O LIVRO DOS ESPÍRITOS.CAPÍTULO II. ELEMENTOS GERIS DO UNIVERSO. ESPÍRITO
E MATÉRIA.
21. A matéria
existe desde toda a eternidade, como Deus, ou foi criada por ele num certo
momento?
— Só Deus o sabe.
Há, entretanto, uma coisa que a vossa razão vos deve indicar: é que Deus,
modelo de amor e de caridade, jamais esteve inativo.
Qualquer que seja a
distância a que possais imaginar o início da sua ação, podereis compreendê-lo
um segundo na ociosidade?
22. Define-se
geralmente a matéria como aquilo que tem extensão, pode impressionar os
sentidos e é impenetrável. Essa definição é exata?
— Do vosso ponto de
vista, sim, porque só falais daquilo que conheceis. Mas a matéria existe em
estados que não percebeis. Ela pode ser, por exemplo tão etérea e sutil que não
produza nenhuma impressão nos vossos sentidos: entretanto, será sempre matéria,
embora não o seja para vós.
22-a. Que definição
podeis dar da matéria?
— A matéria é o
liame que escraviza o espírito; é o instrumento que ele usa, e sobre o qual, ao
mesmo tempo, exerce a sua ação.
Comentário de
Kardec: De acordo com isto, pode-se dizer que a matéria é o agente, o
intermediário com a ajuda do qual e sobre o qual o espírito atua.
23. Que é espírito?
— O princípio
inteligente do universo.
23–a. Qual é a sua
natureza íntima?
— Não é fácil
analisar o espírito na vossa linguagem. Para vós, ele não é nada, porque não é
coisa palpável; mas. para nós, é alguma coisa. Ficai sabendo: nenhuma coisa é o
nada e o nada não existe.
24. Espírito é
sinônimo de inteligência?
— A inteligência é
um atributo essencial do espírito; mas um e outro se confundem num princípio
comum, de maneira que, para vós, são uma e a mesma coisa.
25. O espírito é
independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as
cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar?
— São distintos,
mas é necessária a união do espírito e da matéria para dar inteligência a esta.
25–a. Esta união é
igualmente necessária para a manifestação do espírito. (Por espírito entendemos
aqui o princípio da inteligência, abstração feita das individualidades
designadas por esse nome.)
— É necessária para
vós porque não estais organizados para perceber o espírito sem a matéria;
vossos sentidos não foram feitos para isso.
26. Pode-se
conhecer o espírito sem a matéria e a matéria sem o espírito?
— Pode-se, sem
dúvida, pelo pensamento.
27. Haveria, assim,
dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito?
— Sim e acima de
ambos, Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Essas três coisas são o
princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas ao elemento material
é necessário ajuntara fluido universal, que exerce o papel de intermediário
entre o espírito e a matéria propriamente dita, demasiado grosseira para que o
espírito possa exercer alguma ação sobre ela Embora, de certo ponto de vista,
se pudesse considerá-lo como elemento material, ele se distingue por
propriedades especiais. Se fosse simplesmente matéria não haveria razão para
que o espírito não o fosse também. Ele está colocado entre o espírito e a
matéria; é fluido, como a matéria e matéria; suscetível em suas inumeráveis
combinações com esta, e sob a ação do espírito de produzir infinita variedade
de coisas, das quais não conheceis mais do que uma ínfima parte. Esse fluido
universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o espírito se
serve, é o princípio sem o qual a matéria permaneceria em perpétuo estado de dispersão,
e não adquiriria Jamais as propriedades que a gravidade lhe dá.
27–a. Seria esse
fluido o que designamos por eletricidade?
— Dissemos que ele
é suscetível de inumeráveis combinações. O que chamais fluido elétrico, fluido
magnético, são modificações do fluido universal, que é, propriamente falando,
uma matéria mais perfeita, mais sutil, que se pode considerar como
independente.
28. Sendo o
espírito, em si mesmo, alguma coisa, não seria mais exato, e menos sujeito a
confusões, designar esses dois elementos gerais pelas expressões: matéria
inerte e matéria inteligente?
As palavras pouco
nos importam. Cabe a vós formular a vossa linguagem, de maneira a vos
entenderdes. Vossas disputas provêm, quase sempre, de não vos entenderdes sobre
as palavras. Porque a vossa linguagem é incompleta para as cosias que não vos
tocam os sentidos.
Comentário de
Kardec: Um fato patente domina todas as hipóteses: vemos matéria sem
inteligência e um princípio inteligente independente da matéria. A origem e a
conexão dessas duas coisas nos são desconhecidas. Que elas tenham ou não uma
fonte comum e os pontos de contato necessários; que a inteligência tenha
existência própria, ou que seja uma propriedade, um efeito; que seja, mesmo,
segundo a opinião de alguns, uma emanação da Divindade, — é o que ignoramos.
Elas nos aparecem distintas, e é por isso que a consideramos formando dois
princípios constituintes do Universo. Vemos, acima de tudo isso, uma
inteligência que domina todas as outras, que as governa, que delas se distingue
por atributos essenciais: é a esta inteligência suprema que chamamos Deus.
BBLIOGRAFIA. O
LIVRO DOS ESPÍRITOS.MATÉRIA DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.
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