O LIVRO DOS ESPÍRITOS. LIVRO
I.CAPÍTULO I.DEUS. ATRIBUTOS DA DIVINDADE.
O ser
humano não pode compreender a natureza íntima de Deus por faltar para isto, um
sentido.
Será permitido
ao ser humano compreender o mistério da Divindade, quando o seu espírito não
estiver mais obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, tiver se
aproximado dela, então a verá e compreenderá.
Comentário de Kardec: A inferioridade das faculdades do homem
não lhe permite compreender a natureza intima de Deus. Na infância da
Humanidade, o homem o confunde muitas vezes com a criatura, cujas imperfeições
lhe atribui; mas, á medida que o seu senso moral se desenvolve, seu pensamento
penetra melhor o fundo das coisas e ele faz então, a seu respeito, uma ideia
mais justa e mais conforme com a boa razão embora sempre incompleta.
Se não
podemos compreender a natureza íntima de Deus, podemos ter uma ideia de algumas
de suas perfeições.
O ser se compreende melhor, à medida
que se eleva sobre a matéria; ele as entrevê pelo pensamento.
Do nosso
ponto de vista quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial,
único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom, não temos uma ideia completa
de seus atributos.
Porque acreditamos abranger tudo,
mas fiquemos sabendo que há coisas acima da inteligência do ser humano
mais inteligente, e para as quais a sua linguagem é limitada às suas ideias
e às sensações, não dispõe de expressões. A razão nos diz que Deus deve ter
essas perfeições em grau supremo, pois, se tivesse uma de menos, ou que
não fosse em grau infinito, não seria superior a tudo, e, por conseguinte,
não seria Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus não deve estar
sujeito a vicissitudes e não pode ter nenhuma das imperfeições que a
imaginação é capaz de conceber.
Comentário de Kardec: Deus
é ETERNO. Se ele tivesse tido um começo, teria saído do nada, ou
então, teria sido criado por um ser anterior. É assim que, pouco a pouco,
remontamos ao infinito e à eternidade.
É IMUTÁVEL. Se
ele estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo não teriam
nenhuma estabilidade.
É IMATERIAL. Quer
dizer, sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria, pois de outra forma
ele não seria imutável, estando sujeito às transformações da matéria.
É ÚNICO. Se
houvesse muitos Deuses, não haveria unidade de vistas nem de poder na
organização do Universo.
É
TODO-PODEROSO. Porque é único. Se não tivesse o poder soberano,
haveria alguma coisa mais poderosa ou tão poderosa quanto ele, que assim não
teria feito todas as coisas. E aquelas que ele não tivesse feito seriam obras
de um outro Deus.
É SOBERANAMENTE JUSTO E BOM. A
sabedoria providencial das leis divinas se revela nas menores como nas maiores
coisas, e esta sabedoria não nos permite duvidar da sua justiça, nem da sua
bondade.
MENSAGEM DIVULGADA
PELO MÉDIUM GETULIO PACHECO QUADRADO.
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