O LIVRO DOS ESPÍRITOS.
CAPÍTULO VIII. EMANCIPAÇÃO DA ALMA.ÊXTASE.
Qual a diferença
entre o êxtase e o sonambulismo?
— O êxtase é um sonambulismo mais
apurado; a alma do extático é mais independente.
O Espírito do
extático penetra realmente nos mundos superiores?
— Sim, ele os vê e compreende a
felicidade dos que os habitam; é por isso que desejaria permanecer neles. Mas há
mundos inacessíveis aos Espíritos que não estão bastante depurados.
Quando o extático
exprime o desejo de deixar a Terra, fala sinceramente e não o retém o instinto
de conservação?
— Isso depende do grau de depuração do
Espírito; se ele vê a sua posição futura melhor que a vida presente, faz
esforços para romper os laços que o prendem à Terra.
Se abandonarmos o
extático a si mesmo, sua alma poderá abandonar definitivamente o corpo?
— Sim, ele pode morrer e por isso é
necessário chamá-lo, por meio de tudo o que pode prendê-lo a este mundo e
sobretudo fazendo-lhe entrever que, se quebrasse a cadeia que o retém aqui,
seria esse o verdadeiro meio de não ficar lá, onde vê que seria feliz.
Há coisas que o
extático pretende ver e que são, evidentemente, o produto de uma imaginação
excitada pelas crenças e preconceitos terrenos. Tudo o que ele vê não é então
real?
— O que ele vê é real para ele; mas,
como o seu Espírito está sempre sob a influência das ideias terrenas, ele pode
ver à sua maneira ou, melhor dito, exprimir numa linguagem de acordo com os
seus preconceitos e com as ideias em que foi criado, ou com as vossas, afim de
melhor se fazer compreender. É sobretudo nesse sentido que ele pode errar.
Qual o grau de
confiança que se pode depositar nas revelações dos extáticos?
— O extático pode enganar-se muito frequentemente,
sobretudo quando ele quer penetrar aquilo que deve permanecer um mistério para
o homem, porque então se abandona às suas próprias ideias ou se torna joguete
de Espíritos enganadores que se aproveitam do seu entusiasmo para o fascinar.
Que consequências se
podem tirar dos fenômenos do sonambulismo e do êxtase? Não seriam uma espécie
de iniciação à vida futura?
— Ou, melhor dito, é a vida passada e a
vida futura que o homem entrevê. Que ele estude esses fenômenos e neles
encontrará a solução de mais de um mistério que a sua razão procura inutilmente
penetrar.
Os fenômenos do
sonambulismo e do êxtase poderiam se conciliar com o materialismo?
— Aquele que os estuda de boa-fé e sem prevenções
não pode ser materialista nem ateu.
BIBLIOGRAFIA. O LIVRO DOS ESPÍRITOS. MATÉRIA
DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.
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