sábado, 10 de março de 2012









ORGULHO

O orgulho induz a pessoa a se julgar mais do que ele é, e não aceita uma comparação que possa rebaixá-lo, se julga acima dos seus, quer em Espírito ou posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo lhe irrita e o aborrece. Se ele não se sentir acima dos seus, isto é, pensar que tem a melhor esposa, a melhor casa, o melhor carro, enfim julgar estar por cima fica infeliz.
Ele tem o amor próprio muito acentuado, contraria-se por pequenos motivos. Reage explosivamente a quaisquer observações ou criticas de outrem em relação ao seu comportamento.

Necessita ser o centro das atenções e fazer prevalecer sempre as suas próprias idéias. Não aceita a possibilidade de seus erros, mantendo-se num estado de consciência fechado ao diálogo construtivo. Menospreza as idéias do próximo.
Ao ser elogiado por qualquer motivo, se enche de uma satisfação presunçosa, como se reafirmando na sua importância pessoal.
Preocupa-se muito com a sua aparência exterior, seus gestos são estudados, da demasiada importância à sua posição social e ao prestígio pessoal.
Acha que todos os seus circundantes, ou seja, familiares e amigos, devem girar em torno de si.
Não admite ser humilhado diante de ninguém, achando essa atitude é um traço de fraqueza e falta de personalidade.
Usa da ironia e do deboche para com o próximo nas ocasiões de contendas.
O orgulho para mim vem a ser uma catarata nos olhos de quem a possui, pois a pessoa vive numa atmosfera ilusória, de destaque social ou intelectual, criando, assim, barreiras densas para penetrar na realidade do seu próprio interior. Na maioria dos casos o orgulho é um mecanismo de defesa para encobrir algum aspecto não aceito de ordem familiar, limitações da sua formação escolar-educacional, ou mesmo o resultado do seu próprio posicionamento diante da sociedade da imagem que escolheu para si mesmo, do papel que deseja desempenhar na vida de “status”.
È preferível nos olhar de frente, corajosamente, e lutar por nossa melhora, não naquilo que a sociedade estabeleceu, dentro dos limites transitórios de bens materiais, mas nas aquisições interiores.
Os tesouros eternos que a “traça não come nem a ferrugem corrói”.

BIBLIOGRAFIA. Internet.
CENTRO PARANENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS. RUA. LAMENHA LINS, 1.925/1.927. CURITIBA. PR
Grupo Irmão Cacique. Trabalhos às 14 horas nas Quintas Feiras.
Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado.

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.