim;
que lhe é necessário, do nosso ponto de vista, um tempo imenso para passar da
infância espírita a um desenvolvimento completo, e o seu progresso realizar-se,
não sobre uma esfera apenas, mas através de diversos mundos. A vida do Espírito
constitui-se, assim, de uma série de existências corporais, sendo cada qual uma
oportunidade de progresso, como cada existência corporal se compõe de uma série
de dias, nos quais o homem adquire maior experiência e instrução. Mas, da mesma
maneira que na vida humana há dias infrutíferos, na do Espírito há existências
corpóreas sem proveito, porque ele não soube conduzi-las.
Por uma conduta perfeita podemos vencer já nesta vida todos os graus e
tornar-nos Espírito puro, sem passar pelos intermediários?
— Não, pois o que o homem julga perfeito está longe da perfeição: há
qualidades que ele desconhece e nem pode compreender. Pode ser tão perfeito
quanto a sua natureza eterna o permita, mas esta não é a perfeição absoluta. Da
mesma maneira que uma criança, por mais precoce que seja, deve passar pela
juventude, antes de chegar à maturidade, e um doente deve passar pela
convalescença, antes de recuperar a saúde. Além disso, o Espírito deve
adiantar-se em conhecimento e moralidade, e se ele não progrediu senão num
sentido, é necessário que o faça no outro, para chegar ao alto da escala.
Entretanto, quanto mais o homem se adianta na vida presente, menos longas e
penosas serão as provas seguintes.
O homem pode assegurar-se nesta vida uma existência futura menos cheia
de amarguras?
— Sim, sem dúvida, pode abreviar o caminho e reduzir as dificuldades.
Somente o desleixado fica sempre no mesmo ponto.
Pode um homem descer em suas novas existências, abaixo do que já havia
atingido?
— Em sua posição social, sim como Espírito, não.
A alma de um homem de bem pode animar, noutra encarnação, o corpo de um
celerado?
— Não, pois ela não pode degenerar.
A alma de um homem perverso pode transformar-se na de um homem de bem?
— Sim, se ela se arrepender, e então será uma recompensa.
Comentário de Kardec: A marcha dos Espíritos é progressiva e jamais
retrógrada. Eles se elevam gradualmente na hierarquia, e não descem do plano
atingido. Nas suas diferentes existências corporais podem descer como homens,
mas não como Espíritos. Assim, a alma de um poderoso da Terra pode mais tarde
animar um humilde artesão, e vice-versa. Porque as posições entre os homens são
frequentemente determinadas pelo inverso da elevação dos sentimentos morais. Herodes
era rei, e Jesus carpinteiro.
A possibilidade de melhorar numa outra existência não pode levar certas
pessoas a permanecerem no mau caminho, com o pensamento de que poderão
corrigir-se mais tarde?
— Aquele que assim pensa não acredita em nada, e a ideia de um castigo
eterno não o coibiria mais, porque a sua razão a repele e essa ideia conduz a
incredulidade. Se apenas se houvessem empregado os meios racionais para
orientar os homens, não existiriam tantos céticos. Um Espírito imperfeito pode
pensar como dizes, em sua vida corporal, mas uma vez liberto da matéria pensará
de outra maneira, porque logo perceberá que calculou mal, e é então que trará,
numa nova existência, um sentimento diverso. É assim que se efetiva o
progresso. E eis porque tendes na Terra uns homens mais adiantados que outros.
Uns já têm uma experiência que os outros ainda não tiveram, mas que adquirirão
pouco a pouco. Deles depende impulsionar o próprio progresso ou retardá-lo
indefinidamente.
Comentário de Kardec: O homem que se encontra numa posição má deseja
mudá-la o mais rapidamente possível. Aquele que se persuadiu de que as
tribulações desta vida são a consequência de suas próprias imperfeições
procurará assegurar-se uma nova existência menos penosa. E este pensamento o
desviará mais da senda do mal, que o pensamento do fogo eterno, no qual não
acredita.
Só podendo os Espíritos melhorar-se pelo sofrimento e as tribulações da
existência corporal, segue-se que a vida material seria uma espécie de crivo ou
de depurador, pelo qual devem passar os seres do mundo espírita, para chegarem
a perfeição?
— Sim, é bem isso. Eles melhoram através dessas provas, evitando o mal e
praticando o bem. Mas somente depois de muitas encarnações ou depurações
sucessivas é que atingem, num tempo mais ou menos longo, e segundo os seus
esforços, o alvo para o qual se dirigem.
É o corpo que influi sobre o Espírito, para melhorá-lo, ou o Espírito
que influi sobre o corpo?
— Teu Espírito é tudo; teu corpo é uma veste que apodrece; eis tudo.
Comentário de Kardec: Temos, no suco da vinha, uma imagem material dos
diferentes graus de depuração da alma. Ele contém o licor chamado espírito ou
álcool, mas enfraquecido por grande quantidade de matérias estranhas que lhe
alteram a essência, e não chega à pureza absoluta senão depois de muitas
destilações em cada uma das quais se despoja de alguma impureza. O alambique é
o corpo no qual ele deve entrar para se depurar; as matérias estranhas são como
o períspirito, que se purifica a si mesmo, à medida que o Espírito se aproxima
da perfeição.
BIBLIOGRAFIA. O LIVRO DOS ESPÍRITOS. MATÉRIA DIVULGADA PELO MÉDIUM
GETULIO PACHECO QUADRADO.
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