quinta-feira, 29 de março de 2012


O QUE OCASIONA O CIUME

O ciúme vem a ser uma inquietação mental causada por suspeita ou receio de rivalidade nos relacionamentos humanos.
Vem a ser uma espécie de distorção, um exagero, um desequilíbrio de zelo.
Na intimidade deste mal que assola os casais, e que no fundo descobrimos que se trata de medo. Medo de ser dispensado pela pessoa amada com a qual se relaciona. Medo de ser abandonada, rejeitada ou menosprezada, medo de não ser mais importante para aquela pessoa. Medo da solidão.
Dentro da psiquiatria, eles chamam que tal sentimento é totalmente voltado para a pessoa mesma, e que o ciúme não precisa de causas exteriores que se gera em si mesma.
Segundo o Espírito de Joanna de Ângelis, são encontrados principalmente na insegurança psicológica, na baixa estima, no orgulho avassalador que não suporta rivalidades.
Pessoas que enxergam o seu cônjuge como posse, e acaba transmitindo ao outro uma insegurança, dizendo-se vítima, quando é simplesmente escrava de ideias absurdas, fantasias e ilusões criadas pela própria mente, que fomentam as ocorrências imaginárias.
O ciúme vem a ser um sinal de alerta, mostrando que algo que não vai bem, e que precisa ser reparado e repensado, pois com esta atitude podem os que sofrem disso reconquistar a sua alta estima, a da confiança em si mesma, tornando-se menos sensíveis às investidas cruéis desse vicio moral.
O ciúme também atrai a parte negativa, ou seja, a pessoa baixa sua sintonia e abre as portas para as trevas. Não são somente os cônjuges que sofrem e sim a família, os filhos e outros, porque torna o ambiente hostil, pesado, e difícil de viver.
Somente as ações do bem, fazem com que a alma se doe e amplie seu leque de relacionamentos, e também colabora para educar o seu sentimento de posse exagerado e inquieto.
O amor não precisa de sal do ciúme para temperar as relações, pois o sabor de todo relacionamento sadio virá da confiança que pensa no bem do outro.

Bibliografia. Momento Espírita. Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado. Grupo Irmão Cacique, trabalho às Quintas Feiras, às 14 horas.
CENTRO PARANAENSE DE ESTUDOS ESPIRITAS.
Rua. Lamenha Lins, 1.925/1.927. Curitiba. PR
Meu blogger.getuliomomentoespirita,blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.