O LIVRO DOS ESPÍRITOS. CAPÍTULO VI. VIDA ESPÍRITA. ENSAIO TEÓRICO SOBRE
A SENSAÇÃO NOS ESPÍRITOS.
O corpo é o
instrumento da dor; se não é a sua causa primeira, é pelo menos a imediata. A
alma tem a percepção dessa dor: essa percepção é o efeito. A lembrança que dela
conserva pode ser muito penosa mas não pode implicar ação física. Com efeito, o
frio e o calor não podem desorganizar os tecidos da alma; a alma não pode
regelar-se nem queimar. Não vemos, todos os dias, a lembrança ou a preocupação
de um mal físico produzir os seus efeitos? E até mesmo ocasionar a morte? Todos
sabem que as pessoas que sofreram amputações sentem dor no membro que não mais
existe. Seguramente não é esse membro a sede, nem o ponto de partida da dor: o
cérebro conservou a impressão, eis tudo. Podemos portanto supor que há qualquer
coisa de semelhante nos sofrimentos dos Espíritos depois da morte. Um estudo
mais aprofundado do perispírito, que desempenha papel tão importante em todos
os fenômenos espíritas, nas aparições vaporosas ou tangíveis, no estado do
Espírito no momento da morte, na ideia tão frequente de que ainda está vivo, na
situação surpreendente dos suicidas, dos supliciados, dos que se absorveram nos
prazeres materiais, e tantos outros fatos, veio lançar luz sobre esta questão,
dando lugar às explicações de que apresentamos em resumo.
O perispírito é o
liame que une o Espírito à matéria do corpo; é tomado do meio ambiente, do
fluido universal; contém ao mesmo tempo eletricidade, fluido magnético, e até
um certo ponto, a própria matéria inerte. Poderíamos dizer que é a
quintessência da matéria. E o princípio da vida orgânica, mas não o da vida
intelectual, porque esta pertence ao Espírito. E também o agente das sensações
externas. No corpo, estas sensações estão localizadas nos órgãos que lhes
servem de canais. Destruído o corpo, as sensações se tornam generalizadas. Eis
porque o Espírito não diz que sofre mais da cabeça que dos pés. E necessário,
aliás, nos precavermos de confundir as sensações do perispírito independente
com as do corpo: não podemos tomar estas últimas senão como termo de
comparação, e não como analogia. Liberto do corpo, o Espírito pode sofrer, mas
esse sofrimento não é o mesmo do corpo; não obstante, não é também um
sofrimento exclusivamente moral, como o remorso, pois ele se queixa de frio e
de calor. Mas não sofre mais no inverno do que no verão: vemo-los passar
através das chamas sem nada experimentar de penoso, o que mostra que a
temperatura não exerce sobre eles nenhuma impressão. A dor que sentem não é dor
física propriamente dita: é um vago sentimento interior, de que o próprio
Espírito nem sempre tem perfeita consciência, porque a dor não está localizada
e não é produzida por agentes exteriores: é, antes, uma lembrança também
penosa. Algumas vezes, há mais que uma lembrança, como veremos.
A experiência nos
ensina que, no momento da morte, o perispírito se desprende mais ou menos
lentamente do corpo. Nos primeiros instantes, o Espírito não compreende a sua
situação; não acredita que morreu; sente-se vivo; vê o seu corpo de lado, sabe
que é o seu e não entende porque está separado. Esse estado dura todo o tempo
em que existir um liame entre o corpo e o perispírito. Um suicida nos dizia:
“Não, eu não estou morto”, e acrescentava: “e entretanto sinto os vermes que me
roem”. Ora, seguramente, os vermes não roíam o perispírito, e menos ainda o
Espírito, mas o corpo. Como a separação do corpo e do perispírito não estava
completa, havia uma espécie de repercussão emocional, que lhe transmitia a
sensação do que se passava no corpo. Repercussão não é bem o termo, pois
poderia dar ideia de um efeito muito material. Era antes a visão do que se
passava no corpo, ao qual o perispírito continuava ligado que produzia essa
ilusão, tomada por real. Assim, não se tratava de uma lembrança, pois durante a
vida ele não fora roído pelos vermes: era uma sensação atual.
Vemos, pois, as
deduções que podemos tirar dos fatos, quando atentamente observados. Durante a
vida; o corpo recebe as impressões exteriores e as transmite ao Espírito por
intermédio do perispírito, que constitui, provavelmente, o que se costuma
chamar de fluido nervoso. O corpo, estando morto, não sente mais nada, porque
não possui Espírito nem perispírito. O Espírito, desligado do corpo,
experimenta a sensação, mas como está não lhe chega por um canal limitado,
torna-se geral. Como o perispírito é apenas um agente de transmissão, pois é o
Espírito que possui a consciência, deduz-se que se pudesse existir perispírito
sem Espírito, ele não sentiria mais do que um corpo morto. Da mesma maneira, se
um Espírito não tivesse perispírito seria inacessível a todas as sensações
penosas: é o que acontece com os Espíritos completamente purificados. Sabemos
que quanto mais o Espírito se purifica, mais eterizada se torna a essência do
perispírito, de maneira que a influência material diminui à medida que o
Espírito progride, ou seja, à medida que o perispírito se torna menos
grosseiro.
Mas, dir-se-á, as
sensações agradáveis são transmitidas ao Espírito pelo perispírito, tanto
quanto as desagradáveis. Ora, se o Espírito puro é inacessível a umas, deve
sê-lo igualmente às outras. Sim, sem dúvida, àquelas que provêm unicamente da
influência da matéria que conhecemos: o som dos nossos instrumentos, o perfume
das nossas flores não lhes produzem nenhuma impressão, e não obstante eles
gozam de sensações íntimas, de um encanto indefinível das quais não podemos
fazer a mínima ideia, porque estamos para elas como os cegos de nascença para a
luz. Sabemos que elas existem, mas de que maneira? Aí se detêm o nosso
conhecimento. Sabemos que o Espírito tem percepção, sensação, audição, visão,
que essas faculdades são atributos de todo o seu ser, e não apenas de certos
órgãos como nos homens. Mas, ainda uma vez, de que forma? Isso é o que não
sabemos. Os próprios Espíritos não podem explicar-nos, porque a nossa linguagem
não foi feita para exprimir ideias que não possuímos, assim como na língua dos
selvagens não há termos para a expressão de nossas artes, nossas ciências e
nossas doutrinas filosóficas.
Ao dizer que os
Espíritos são inacessíveis às impressões da nossa matéria, queremos falar dos
Espíritos mais elevados, cujo envoltório eterizado não encontra termos de
comparação na Terra. Não se dá o mesmo com aquele cujo períspirito é mais
denso, pois ele percebe os nossos sons e sente os nossos odores, mas não por
uma parte determinada do seu organismo, como quando vivo. Poderíamos dizer que
as vibrações moleculares se fazem sentir em todo o seu ser, chegando assim ao
seu sensorium commune, que é o próprio Espírito, mas de maneira diversa,
produzindo talvez uma impressão diferente, que acarreta uma modificação na
percepção. Eles ouvem o som da nossa voz, e no entanto nos compreendem sem
necessidade da palavra, pela simples transmissão do pensamento, o que é
demonstrado pelo fato de ser essa penetração mais fácil para o Espírito
desmaterializado. A faculdade de ver é um atributo essencial da alma, para a
qual não há obscuridade, e apresenta-se mais ampla e penetrante entre os que
estão mais purificados. A alma, ou o Espírito, tem portanto em si mesma a
faculdade de todas as percepções. Na vida corpórea elas são obliteradas pela
grosseria dos nossos órgãos; na vida extracorpórea, libertam-se mais e mais, à
medida que se torna menos denso o envoltório semimaterial.
Tomado do meio
ambiente, esse envoltório varia segundo a natureza dos mundos. Ao passar de um
mundo para outro, os Espíritos mudam de envoltório, como mudamos de roupa ao
passar do inverno ao verão, ou do polo ao equador. Os Espíritos mais elevados,
quando vêm visitar-nos, revestem o períspirito terrestre, e então as suas
percepções se assemelham às dos Espíritos vulgares. Mas todos eles, inferiores
e superiores, só ouvem e sentem o que querem ouvir e sentir. Como não possuem
órgãos sensoriais, podem tornar à vontade as suas percepções ativas ou nulas
havendo apenas uma coisa que são forçados a ouvir: os conselhos dos bons
Espíritos. A vista é sempre ativa, mas eles podem tornar-se invisíveis uns para
os outros. Conforme a classe a que pertençam, podem ocultar-se dos que lhes são
inferiores, mas não dos superiores. Nos primeiros momentos após à morte a vista
do Espírito é sempre turva e confusa, esclarecendo-se na proporção em que ele
se liberta e podendo adquirir a mesma clareza que tinha durante a vida, além da
possibilidade de penetrar nos corpos opacos. Quanto à sua extensão através do
espaço infinito, no passado e no futuro, depende do grau de pureza e elevação
do Espírito.
Toda esta teoria,
dir-se-á, não é muito tranquilizadora. Pensávamos que, uma vez desembaraçados
do nosso envoltório grosseiro, instrumento de nossas dores, não sofreríamos
mais, e nos ensinais que sofreremos ainda, pois podemos ainda sofrer, e muito,
durante longo tempo. Mas podemos também não sofrer mais, desde o instante em
que deixamos esta vida corpórea.
Os sofrimentos
deste mundo às vezes decorrem de nossa própria vontade. Que se remonte à origem
e ver-se-á que a maioria são consequências de causas que poderíamos ter
evitado. Quantos males, quantas enfermidades o homem deve apenas aos seus
excessos, à sua ambição, às suas paixões, enfim? O homem que tivesse vivido sempre
sobriamente, que não houvesse abusado de nada, que tivesse sido sempre de
gostos simples e desejos modestos, se pouparia de muitas tribulações. O mesmo
acontece ao Espírito: os sofrimentos que ele enfrenta são sempre consequência
da maneira por que viveu na Terra. Não terá, sem dúvida, a gota e o reumatismo,
mas terá outros sofrimentos, que não serão menores.
Já vimos que esses
sofrimentos são o resultado dos laços que ainda existem entre o Espírito e a
matéria. Que quanto mais ele estiver desligado da influência da matéria, ou
seja, quanto mais desmaterializado, menos sensações penosas sofrerá. Depende
dele afastar-se dessa influência, desde esta vida, pois tem o livre arbítrio e
por conseguinte a faculdade de escolha entre o fazer e o não fazer. Que dome as
suas paixões animais; que não tenha ódio, nem inveja, nem ciúme, nem orgulho:
que não se deixe dominar pelo egoísmo; que purifique sua alma, pelos bons
sentimentos; que pratique o bem; que não dê às coisas deste mundo senão a
importância que elas merecem; e então, mesmo sob o seu envoltório corpóreo, já
se terá purificado, desprendido da matéria, e quando o deixar, não sofrerá mais
a sua influência. Os sofrimentos físicos por que tiver passado não lhe deixarão
nenhuma lembrança penosa; não lhe restará nenhuma impressão desagradável,
porque estas não afetaram o Espírito, mas apenas o corpo; sentir-se-á feliz por
se ter libertado, e a tranquilidade de sua consciência o afastará de todo
sofrimento moral.
Interpelamos sobre
o assunto milhares de Espíritos, pertencentes a todas as classes sociais, a
todas as posições. Estudamo-los em todos os períodos da vida espírita, desde o
instante em que deixaram o corpo. Seguimo-los passo a passo na vida de
além-túmulo, para observar as modificações que neles se operavam, nas suas
ideias, nas suas sensações. E a esse respeito os homens vulgares não foram os
que nos forneceram menos preciosos elementos de estudo. Vimos sempre que os
sofrimentos estão em relação com a conduta, da qual sofrem as consequências, e
que essa nova existência é uma fonte de felicidade inefável para aqueles que
tomaram o bom caminho. De onde se segue que os que sofrem é porque assim
quiseram e só devem queixar-se de si mesmos, tanto no outro mundo quanto neste.
BIBLIOGRAFIA. O LIVRO DOS ESPÍRITOS.
MATÉRIA DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.
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