O Livro dos Espíritos.CAPÍTULO III.LEI DO TRABALHO.LIMITE
DO TRABALHO. REPOUSO.
682. Sendo o repouso uma necessidade
após o trabalho, não é uma lei da natureza?
— Sem dúvida o
repouso serve para reparar as forças do corpo. É também necessário para deixar
um pouco mais de liberdade à inteligência, que deve elevar-se acima da matéria.
683. Qual é o limite do trabalho?
— O limite das
forças; não obstante, Deus dá liberdade ao homem.
684. Que pensar dos que abusam da
autoridade para impor aos seus inferiores um excesso de trabalho?
— É uma das piores
ações. Todo homem que tem o poder de dirigir é responsável pelo excesso de
trabalho que impõe aos seus inferiores, porque transgride a lei de Deus.
(Ver item 273).
685. O homem tem direito ao repouso
na sua velhice?
— Sim, pois não
está obrigado a nada, senão na proporção de suas forças.
685 – a) Mas o que fará o velho que
precisa trabalhar para viver e não pode?
— O forte deve
trabalhar para o fraco: na falta da família, a sociedade deve ampará-lo: é a
lei da caridade.
Comentário de Kardec: Não basta
dizer ao homem que ele deve trabalhar, é necessário também que o que vive do
seu trabalho encontre ocupação, e isso nem sempre acontece. Quando a falta de
trabalho se generaliza, toma as proporções de um flagelo, como a escassez. A
ciência econômica procura o remédio no equilíbrio entre a produção e o consumo,
mas esse equilíbrio, supondo-se que seja possível, sofrerá sempre
intermitências e durante essas fases o trabalhador tem necessidade de viver. Há
um elemento que não se ponderou bastante, e sem o qual a ciência econômica não
passa de teoria: a educação. Não a educação intelectual, mas a moral, e nem
ainda a educação moral pelos livros, mas a que consiste na arte de formar
caracteres, aquela que cria os hábitos, porque educação é o conjunto de hábitos
adquiridos.
Quando se pensa na massa de
indivíduos diariamente lançados na corrente da população, sem princípios, sem
freios, entregues aos próprios instintos, deve-se admirar das consequências
desastrosas desse fato? Quando essa arte for conhecida, compreendida e
praticada, o homem seguirá no mundo os hábitos de ordem e previdência para si
mesmo e para os seus, de respeito pelo que é respeitável, hábitos que lhe
permitirão atravessar de maneira menos penosa os maus dias inevitáveis. A
desordem e a imprevidência são duas chagas que somente uma educação bem
compreendida pode curar. Nisso está o ponto de partida, o elemento real do bem-
estar, a garantia da segurança de todos(1).
(1) A concepção
espírita do trabalho como lei natural, determinante ao mesmo tempo da evolução
do homem e da Natureza, coincide com o princípio marxista segundo o qual, nas
próprias palavras de Marx: “Agindo sobre a natureza, que está fora dele, e
transformando-a por meio da ação, o homem se transforma também a si mesmo”.
Vemos, no item 676, que “sem o trabalho o homem permaneceria na infância
intelectual”. O Espiritismo não encara, pois, o trabalho como “uma condenação”,
segundo dizem alguns marxistas, mas como uma necessidade da evolução humana e
da evolução terrena. Trabalhar não é sofrer, mas progredir, desenvolver-se,
conquistar a felicidade. A diferença está em que para os marxistas a felicidade
se encontra nos produtos materiais do trabalho na Terra, enquanto para os
espíritas, além dos proventos imediatos na Terra, o trabalho proporciona também
os da evolução espiritual. Por isso não basta dar trabalho ao homem, sendo
também necessário dar-lhe educação moral, ou seja, orientação espiritual para
que ele possa tirar do trabalho todos os proventos que este lhe pode dar. Um
mundo socialista, de trabalho e abundância para todos, mas sem perspectivas
espirituais, seria tão vazio e aborrecido como um mundo espiritual de
ociosidade, segundo o prometido pelas religiões. O paraíso terrestre do
marxismo equivaleria ao paraíso celeste dos beatos. O Espiritismo não aceita um
extremo nem outro, colocando as coisas em seu devido lugar.
BIBLIOGRAFIA. O LIVRO DOS ESPÍRITOS.
MATÉRIA DIVULGADA PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.
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