sábado, 10 de março de 2012


CASAMENTO NO PONTO DE VISTA ESPIRITUAL
Os seres humanos necessitam viver em sociedade para desenvolver-se, e por em prática os ensinamentos adquiridos numa permuta constante de experiências, e isto é feito de uma maneira sociável.
A sociedade como a conhecemos é composta de várias sociedades menores chamada de família. Ela existe é será sadia se existirem famílias sadias, e elas começam pelo casamento.
Vem a ser o resultado do amor entre duas pessoas de sexos diferentes, que se tem por meta o relacionamento sexual e afetivo, geradores de família e do companheirismo.
No princípio da relação o amor paixão é muito forte, e à medida que o tempo passa, vai perdendo a sua força embora permaneça. È quando então nasce o amor companheirismo que vem a ser:
O amor que se alegra com a alegria do outro, aquele que fica feliz com a felicidade do outro.
É quando fazemos o bem sem esperarmos a retribuição.  No futuro, restará apenas o amor companheirismo que se chamará amor Universal.
O casamento representa um alto estagio de evolução do ser, quando se reveste de respeito e consideração pelo cônjuge, firmando-se na fidelidade e nos compromissos da camaradagem.
Para o espiritismo se concretiza pelo compromisso moral dos cônjuges, e é assumido perante o altar da consciência no Templo do Universo. Claro que o casamento no civil é um dever a ser cumprido pelos Espíritas, porque legitima a união perante as leis vigentes, que asseguram aos cônjuges direitos e deveres.
Allam Kardec já compreendia que a família era um importante reduto para o aprimoramento dos seres, pois reúne ali o ambiente propício para o a conchego, refúgio, ensinamentos básicos para a vida e tantos outros...
Na pagina 697 do livro dos Espíritos o Espírito da Verdade questiona:
P- Se esta na lei da natureza ou somente na humana, a indissolubilidade absoluta do casamento?
R- A lei humana é muito contrária à da natureza, pois os homens podem modificá-la quando quiserem, mas a da natureza não. O Espiritismo é contrário as separações, pois devemos lembrar que Jesus disse “Não separeis os homens da terra o que Deus uniu nos Céus”. Deus une as pessoas na forma mais pura, ou seja, pelo sentimento de coração para coração.
A harmonia existe porque aquelas almas se completam. Precisamos entender que para termos a felicidade é preciso que um compreenda o outro. Se quisermos ser bem tratados, devemos tratar o outro da mesma maneira.
Mas no ponto de vista espírita existem diversos tipos de casamento:
Causal. Este tipo de casamento o casal tem conseguido levar uma satisfatória relação conjugal. Outros não se adaptam e não suportando as desavenças, separam-se. Mas estas pessoas que se separam, acabam se reencontrando em outras vidas para uma reconciliação;
Provatório. Já neste tipo, vem a ser o que foi falado acima, são os casais que se separaram e estão juntos novamente para se reconciliarem, para progredirem;
Expiatório. Em vidas anteriores marido e mulher erraram muito, e reencarnam em novo lar, para corrigir erros cometidos. É um casamento de resgate;
Sacrificial.  União de um Espírito evoluído com um não evoluído, com o objetivo de auxiliá-lo a progredir;
Afins.  Espíritos evoluídos, que se amam, possuem corações afetuosos com objetivos supremos, para aliados adiantarem-se espiritualmente.
Deus permite que numa família reencarnem Espíritos de vários graus de evolução, com o duplo fim de servir de prova e para o avanço. Os bons têm campo de trabalho, os ruins melhoram pouco a pouco com os cuidados que recebem.
Um conselho dos nossos Queridos Mentores:
Enquanto marido e mulher não forem curados moralmente, as discórdias conjugais reinarão, e os espíritos trevosos facilmente atuarão com perversidade separando casais, prejudicando os filhos já desorientados e mal educados.
Bibliografia: Internet. Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.
CENTRO PARANANENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS. GRUPO IRMÃO CACIQUE. Trabalhos  às Quintas Feiras, às 14 horas.
Rua. Lamenha Lins, 1.925/1.927.Curitiba.PR

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.