CAPÍTULO XXVI, DAR DE GRAÇA O
QUE DE GRAÇA RECEBER.
DOM DE CURAR.
O Irmão Mateus mais uma vez no capítulo X,
versículo 8, comenta as palavras de Jesus quando Ele se dirigiu aos seus
discípulos dizendo:
“Daí de graça o que de graça
recebestes”. E com esta recomendação, prescreveu que ninguém se faça pagar
daquilo que nada pagou. Porque o que eles haviam recebido gratuitamente era a
faculdade de curar os doentes e de expulsar demônios, isto é, os maus
Espíritos. Esse dom que Jesus lhes dera gratuitamente para aliviarem os que
sofriam e sofrem, foi como meio de poderem propagar a fé também; Jesus, pois
lhes recomendava que não fizessem dele objeto de comércio, e nem de
especulação, nem meio de vida.
PRECES PAGAS.
Já São Lucas no capítulo XX,
versículo 45 a 47, São Marcos no capítulo XXII, versículos 38 a 40, e São
Mateus no capítulo XXIII, versículo 14, comentam as palavras de Jesus falado
aos seus discípulos em seguida, e diante de todo o povo que o escutava,
orientando-os para precaverem-se dos escribas que se exibiam a passar com
longas túnicas, e que gostavam de serem saudados nas praças públicas e de
ocuparem nas sinagogas os primeiros lugares nos festins; que a pretexto de
extensas preces, devoravam as casas das viúvas. E falou que essas pessoas
receberão condenação mais rigorosa.
Jesus também informou que a prece vem
a ser ato de caridade. E que é um arroubo do coração cobrar de alguém que lhe
pede para pedir por si. Que cobrar de alguém aquilo que recebe de graça, é
transformar-se em assalariado. E que a prece assim se torna uma fortuna para
quem não pode paga-la. Disto se conclui que, uma das duas: Deus mede ou não as
suas graças pelo número de palavras ou pelo valor pago, se estas forem
necessárias em grande número, porque então dizê-las poucas, ou quase nenhuma
por aquele que não pode pagar com já foi dito. Disto só podemos deduzir ser
falta de caridade, se só uma palavra basta, sem dizê-las em excesso. Então se
pergunta, porque então cobra-la? Só pode ser prevaricação.
Deus não vende os benefícios que
concede, porque aquele que vende não pode garantir a obtenção da dádiva para
aquele que paga.
Ao contrário se a soma não fosse paga
ou não fosse suficiente, será que Deus concederia esta dádiva? O bom sendo nos
diz que jamais. A justiça de Deus existe para todos, pobres e ricos, pois
considera imoral traficar com as graças de um soberano da terra, que não podem
ser comparadas com o do universo. Outra coisa que aquele que paga não pode se
considerar isento de proferi-la, pois não existe a garantia de terceiros que
assim terá a dádiva. E pergunta-se se isto de se pagar a terceiro, não vem a
reduzir a eficácia da prece ao valor de uma moeda em curso?
Bibliografia: O Evangelho Segundo o
Espiritismo. Mensagem lida e divulgada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
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