sábado, 24 de outubro de 2020

IDÉIAS INATAS.

 


 

 

 

 

O LIVRO DOS ESPÍRITOS. CAPÍTULO IV.

IDEIAS INATAS.

 

O Espírito quando reencarna tem apenas uma vaga lembrança das vitorias e conhecimentos que conseguiu em encarnações passadas, o que lhe dá o que podemos chamar de ideias natas.

Os conhecimentos adquiridos em cada existência não se perdem jamais, pois quando o Espírito se liberta pelo desencarne da matéria ele sempre se recorda no mundo Espiritual. Mais quando encarnado aqui, pode esquecer em parte por um momento, mais a intuição daquilo que lhe fica ajuda no seu adiantamento. Sem isso ele teria sempre que recomeçar, onde a cada nova existência toma como ponto de partida aquele em que se achava anteriormente.

Quanto a ligação da encarnação passada com a atual nem sempre se dá, porque as posições são quase sempre diferentes, sendo que no intervalo de ambas o Espírito pode progredir.

Quando um Espírito reencarna e traz consigo faculdades extraordinárias, como tendo na sua intuição certos conhecimentos, como falando várias línguas, e outras mais, só podemos dizer que são lembranças do passado, progresso anterior da sua alma, mas do qual ele mesmo não tem consciência. Dizemos isso porque em cada encarnação, o Espírito é o mesmo, mais os corpos mudam.

Quando o Espírito reencarna em um novo físico, certas faculdades intelectuais que ele tinha ele deixa de ter, como a arte, isto desde que se tenha desonrado essa faculdade, empregando-a para a maldade. Esta faculdade também pode ficar adormecida durante uma existência, porque o Espírito quer exercer outra atividade, porém mais tarde em outra encarnação pode reaparecer.

Quanto à existência de Deus e a vida futura, o Espírito quando encarnado, ele conserva aqueles conhecimentos quando sabia como Espírito, mais o seu orgulho acaba abafando esse sentimento.

O Espírito encarnado conserva a intuição do seu estado de Espírito, onde tem a consciência instintiva do mundo invisível. Mas quase sempre ela é falseada pelos preceitos, e a ignorância mistura a ela a superstição.

 

 

 

Bibliografia. O Livro dos Espíritos

 

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.