terça-feira, 27 de março de 2012


O QUE VEM A SER A HUMILDADE NO PONTO DE VISTA ESPIRITA

Muita gente confunde humildade com a pobreza, pois no passado Jesus bem aventurou o pobre dizendo que deles seria o Reino dos Céus. Esta ideia levou muita gente a se dispor dos seus bens materiais, no pressuposto de que, quanto mais miseráveis na Terra mais ricos aportariam nos Céus. Mas quem pode garantir isto, pois existem muitos pobres aprontando por ai, como ricos também. O dinheiro nestes casos é neutro, podendo ser utilizado tanto para o lado do bem, como do amor.
A humildade não pode ser avaliada sob o ponto de vista econômico, e sim pela nossa pequenez diante da humanidade, e a consciência plena de que tudo pertence a Deus. Somente assim poderemos entrar nos Reinos dos Céus, pois somente o homem humilde desfruta de liberdade plena.
Às vezes dentro das nossas aspirações vamos adquirindo bens materiais e mais, que servem como nossas motivações, entretanto às vezes quando nos deixamos levar pela empolgação em demasia nos escravizamos, e nos tornamos orgulhosos. Mas o homem humilde na se deixa levar por estas coisas, sabendo que por mais que consiga ter em bens, tudo isto não passa de um empréstimo de Deus para vivermos aqui, e que amanhã teremos que deixar aqui.
Tem gente que pensa em não ser humilde porque os outros poderão escraviza-lo, principalmente os orgulhosos, porque poderão chama-lo de pobres de Espírito.
Mas pobre de Espírito não quer dizer pequeno de ideias ou uma pessoa de Espírito inferior.
Pobre de Espírito significa ser humilde brando de coração, não se deixando levar pela vaidade facilmente. É um coração que não tem espaço para o egoísmo, nem pelo orgulho e pela vaidade.
Para se ter uma base, é só ver as pessoas que se acham superiores aos outros. São pessoas que acham que Deus deve lhes dar privilégios e condições especiais, e às vezes acham que dando muito dinheiro para as igrejas, ou pagando para fazerem preces por eles, terão um palacete nos Céus.
Esquecem que todos somos filhos do mesmo Pai Celestial, que faz chover e nascer o sol para todos nós.
Pobre de Espírito é aquele que pode olhar para todos como seus irmãos, sendo um homem de bem, respeitando a todos, e vivendo tranquilo.
A pessoa humilde na se considera nem superior e nem inferior a todos, respeita o direito de cada um, e sabe onde termina o seu.
A pessoa humilde na descrimina, nem maltrata, para ele ricos e pobres são todos iguais. A diferença é que cada um esta num estagio da evolução do seu Espírito, uns mais adiantados e outros mais atrasados, e se estão juntos é para que os que estão abaixo evoluam junto com o mais elevado. È por isso que Deus concede que estejamos vivendo entre pessoas de todas as qualidades, como ladrões, assassinos e outros, é para ver se estes evoluem.
O verdadeiro homem humilde não se orgulha dos seus bens materiais, de suas roupas, dos seus carros, da sua fortuna, porque sabe que tudo é transitório.
Os que se orgulham dos seus bens, devem saber que até o seu corpo físico terão que deixar aqui, imagine o resto.
Por isso devemos saber que vale a pena em qualquer situação, oferecer o melhor de si a todos indiscriminadamente.
O homem humilde é o mesmo em todas as ocasiões, se esta em situação desfavorável, conserva-se tranquilo e não se sente inferiorizado, pois sabe que amanhã será um novo dia. Se vive em condições confortáveis, busca vivenciar a solidariedade, a alegria, o bom humor e a tolerância. Sendo assim que podemos construir um futuro de alegria e realizações.

Bibliografia: Internet, Momento Espírita. Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado, membro do Grupo Espírita Irmão Cacique, cujo trabalho se desenrola as Quintas Feiras, às 14 horas, junto ao Centro Paranaense de Estudos Espíritas.
Rua. Lamenha Lins, 1.925. Curitiba. PR
Conheça meu blogger: getuliomomentoespirita.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

ESTAMOS DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA.