O LIVRO DOS
ESPÍRITOS- PARTE PRIMEIRA. DAS CAUSAS PRIMÁRIAS. CAPÍTULO I-DE DEUS-
DEUS E O
INFINITO
Vem a ser a
inteligência e a causa primária de todas as coisas, pois antes das coisas
existirem Ele já existia, pois foi Ele que as criou.
Deus é o responsável
pelo universo, sendo a força mais poderosa, pois Ele vem a ser o amor, o
carinho e a bondade, sendo tudo em nossas vidas. Sem Ele somos um barco sem
leme, pois aonde o vento soprar iremos para qualquer lado. É um paizão que não
nos abandona nunca e sim nós que às vezes na abastança o esquecemos, e pelo
nosso livre arbítrio Ele deixa para ver até onde vamos.
Deus tem
alguns que o confundem como sendo o infinito, mais não o é, porque foi Ele que
criou tudo, inclusive este que age dentro das suas leis. Para podermos definir
o que esta acima da nossa linguagem, Deus é o infinito em suas perfeições, mas
o infinito vem a ser uma abstração.
Infinito
seria aquilo que não tem começo e fim, como o desconhecido.
A prova maior
que Ele existe esta em tudo o que foi criado por Ele, e que o homem não
consegue criar. Na vida não existe um efeito sem uma causa, ou vice versa. É só
procurarmos a causa de tudo o que é belo, cuja criação só pode ser de um Ser
Supremo. Basta que procuremos à causa de tudo, e a nossa razão nos responderá.
Se o universo existe é porque existe uma causa. Negar a sua existência seria
acreditar que nada pode fazer alguma coisa.
Podemos tirar
do sentimento instintivo do homem sobre a existência de Deus, no que nos rodeia
como o ar, o sol, a chuva, o tato, o amor, o carinho e a bondade, que nos da à
certeza de que realmente Ele existe, pois tudo tem que ter a sua base. É ainda
uma conseqüência do principio de que não há efeito sem uma causa.
O sentimento
íntimo que temos da existência Dele não seria fruto de nossa educação, e nem do
resultado de idéias adquiridas, pois se este sentimento fosse assim, não seria
absorvido pelos nossos selvagens. Se o sentimento por Ele nascesse somente de
um ensino, não seria universal.
Antes de
acharmos nas propriedades íntimas da matéria a causa primária da formação das
coisas, temos primeiro que lembrar que alguém criou a matéria. Donde ela vem, e
qual seria a causa dessas propriedades. Tem que haver uma causa primária, que
só pode ser Suprema. Tudo começa por lá e vem para cá.
Que devemos
pensar da opinião dos que atribuem a formação primária a uma combinação
fortuita da matéria, ou, por outra causa ao acaso, outro absurdo que o bom
senso pode considerar o acaso um ser inteligente se este é considerado nada.
Para se ter
uma base, existe harmonia no universo, que patenteia combinações e desígnios
determinados, que só pode vir de um Poder Inteligente Deus.
Atribuir a
forma primária ao acaso, é insensato, pois o acaso é cego e não pode produzir
os efeitos que a inteligência produz.
Na causa
primária se revela uma Inteligência Suprema e Superior a todas as inteligências
pela obra que conhecemos o autor. Vejamos a obra e procuremos o Autor. O homem
orgulhoso que não admite que acima de si exista um Poder Maior, ele não
consegue absorver na sua mente coisas boas.
Qualquer que
sejam os prodígios que a inteligência humana possa criar, ela própria teria uma
causa, e quanto maior for o que opere, tanto maior a de ser a causa primária. A
Inteligência Superior é a que seria a causa primária de todas as coisas, seja
qual for o nome que lhe derem.
Não podemos
compreender a natureza íntima de Deus, pois somente quando estivermos em
patamar mais elevado, onde teremos que nos despojar de muitas coisas ruins,
como das coisas materiais, dos fluidos grosseiros e dos nossos defeitos, por
certo atingiremos os níveis mais elevados da perfeição. Quando animamos um
corpo físico aqui, estamos em níveis inferiores, que nos dificulta
compreendermos a natureza íntima de Deus. O homem às vezes O Confunde com a
criatura, cujas imperfeições lhe atribuem. Quando evoluirmos o nosso
pensamento, poderemos sim penetrar no âmago das coisas, e aí poderemos fazer
uma idéia mais justa de Divindade.
Embora ainda
não possamos compreender a natureza íntima de Deus, podemos sim formar idéias
de algumas de suas perfeições à medida que o homem se elevar acima da matéria.
Quando
dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente,
soberanamente justo e bom, não temos a idéia completa de seus atributos. Por
mais que vivamos não haveremos de ver tudo, a não ser quando atingirmos o cume
da perfeição. Existem coisas que estão acima da nossa Inteligência. O Pai
Celestial esta acima de tudo, Ele esta isento de qualquer vicissitude, e de
qualquer imperfeição que a imaginação possa conceber.
Tem gente que
acredita que Ele é um ser distinto, ou alguns acreditam ser o resultante de
todas as forças e de todas as inteligências do Universo reunidas. Se fosse
assim, Ele não existiria, pois seria o efeito e não a causa. O Pai do Céu não
pode ser ao mesmo tempo uma e outra coisa. Foi Ele que criou tudo, e estes agem
dentro das Suas leis.
Não podendo
se fazer de Deus, o homem quer ao menos fazer parte Dele.
Quanto ao nosso Deus podemos dizer que Ele é
infinito, não havendo vazio, ou nada em parte alguma, pois o Pai esta em toda a
parte, e tudo é integrante Dele, onde Ele dá a todos os fenômenos da natureza
uma razão de ser inteligente.
O que se pode
opor a este raciocínio?
A razão sendo
um absurdo tem Doutrina que quer fazer de Deus um ser material, que embora
dotado de Suprema Inteligência seria um ponto grande, e o que somos um ponto
pequeno. O Pai Celestial não teria nenhuma estabilidade, achar-se-ia sujeito a
todos os reveses da Humanidade. Faltaria um dos atributos essenciais da Divindade,
o não sujeito a mudanças. Não podemos aliar as propriedades materiais a Deus,
sem que Ele fique rebaixado ante a nossa compreensão. Não sabemos tudo o que
Deus é, mas sabemos que Ele não pode deixar de ser. Eles confundem o Criador
com a criatura, exatamente como faria quem pretendesse que engenhosa máquina
fosse parte integrante do mecanismo que a imaginou. Tem gente ainda que diz
temer a Deus, coisa que no passado havia pessoas que realmente sacrificavam
animais e gentes com medo de reações adversas. Eu já penso de maneira diferente,
eu não o temo, mas procuro plantar boas sementes para poder colher bons frutos
e tê-lo do meu lado.
Deus não
castiga, pois criou a natureza e esta age dentro das leis Dele que são
imutáveis. Tudo funciona dentro da lei das causas e efeitos. Planta-se e
colhemos.
Portanto
irmãos, vamos sempre ter este Paizão junto conosco que não nos abandona nunca,
não devemos esquecer em nossas preces não só de pedir mais de agradecer a Ele
por tudo o que nos oferece. Este mundo é bom e não nos falta nada, mais nós mesmos
dificultamos as coisas. Vamos juntos fazer desse mundo um mundo melhor mais
cheio de paz e amor.
Bibliografia:
O livro dos Espíritos.
Mensagem escrita pelo Médium Getulio Pacheco
Quadrado.
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