quarta-feira, 4 de novembro de 2020

DESIGUALDADES SOCIAIS.

 


O LIVRO DOS ESPÍRITOS. CAPITULO IX. LEI DE IGUALDADE.

DESIGUALDADES SOCIAIS.

A desigualdade das condições sociais não é uma lei natural, é obra do ser humano e não de Deus.

Essa desigualdade desaparecerá um dia juntamente com a predominância do orgulho e do egoísmo, restando tão somente à desigualdade do mérito. Chegará um dia, em que os membros da grande família dos filhos de Deus não mais se olharão como de sangue mais ou menos puro, pois somente o Espírito é mais puro ou menos puro, e isso não depende da posição social.

Os que abusam da superioridade de sua posição social para oprimir o fraco em seu proveito merecem o anátema; infelizes deles! Serão oprimidos por sua vez e renascerão numa existência em que sofrerão tudo o que fizeram sofrer.

 

PROVAS DA RIQUEZA E DA MISÉRIA.

Para provar a cada um de uma maneira diferente, Deus concedeu a uns a riqueza e o poder e a outros a miséria, onde estas provas são escolhidas pelos próprios Espíritos antes de reencarnarem, e que muitas vezes acabam sucumbindo ao realiza-las.

Entre as duas provas, a da desgraça ou da riqueza, a mais perigosa para o ser humano são as duas. A miséria acaba provocando a lamentação contra a Providência Divina, e a riqueza leva a todos os excessos.

O rico mesmo sofrendo mais tentações, não aproveita deste meio para praticar o bem. Acaba se tornando egoísta, orgulhoso, e insaciável. Suas necessidades acabam aumentando com a fortuna, e acaba julgando não ter o suficiente para si mesmo.

 

COMENTÁRIO DE KARDEC:

A posição elevada no mundo e a autoridade sobre os semelhantes são provas tão grande e arriscada quanto à miséria; porque o ser humano quanto mais for rico e poderoso, mais obrigações ele tem. Maiores são os meios de que dispõe para fazer o bem e o mal. Deus acaba experimentando o pobre pela resignação e o rico pelo uso que faz de seus bens e do seu poder.

A riqueza e o poder acabam despertando todas as paixões que os pendem a matéria e os distanciam da perfeição espiritual. Foi por isso que Jesus disse:- “Em verdade, vos digo: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus”.

BIBLIOGRAFIA: O LIVRO DOS ESPÍRITOS.

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.