segunda-feira, 16 de outubro de 2017

A ALMA

O LIVRO DOS ESPÍRITOS. PARTE SEGUNDA. MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS.  CAPÍTULO II.
ENCARNAÇÕES DOS ESPÍRITOS. A ALMA.

A alma é um Espírito encarnado, e antes de unir-se ao corpo era um Espírito.
As almas e os Espíritos são, portanto, uma e a mesma coisa.
As almas não são mais que Espíritos. Antes de ligar-se ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, e depois reveste temporariamente um invólucro carnal, para se purificar e esclarecer.
No ser humano além da alma e do corpo, existe o liame que une a alma e o corpo.
A natureza desse liame é semimaterial; quer dizer, um meio-termo entre a natureza do Espírito e a do corpo. E isso é necessário, para que eles possam comunicar-se. E por meio desse liame que o Espírito age sobre a matéria, e vice-versa.
Comentário de Kardec: O ser humano é, assim, formado de três partes essenciais:
1° O corpo, ou ser material, semelhante aos dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;
2° A alma. Espírito encarnado, do qual o corpo é a habitação;
3° O perispírito. princípio intermediário, substância semimaterial, que serve de primeiro envoltório ao Espírito e une a alma ao corpo. Tai são num fruto, a semente, a polpa e a casca.
O corpo não é mais que o envoltório do Espírito.
O corpo pode existir sem a alma; e não obstante, desde que o corpo deixa de viver, a alma o abandona. Antes do nascimento não há uma união decisiva entre a alma e o corpo, ao passo que, após o estabelecimento dessa união, a morte do corpo rompe os liames que a unem a ele, e a alma o deixa. A vida orgânica pode animar um corpo sem alma, mas a alma não pode habitar um corpo sem vida orgânica.
O nosso corpo, se não tivesse alma, seria uma massa de carne sem inteligência; tudo o que quisermos, menos um ser humano.
O mesmo Espírito não pode encarnar-se de uma vez em dois corpos diferentes.
O Espírito é indivisível e não pode animar simultaneamente duas criaturas diferentes.
A opinião dos que consideram a alma como o princípio da vida material, não passa de simples questão de palavras, com a qual nada temos. Comecemos por nos entendermos.
Alguns Espíritos, e antes deles alguns filósofos, assim definiram a alma: Uma centelha anímica emanada do Grande Todo. Quanto a contradição não existe: tudo depende da significação das palavras.
Comentário de Kardec: A palavra alma é empregada para exprimir as coisas mais diferentes. Uns chamam alma ao principio da vida, e nessa acepção é exato dizer figuradamente, que a alma é uma centelha anímica emanada do Grande Todo. Essas últimas palavras se referem à fonte universal do principio vital, em que cada ser absorve uma porção, que devolve ao todo após a morte. Esta ideia não exclui absolutamente a de um ser moral, distinto, independente da matéria, e que conserva a sua individualidade. É a este ser que se chama igualmente alma. E nesta acepção pode dizer-se que a alma é um Espírito encarnado. Dando da alma diferentes definições, os Espíritos falaram segundo as aplicações que faziam da palavra e segundo as ideias terrestres de que estavam ainda mais ou menos imbuídos. Isso decorre da insuficiência da linguagem humana, que não tem um termo para cada ideia, o que acarreta uma multidão de mal-entendidos e discussões. Eis porque os Espíritos superiores dizem que devemos primeiro, nos entendermos quanto às palavras(1).
O pensamento da teoria da alma subdividida em tantas partes quantos são os músculos, presidindo cada uma às diferentes funções do corpo, podemos dizer que isso também depende do sentido que se atribui à palavra alma. Se por ela se entende o fluido vital, está certo; se entende o Espírito encarnado, está errado. Já foi dito que o Espírito é indivisível: ele transmite o movimento aos órgãos através do fluido intermediário, sem por isso se dividir.
Quanto aos Espíritos que deram esta definição, podemos dizer tratar-se de Espíritos ignorantes que podem tomar o efeito pela causa.
Comentário de Kardec: A alma age por meio dos órgãos, e estes são animados pelo fluido vital que se  reparte entre eles, e com mais abundância nos que são os centros ou focos de movimento. Mas essa explicação não pode aplicar-se à alma como sendo o Espírito que habita o corpo durante a vida e o deixa com a morte.
A alma não está encerrada no corpo como o pássaro numa gaiola. Ela irradia e se manifesta no exterior, como a luz através de um globo de vidro ou como o som ao redor de um centro sonoro. É por isso que se pode dizer que ela é exterior, mas não como um envoltório do corpo. A alma tem dois envoltórios: um sutil e leve, o primeiro, que chamamos perispírito; o outro, grosseiro, material e pesado, que é o corpo. A alma é o centro desses envoltórios.
Dessa outra teoria, segundo a qual na criança, a alma vai se completando a cada período da vida, podemos dizer que o Espírito é apenas um: inteiro na criança, como no adulto; são os órgãos, instrumentos de manifestação da alma, que se desenvolvem e se completam. Isto é ainda tomar o efeito pela causa.
Os Espíritos não definem a alma da mesma maneira, porque os Espíritos não são todos igualmente esclarecidos sobre essas questões. Há Espíritos ainda limitados, que não compreendem as coisas abstraías, como as crianças entre nós. Há também Espíritos pseudossábios, que para se imporem, como acontece ainda entre nós, fazem rodeios de palavras. Além disso, mesmo os Espíritos esclarecidos podem exprimir-se em termos diferentes, que no fundo têm o mesmo valor, sobretudo quando se trata de coisas que a nossa linguagem é incapaz de esclarecer.
Se deve entender por alma do mundo o princípio universal da vida e da inteligência de que nascem as individualidades. Mas os que se servem dessa expressão, frequentemente, não se entendem. A palavra alma tem aplicação tão elástica que cada um a interpreta de acordo com as suas fantasias. Tem-se, às vezes, atribuído uma alma a Terra, e por ela é necessário entender o conjunto dos Espíritos abnegados que dirigem as nossas ações no bom sentido, quando os escutemos, e que são de certa maneira os lugares-tenentes de Deus junto ao nosso globo.
Tantos filósofos antigos e modernos têm longamente discutido sobre a Ciência psicológica, sem chegar à verdade, por que esses seres humanos eram os precursores da doutrina espírita eterna, e prepararam o caminho. Eram seres e puderam enganar-se, porque tomaram pela luz as suas próprias ideias; mas os seus mesmos erros, através dos prós e contras de suas doutrinas, servem para evidenciar a verdade. Aliás, entre esses erros se encontram grandes verdades, que um estudo comparativo nos fará compreender.
A alma não tem no corpo, uma sede determinada e circunscrita. Mas ela se situa mais particularmente na cabeça, entre os grandes gênios e todos aqueles que usam bastante o pensamento, e no coração dos que sentem bastante, dedicando todas as suas ações à Humanidade.
A opinião dos que situam a alma num centro vital, é que o Espírito se encontra de preferência nessa parte do nosso organismo, que é o ponto a que se dirigem todas as sensações. Os que a situam naquilo que consideram como centro da vitalidade, a confundem com fluído ou princípio vital. Não obstante, pode dizer-se que a sede da alma se encontra mais particularmente nos órgãos que servem para as manifestações intelectuais e morais.

BIBLIOGRAFIA: O LIVRO DOS ESPÍRITOS.



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