terça-feira, 24 de novembro de 2015

PAI

Todos nós tivemos uma experiência com a convivência com o nosso pai, e recordamos com saudades algumas passagens, onde algumas não entendíamos naquela época o porquê de certas coisas. Hoje investido como pai e avô, muita coisa que não admitia e não entendia no passado, hoje tenho as respostas na língua.
No fundo da minha alma, ainda recordo e procuro lembrar mais dos momentos felizes em que passamos juntos, e posso dizer que foi uma grande experiência que tive e valia.
As boas procuro me espelhar, e as ruins não copiar em nada e sim fazer ao contrário.
Meu pai para mim foi o exemplo de honestidade e de outras grandes virtudes, pois procurava jogar limpo, e ser uma pessoa justa.
Ele era do exercito Brasileiro e exercia a patente de Capitão do exercito, e como tinha na sua responsabilidade dez filhos, seis homens e quatro mulheres, onde cada um tinha a sua personalidade e seus jeitos, acho que não era fácil dirigir uma família grande.
 Às vezes tinha que ser áspero em alguns detalhes, pois as coisas às vezes tendia para o lado duro de se roer.
Mas acho que para mim foi uma grande escola e de um grande professor, onde ele impunha a moral dentro de casa e minha mãe o amor.
Recordo quando ele retornava do exercito a pé, e eu procurava recebê-lo no portão da nossa casa com muita alegria e prazer. Logo após eu ia sentar no seu colo, e ele me dizia mexendo no meu nariz, lico licote nariz de pilote. Claro que me lembro das suas broncas quando aprontava as minhas malandragens, principalmente quando trazia o meu boletim para ele assinar, e o seu incentivo quando acertava as coisas.
Para mim nunca faltou nada, embora numa família grande as coisas às vezes apertam. Ele foi também aquele que me deu a iniciação da religião Espírita e hoje sinto ser ele um dos meus Mentores Espirituais, que me inspiram a escrever e outros.
Na acústica da minha alma, quando estou escrevendo ainda pressinto a sua presença.
Recordo alguns passeios onde era duro sair com ele, pois a cada passo tínhamos que parar para cumprimentar os seus amigos que eram muitos, pois escrevia nos jornais e fala na radio, onde divulgava a nossa religião.
Quando da nossa adolescência, quantos cuidados ele dispensava, queria saber quem eram os meus companheiros, com quem sai, onde estive. Deixava a gente ir ao baile e queria que estivéssemos dez horas em casa, quando o baile estava começando, e quantos subterfúgios tinha que fazer como enrolar uma coberta e cobrir na minha cama para ele pensar que eu estava dormindo. E para entrar em casa, tinha que ter a colaboração de meus irmãos para jogar a chave para mim. Meio dia era a hora de almoçarmos e se chegasse tarde, a mãe tinha que dar um jeito. Seis horas da manhã sem exceção tínhamos que estar em pé e com a cama arrumada, se não a radio relógio do Rio de Janeiro tomava conta de tudo. Que saudades meus irmãos.
Hoje como eu disse, tenho dois filhos que não me incomodam, e o que foi de bom que eu aprendi passo para eles, daquele que se foi há muitos anos.
Hoje olho meus netos, meus filhos adultos, e lembro que talvez não seja um grande pai ou avô, mas como ele disse, procuro ser o melhor amando-os com o meu jeito.
Por isso hoje escrevo, onde um dos meus irmãos diz que não temos vez nem no dia dos pais, pois é um mês frio, mês de cachorro louco, mas o que fazer, temos que dar a volta por cima disto tudo.
É por isso que vem a minha gratidão que cresce no meu peito, e explode de tanta satisfação e afeto que tenho por ele. Ele vive hoje no meu pedestal, é meu herói o meu bandido. Me sinto uma criança outra vez, abraçado a ele e que me embalou em seus braços fortes com a mesma canção de ninar cheia de amor.
Para vocês crianças amem seus pais, e procurem colaborar com eles, facilitando as suas tarefas, não só no dia dedicado a nós, diga que nos ama.
Olha tudo o que nos procuramos fazer, sei que não é tudo, mas é feito com amor e carinho, sempre voltado para o melhor, porque as vezes nem tudo depende de nós.
Eis porque amigos a infância tem um caráter primordial em nossas vidas, porque é nesse período de repouso para o nosso Espírito, que nos preparamos para o futuro e para as lutas do mundo. Amem seus pais, pois quando forem adultos vão ver a que as coisas são diferentes daquilo que pensamos.



Mensagem baseada na  mensagem escrita pelo momento Espirita, e reescrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
Meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

 Curitiba. PR. Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.