segunda-feira, 24 de maio de 2021

A CARIDADE SEGUNDO SÃO PAULO.

 


CAPÍTULO XV. FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.

A CARIDADE SEGUNDO SÃO PAULO.

 

Pois é, o nosso irmão São Paulo na primeira Epistola aos Coríntios, capítulo XIII, v.1 a 7 e 13, deixou dito que se ele falasse as línguas dos seres humanos e dos anjos, e não tivesse caridade, ele seria como o bronze que soa e um cimbalo que retine; -. E se ele tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios, e quanto se pode saber; e ele tivesse toda a fé, até a ponto de transportar montanhas, e não tivesse caridade, não seria nada. E se ele distribuísse todos os seus bens em o sustento dos pobres, e se entregasse o seu corpo para ser queimado, se todavia não tivesse caridade, nada disto me aproveitaria.

Diz também que a caridade é paciente, é benigna; que a caridade não é invejosa, não obra temerária nem precipitadamente, não se ensoberbece, não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Que tudo ela tolera, tudo crê, tudo espera, tudo sofre. Que a caridade nunca jamais há de acabar, ou deixe de ter lugar às profecias, ou venha a cessar as línguas, ou seja abolida da ciência.

Que agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, mas dentre elas, a mais excelente, é a caridade. (Paulo, I Coríntios, XIII: 1-7 e 13).

Com tudo isto, São Paulo compreendeu tão profundamente esta verdade, que diz: “Se eu falar as línguas dos anjos; se tiver o dom de profecia, e penetrar todos os mistérios; se tiver toda a fé possível, a ponto de transportar montanhas, mas não tiver caridade, nada sou. Entre essas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade, a mais excelente é a caridade”. Coloca, assim, sem equívoco, a caridade acima da própria fé. Porque a caridade está ao alcance de todos, do ignorante e do sábio, do rico e do pobre; e porque independe de toda a crença particular.

E faz mais: define a verdadeira caridade; mostra-a, não somente na beneficência, mas no conjunto de todas as qualidades do coração, na bondade e na benevolência para com o próximo.

 

Bibliografia: O Evangelho Segundo o Espiritismo. Mensagem lida e escrita pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

Anúncios

 

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.